Com 2.344 unidades vendidas ao longo de 2020, o Kia Bongo segue sendo um dos utilitários mais vendidos do Brasil. Em agosto do último ano, chegou às lojas o Kia Bongo 2021, o carro praticamente não traz alterações em relação ao modelo anterior, a principal novidade é que agora todos os bancos contam com cinto de segurança de três pontos atendendo uma nova legislação do Governo Federal. O preço do Kia Bongo 2021 é de R$ 119.990 para a versão K.788 ou R$ 127.990 para a versão K.798.
Irmão gêmeo do Hyundai HR, o Kia Bongo 2021 chega ao Brasil importado do Uruguai. Esteticamente o Bongo 2021 não traz alterações em relação ao modelo lançado por aqui em 2012. O carro conta com uma pequena grade cromada que remete aos carros de passeios da Kia e faróis com máscara negra, o seu visual apesar da idade avançada ainda agrada.
Índice desta matéria
O foco do Kia Bongo 2021 anteriormente era ser uma opção mais barata de veículo para profissionais autônomos que prestam serviços para transportadoras no segmento de e.commerce, pessoas que buscam um utilitário compacto feito para rodar na cidades ou ainda como opção de veículo de entrega de pequenas empresas como supermercados ou lojas.
Era porque, atualmente custando na faixa dos R$ 120 mil (em 2018 ele saia por R$ 80 mil), o Bongo perdeu seu maior trunfo o preço baixo que os rivais maiores, como Renault Master e Mercedes Sprinter, que tem preço começando na casa dos R$ 120 mil, porém claro o Bongo é menor e leva menos. Em contra partida o utilitário da Kia é menor, mais pratico para as cidades, além de ter manutenção mais simples e barata.
Assim como rivais como VW Delivery Express, Hyundai HR e Renault Master, ele é considerado um VUC (Veiculo Urbano de Carga) e pode rodar sem restrições pelas ruas das grandes cidades, além disso pode ser pilotado por pessoas com carteira do tipo B, ou seja o mesmo tipo de carteira exigida para um carro de passeio convencional.
Sem duvida um dos grande destaque do carro é sua dirigibilidade que é semelhante ao de um carro de passeio, o que também o torna mais pratico para rodar nos grandes centros urbanos, assim como achar vagas para estacionar nas ruas.
O Kia Bongo (também chamado de Kia K2500) mede 4.825 m de comprimento, por 1.74 m de largura, já a altura fica em 1,99 m. O carro tem distância entre eixos de 2.415 metros. As rodas são aro 15 calçadas por pneus 195/70 R15. Sua cabine é capaz de acomodar até três pessoas. A altura livre em relação ao solo é de 20.3 cm, já a altura da plataforma de carga em relação ao solo é de 84.4 cm.
A capacidade de carga no chassi é de 1.812 kg (sem contar o peso da carroceria), porém com o peso da carroceria a capacidade de carga é de 1.530 kg, o tanque de combustível do Bongo tem 60 litros, pelo modelo é oferecido uma garantia de 3 anos ou 100 mil km rodados.
Oferecido em versão única de motorização no mercado nacional, o Kia Bongo 2021 traz motor quatro cilindros 2.5L turbo diesel, capaz de desenvolver 130.5 CV de potência a 3.800 rpm e um torque máximo de 26 kgfm a 1.500 rpm, o câmbio é manual de seis velocidades, o bloco é alimentado com diesel. Já a tração é traseira 4×2, já faz alguns anos que o Kia Bongo deixou de ter tração 4×4 no Brasil.
Com esse bloco o utilitário vai de 0 a 100 km/h em demorados 19 segundos e atinge velocidade máxima de 140 km/h. O consumo fica em média em 9.5 km/l na cidades em 9.7 km/l na estrada, de acordo com o programa do Inmetro de etiquetagem do consumo de veículos, é claro que esse número depende de uma série de fatores, com se o carro está carregado, tipo de carroceria usada, e o estilo de pilotagem do motorista.
O Bongo 2021 é oferecido em duas versões: K.788 e K.798, a diferença entre elas é o ar-condicionado que vem apenas na K.798, ambas vêm de série equipadas com direção hidráulica, freios ABS, airbags frontais, cinto de três de pontos e encosto de cabeça para para todos os 3 ocupantes, travamento central das portas, vidros elétricos, chave tipo canivete com controle remoto, console central com descansa braço e dois porta-copos, porta garrafas nas portas, painel com conta giros, relógio e hodômetro total e parcial, vidros elétricos, imobilizador da ignição e sistema de proteção de descarga da bateria, preparação para som com 2 alto falantes nas portas, limpador do para-brisa com acionamento intermitente variável e bancos forrados em vinil, que ajuda na hora da limpeza.
Como não acontece na maior parte dos seus concorrentes com exceção do VW Delivery, a cabine tem um acabamento bem simples, há excesso de plástico duro no painel e nas portas, o desenho do quadro de instrumentos analógico, também tem um estilo já ultrapassado, porém a posição de pilotagem, similar a de um carro de passeio é um dos diferenciais do modelo da Kia, assim como os vários porta-objetos espalhados pela cabine.
O IPVA do Kia Bongo 2021 fica em média de R$ 4,000
Já o preço do seguro fica em média na casa dos R$ 2,700.
O preço médios das revisões do Kia Bongo fica em média de R$ 3.061 até os 30.000 km rodados.
A desvalorização média do Bongo fica em torno de 15% no primeiro ano
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.