*Atualizado em agosto de 2019
Nos próximos meses o Brasil vai ganhar uma nova safra de sedans médios, a lista começa com o Novo Corolla que chega em setembro e inclui ainda versões reestilizadas do Cruze (setembro) e do Civic (apresentado agora em agosto). Outro sedan esperado para o Brasil é a totalmente nova geração do Kia Cerato, ele ficou maior, mais equipado e luxuoso, seu lançamento acaba de ser confirmado pela Kia para o final de setembro com vendas começando a partir do mês de outubro. Ele terá duas versões: EX por R$ 94.990 e SX por R$ 104.990, ambas virão equipadas com um novo e potente motor 2.0 flex que rende até 167 cv de potência.
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Apresentado ao mundo no Salão de Detroit em janeiro do ano passado (2018), o Novo Cerato está maior e com design mais atraente. O novo visual foi inspirado no sedan esportivo Stinter da Kia. As mudanças fizeram muito bem ao Cerato, que ficou muito mais interessante nessa nova geração. Frente ao anterior, o Kia Cerato 2020 passa a ser montado com uma carroceria inteiramente nova, visualmente na dianteira ele traz uma grade maior e mais imponente, faróis menores e com tecnologia full LED, já o para-choque ficou mais robusto, a peça traz entradas de ar agressivas e acabamento com detalhes em Black Piano que deram um ar de sofisticação ao modelo. Nas laterais a linha de cintura acima das maçanetas ficou mais elevada e robusta, e o teto agora tem um caimento suave na junção com a traseira, soluções que deixaram o sedan da Kia com uma aparência encorpada e esportiva.
O pacote de atualização visual inclui ainda novas rodas de liga leve, aro 17 ou até 18 na versão GT Line e com acabamento diamantado. Já visto por trás o principal diferencial são as novas lanternas com iluminação total por LEDs, assim como em outros carros da marca, como o Stinger e o Sportage, as lanternas são do tipo 3D, elas são ligadas por uma régua de LEDs, a peça confere um aspecto moderno a traseira do sedan principalmente a noite quando acesas (foto acima), o para-choque traseiro tem falsas saídas de ar e acabamento em preto brilhante.
Sem dúvidas com esta nova geração a Kia conseguiu deixar o Cerato mais bonito e interessante, ao contrário das gerações passadas que apostavam em linhas sóbrias e sem graça em comparação com os rivais como Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze, nesta nova geração o Cerato chegará muito mais competitivo ao mercado, já que o consumidor brasileiro acima de tudo valoriza o estilo do carro como um fator determinante para a compra.
Além de mais bonito, o Kia Cerato também está mais robusto, o modelo 2020 mede 4.64 m de comprimento – alta de 8.1 cm em relação ao modelo anterior, já a largura segue em 1.80 m, assim como o entre-eixos que se mantém em generosos 2.70 metros, já a altura do novo Cerato é 3 cm mais baixa que o modelo anterior, tendo 1.43 metros. O aumento no comprimento permitiu ao modelo ter maior espaço interno para as pernas e cabeças dos ocupantes e também no porta malas, que passou de 420 para 436 litros.
O interior do novo Cerato 2020 também mudou da água para o vinho, a cabine traz uma arquitetura minimalista e moderna. Assim como o desenho da dianteira o habitáculo também remete ao visto no Stinger, o painel traz plástico liso macio ao toque, além de apliques em alumínio, já as portas trazem forrações em couro e detalhes em plástico Black Piano. Destaque para a nova central multimídia com tela touchscreen de oito polegadas, o equipamento que lembra um tablet conta com tela de 8 polegadas, GPS integrado, Apple CarPlay e Android Auto , e o painel de instrumentos ganhou um display digital colorido de 4.2 polegadas.
A Kia ainda não revelou o pacote de equipamentos do novo Cerato brasileiro, apenas adianta que o carro por aqui terá duas versões de acabamento S e SX. Pelo menos no mercado exterior a lista de equipamentos do Kia Cerato 2020 ficou mais refinada e traz novos itens como carregador wireless para smartphones, sensores de mudanças de faixa, sensores que mantém o carro dentro da faixa de rolagem, ar-condicionado automático digital dual zone com saída para o banco traseiro, 2 tomadas USB, controles de tração e de estabilidade, auxílios para partida em subidas e descidas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, sensor de chuva e de acendimento automático dos faróis, frenagem de emergência automática, monitoramento de pontos cegos ao redor do carro.
