Entra ano e sai ano e o Kia Bongo segue com um dos utilitários mais vendidos do segmento, isso se deve aos seus ponto fortes, que vão desde o fato de ser livre para circular nos grande centros urbanos do país, ele é considerado um VUC (Veículo Urbano de Carga), até o preço mais baixo em relação aos rivais. Atualmente em sua linha 2019, ele sai por R$ 78,990, praticamente o mesmo valor pedido pelas versões mais caras das picapes Fiat Strada e VW Saveiro.
O Bongo K2500 possui tração tração traseira e capacidade de carga no chassi de 1.812 kg, ou 1.530 kg contando com o peso da carroceria. Além disso para o dirigi-lo basta ter habilitação comum, categoria B, ou seja, a mesma de carros de passeio. No linha 2019, o Kia Bongo é oferecido em versão única, disponível na configuração chassi cabine simples. Ele mede 4.82 m de comprimento, tendo 1.74 m de largura e 1.99 m de altura, sua distância entre-eixos é de 2.41 metros, enquanto o PBT 3.392 kg, a capacidade máxima de tração CMT, é de 3.892 kg.
Índice desta matéria
Atualmente o Kia Bongo é impulsionado por motor 2.5L turbodiesel, quatro cilindros, DOCH, 16 válvulas, capaz de entregar 130 CV de potência a 3800 rpm e um torque de 26 kgfm a 1500 rpm, vindo sempre com câmbio manual de seis velocidades. O tanque de combustível do Kia Bongo tem capacidade para 60 litros.
Entre os equipamentos de série do Kia Bongo K2500 2019, estão airbag duplo frontal, freios a disco ventilados na dianteira e a tambor na traseira com ABS e EBD, chave do tipo canivete com controle remoto para abertura e travamento das portas a distância, vidros com comandos elétricos nas portas e direção hidráulico, descansa braço central rebatível com porta prancheta e porta copos, preparação para som com 2 alto-falantes nas portas, fiação e antena, painel com conta-giros e relógio digital, limpadores do para-brisa com acionamento intermitente de frequencial variável, além de ventilação forçada na cabine com 4 velocidades e ar-quente.
A cabine do Kia Bongo é bem acabada, o painel possui plásticos de boa qualidade e apliques na cor cinza, o assoalho é todo revestido em carpete, e os bancos são forrados em vinil, há vários porta-objetos e porta-garrafas nas portas e no console central.
De acordo com dados de fábrica a velocidade máxima do Kia Bongo fica em 150 km/h, enquanto o consumo médio fica em 8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, claro isso sem considerar o implemento (carroceria, baú etc), e o peso da carga.
Além de ser um VUC, e pode ser dirigidos por pessoas com carteira do tipo B, a baixa desvalorização do Kia Bongo também é um dos pontos fortes do modelo, segundo a tabela Quatro Rodas, ele é o segundo utilitário que menos se desvaloriza do mercado brasileiro, sua depreciação fica em torno de 15 % no primeiro ano, isso também é explicado por o modelo estar há muito tempo no mercado e sofrer poucas mudanças, o que valoriza sua revenda.
No geral os pontos fortes do Bongo são o preço mais baixo em relação aos rivais, a excelente dirigibilidade parecida com a de um carro de passeio, além do baixo custo de manutenção e baixa desvalorização. Já os pontos negativos ficam por conta da menor capacidade de carga e da cabine menos moderna e equipada, em relação a rivais maiores como Renault Master, Mercedes Sprinter, Fiat Ducato e Iveco Daily.
O fato da menor capacidade de carga pode limitar a utilização de carrocerias maiores no Bongo, como em serviços que exijam a instalação de um baú com mais de 3.00 metros de comprimento, 1.80 m de largura e 2.00 metros de altura – estas são as medidas padrões mais usadas para baús de alumínio no Kia Bongo, por exemplo, os utilitários maiores como o Renault Master e Iveco Daily, podem receber baús maiores com 3.70 metros de comprimento, 2.20 m de largura e 2.20 m de altura.
As caçambas para o Kia Bongo, em sua maioria seguem as mesmas dimensões do baú, ou seja, 3.00 m de comprimento, 1.80 m de largura, tendo altura de 35 cm.
Apesar de ter menor capacidade de carga, o Kia Bongo faz bonito justamente por conseguir oferecer versatilidade e robustez nas aplicações de uso, por um preço bem mais atraente que os rivais maiores como: Renault Master Chassi, Mercedes Sprinter Chassi, Iveco Daily e VW Delivery, todos com preço partindo da casa dos R$ 110 mil (o Bongo custa R$ 78 mil), com essa baita diferença nos preços, o Kia Bongo segue praticamente sem ter rivais, direto, com exceção de seu irmão de plataforma o Hyundai HR.
Para o Bongo, a Kia oferece garantia de 3 anos ou de 100,000 quilômetros.
Confira no link a seguir a ficha técnica completa do Kia Bongo 2018/2019
Kia Bongo K2500 Chassi 2019 R$ 78.990.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Boa tarde
qual valor sai a cabine dupla
Pretendo comprar um vw 8 150 com baú apartir de janeiro