A Kia começou nesta semana a produção do caminhão leve, Bongo K2500 na fábrica da empresa Nordex, em Montevidéu no Uruguai. Por enquanto a versão que será montada nesta fábrica será apenas a K2500 4×2, sem caçamba e com rodado simples. E quase todas as unidades produzidas serão destinadas ao Brasil.
As demais versões do Kia Bongo, (4×4, com rodado duplo, e cabine dupla) continuaram sendo importadas da Coreia do Sul. Ao total são 8 versões.
A fábrica…
A Kia Motors do Uruguai, pertence ao mesmo grupo da Kia Motors do Brasil, e eles investiram algo em torno dos US$ 25 milhões para produzir o Bongo nesta fábrica, que terá capacidade de produção de 12 mil unidades por ano, dentre destas 95% serão destinadas ao mercado brasileiro. Porém de início para o ano de 2011 a produção deve ser de 6 mil unidades. A linha de montagem terá 11 fornecedores do Brasil e contará nos primeiros meses com a supervisão do pessoal da Kia da Coreia do Sul, para assegurar a qualidade do carro.
O Kia Bongo K2500 produzido no Uruguai deve chegar as lojas a partir de setembro, e virá com motor turbodiesel quatro cilindro de 94 cv de potência, o torque máximo de 22.4 kgfm, a transmissão será manual de 5 marchas. A grande vantagem do Bongo é que ele é considerado um veículo utilitário portanto pode rodar nos grandes centros urbanos, como em São Paulo, onde os caminhões não são permitidos.
Ainda não sabe de quanto será, ou se haverá redução no preço do Bongo, atualmente ele tem preço partindo de R$ 50.500, já que vindo do Uruguai o mini-caminhão não pagará mais imposto de importação.