A lista de equipamentos do novo Kia Cerato 2020 nas versões mais caras ainda inclui itens como sistema de som premium da marca JBL com 8 alto falantes, smartkey que dispensa o uso da chave para abrir as portas e dar a partida do motor, bancos dianteiros com sistema de aquecimento e ventilação, banco do motorista com ajustes elétricos em 8 posições e ajuste lombar, piloto automático inteligente ACC, que mantém a velocidade programada e uma distância segura do veículo à frente, frenagem automática com detecção de obstáculos, pedestres e outros veículos, além de teto solar elétrico, rodas aro 18 e faróis full LED com ajuste automático do facho, claro que nem todos estes itens deve fazer parte do pacote de equipamentos do novo Cerato brasileiro.
Nesta nova geração a Kia irá sanar uma das maiores críticas da geração passada do Cerato, o seu motor, o velho e já cansado 1.6 flex que rende 122 cv com gasolina ou 128 cv com etanol – o mesmo motor usado no Hyundai HB20, foi finalmente substituído por um motor mais potente. A Kia já confirmou que o novo Cerato 2020 estreará um motor 2.0 flex que desenvolverá até 167 cv de potência.
Apesar de Kia ainda não ter confirmado, muito provavelmente este 2.0 será o mesmo usado pelo Sportage, conhecido por NU, ele desenvolve 157 cv com gasolina e 167 cv com etanol no tanque, o torque é de 18.8 kgfm com gasolina ou 20.2 kgfm com etanol, lembrando que o câmbio seguirá o mesmo da geração atual, uma caixa automática de seis marchas.
Com este novo bloco 2.0, o Kia Cerato conseguirá encarar com mais valentia os rivais que dispunham de motores mais potentes, com potência na casa dos 150 cv, como Corolla, Civic, Jetta e Cruze.
Nos EUA onde é vendido com o nome de Kia Forte (ele conta com um bloco 2.0L a gasolina de 147 CV e câmbio mais moderno tipo CVT), já na Ásia o modelo de nova geração estreou com o moderno motor 1.6 GDi Turbo com injeção direta de combustível a gasolina, que rende bons 150 cv de potência e 26 kgfm de torque, acoplado a uma nova transmissão automática de sete velocidades e dupla embreagem DCT, este motor seria uma ótima pedida para o mercado brasileiro, já que colocaria o Cerato de igual com os rivais sem abrir mão sem abrir mão de um baixo consumo de combustível. Porém por hora não existe previsão do Cerato ganhar uma versão turbo no Brasil.
Se você gostou do novo Cerato, infelizmente ai vai a má notícia, esta geração ficará mais cara, enquanto o modelo atual 2019 é encontrado nas lojas com preço promocional de R$ 72.990 (o preço de tabela oficial é de R$ 80 mil), o novo Cerato 2020 deve custar a partir dos R$ 95 mil, com as versão mais completa superando a barreira dos R$ 105 mil. Vale lembrar que estamos falando de um carro maior, mais equipado e com motor de 167 cv, ou seja, o aumento do preço em relação a geração passada é justificável, porém agora custando o mesmo do que rivais tradicionais como Civic e Corolla, será que o Kia Cerato irá conseguir ter boas vendas no mercado? Por exemplo, o Novo Toyota Corolla 2020 equipado com motor 2.0 de 177 cv, parte de R$ 99.990.
O preço do Cerato deve subir nesta nova geração, podemos esperar valores começando na casa dos R$ 95 mil
Quando chegar ao Brasil o novo Kia Cerato 2020 vai disputar mercado com rivais de peso, como o Novo Corolla 2020 (nova geração), Civic 2020, Cruze 2020 ambos reestilizados este ano, além do Novo Jetta, ou seja, o modelo da Kia terá uma missão difícil no Brasil. Lembrando que o antigo Cerato (lançado por aqui em 2013 e reestilizado em 2017), nunca foi capaz de disputar com os seus rivais mais modernos, por exemplo, enquanto o Chevrolet Cruze, que é apenas o 3° colocado entre os sedans, fechou o ano de 2018 com mais de 19 mil unidades emplacadas, o Cerato vendeu apenas 2.472 exemplares, e em 2019 a coisa continua difícil para o Cerato, de janeiro até o final do mês de julho o Cerato emplacou apenas 1.119 exemplares, enquanto o VW Jetta 6.939 unidades, neste mesmo período o Civic quase alcançou as 16 mil unidades vendidas, já o Corolla líder absoluto do segmento já vendeu mais de 32 mil unidades de janeiro a julho de 2019, de acordo com os dados da FENABRAVE, ou seja, enquanto a Toyota vende 32 exemplares do Corolla, a Kia vende uma unidade do Cerato.
Lembrando que a nova geração do Cerato já está à venda na maior parte dos países da América Latina, como Chile, Peru e Panamá.
Em termos de lançamentos e novidades o ano de 2019 para a Kia está em branco no Brasil, a operação da marca no Brasil teve uma boa e uma ma notícia nesse ano, a boa é que o governo (apesar da pressão da Anfavea) acabou com a cotas (limites) de importação para os carros trazidos do México. O Cerato e boa parte dos modelos da marca (como o Sportage), vêm importados daquele país, com isso a Kia pode trazer quantas unidades quiser dos modelos produzidos no México. Por outro lado a alta do dólar (atualmente superando a casa dos R$ 4), impactou fortemente os negócios da marca no Brasil, novidades como o hatchback Rio, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, e que era esperado para chegar ao país ainda em 2019, mais uma vez teve a sua vinda adiada, segundo a marca o hatchback médio teria preço pouco competitivo por aqui devido ao dólar alto, outro modelo que ficou só na promessa é o SUV compacto Stonic, também mostrado em novembro passado no Salão de São Paulo, este teve sua importação cancelada, assim como o Kia Picanto que deixou de ser vendido no Brasil, o compacto até chegou a ter algumas unidades da nova geração trazidas para cá, porém o preço elevado na casa dos R$ 65 mil, fez a Kia desistir da importação após o fim do primeiro lote vendido no mês de abril. Já a nova geração do Kia Soul, mostrada ao mundo em 2018, ainda não tem data para estrear no Brasil.
Porém em 2020 a Kia promete uma nova safra de modelos, a montadora coreana pode trazer para cá a nova geração do Soul, e terá o lançamento de um inédito SUV Seltos (baseado na plataforma da nova geração do Hyundai Creta), ele também será montado na planta de Pesqueria no México, mesmo local aonde já é montado o Cerato, o que aproxima sua vinda para o Brasil. O Seltos terá a missão de rivalizar com o Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford Ecosport, Nissan Kicks e VW T-Cross, além do próprio Hyundai Creta, o modelo será o SUV de entrada da linha Kia, ficando posicionado abaixo do Sportage (com preço partindo da casa dos R$ 90 mil), porém sua vinda para o Brasil deve acontecer apenas em 2021.
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Sei que até o próprio carro tem vergonha desse motor, 1.6 enquanto todos os rivais vai de 1.8; 2.0; 1.4 turbo e 1.5 turbo, o motor em si, não é ruim, mas é pouco pro carro ficar atraente, a Kia não valoriza os brasileiros e muito menos o próprio carro.
O Cerado vai continuar perdendo mercado (de janeiro até o final do mês de abril o Cerato emplacou pouco mais de 700 unidades contra VW Jetta 3893 unidades, o Civic 8 mil unidades e o Corolla, líder do segmento, mais de 15 mil unidades), pois quem irá comprar o modelo atual sabendo que ficará completamente desatualizado em aproximadamente 6 meses.
Infelizmente a KIA continua cometendo erros com o Cerato no Brasil.
1.) Longa demora para lançar um produto já apresentado pelos quatro cantos e já vendido em diversos países, inclusive vizinhos Brasileiros. A dita novidade já chegará envelhecida e cansada.
2.) Indefinição quanto a motorização para o Brasil. O 1.6 Gama já deu o que tinha que dar. Ou a KIa define o seu uso baseado na condução comedida para a economia com o novo 2.0 Nu e CVT de 7 marchas ou segue definitivamente para o estilo esportivo, que o carro apela com sofisticação, e traz o 1.6 GDI turbo com injeção direta e caixa automática de 6 velocidades para conquistar o mercado de vez.
3.) Mesmo com o câmbio atual elevado ela pode manter o preço de R$ 81.900,00 devido a redução do IPI e dos impostos de importação. Basta não querer participar do clubinho dos sedans de porte médio e ativar a ganância para os R$ 106.000,00 - R$ 116.000,00.
Já é hora da KIA assumir o seu lugar no mercado Brasileiro definitivamente ou então entregue o chapéu.
Belo comentário