Este é o Kia EV9, o primeiro SUV de grande porte com motorização 100% elétrica da marca coreana e que também será o carro mais caro já vendido pela Kia. O EV9 impressiona pelo visual imponente e futurista, tem interior luxuoso e espaçoso, além de vir com um potente sistema elétrico com autonomia próxima de 500 km.
Índice desta matéria
Apesar de ainda parecer um carro conceito, devido ao visual extremamente futurista, esta já é a versão de produção do Kia EV9 que deve chegar as ruas agora em 2023.
Este novo padrão visual, batizado de ‘Opposites United’ – opostos unidos, traz uma carroceria musculosa e imponente, porém ao mesmo tempo com um desenho limpo e aerodinâmico, este novo padrão visual que é bem interessante deve ser estendido a outros futuros lançamentos da Kia.
Na dianteira o SUV elétrico conta com faróis compostos por pequenos canhões de LED dinâmicos, a intensidade e a direção de cada uma destas luzes são controladas individualmente por um software. Por exemplo, em uma estrada com pouca iluminação, os faróis conseguem direcionar as luzes para onde está mais escuro, desviando o facho de luz da direção dos outros carros, para não ofuscar que vem no sentido contrário.
Além disso, o SUV elétrico possui uma assinatura visual muito legal mesmo durante o dia, já que as luzes são animadas (têm movimento), fazendo que o Kia seja diferente de todos os outros carros nas ruas, é como se o Kia EV9 tivesse saído de algum filme de ficção cientifica.
A carroceria do EV9 2024 é alargada e tem caixas de rodas amplas que se projetam para fora, a Kia ainda não divulgou as dimensões do seu novo SUV elétrico, porém ele será grande.
A versão conceitual do EV9 apresentada em 2020, tinha 4.92 m de comprimento, 2.05 m de largura e 1.77 m de altura, a distância entre eixos é de impressionantes 3.09 metros, provavelmente estas medidas foram mantidas no EV9 de produção.
Outros detalhes interessantes são as maçanetas elétricas que ficam embutidas dentro da carroceria. As colunas são afinadas, o que além de melhorar a visibilidade, também confere um aspecto diferente ao teto do carro, que parece flutuar sobre a carroceria. Há ainda apliques em Black Piano nos para-lamas e nos para-choques, detalhes que deixam o SUV coreano com um aspecto mais sofisticado.
Na traseira chama atenção o visual das lanternas, que são montadas nas coluna e tem iluminação futurista totalmente em LED.
A cabine do Kia EV9 também é diferente, o painel tem desenho limpo e acabamento de bom gosto, traz uma mescla de couro, alumínio e tecidos. Seguindo a moda atual, há poucos botões físicos, praticamente tudo é controlado pelas 3 telas que há no painel ou através de comados por voz.
O painel do EV9 tem três telas unidas em uma moldura única de vidro. Sendo que a multimídia e o painel de instrumentos, ambos contam com 12.3 polegadas, porém no meio entre estas duas telas, há uma pequeno display touch de 5 polegadas, que exibe fixamente os comandos mais utilizados como o sistema de ar e temperatura da cabine, além dos desembaçadores do vidro.
Para quem não abre mão da praticidade dos botões físicos, há no meio do painel dois botões, um do lado do motorista e outro do passageiro que permite aumentar ou diminuir a temperatura do ar condicionado em cada lado do carro, há ainda alguns botões “atalhos” com superfície do tipo touch escondidos no revestimento central do painel.
Não há alavanca de câmbio e o console central do EV9 é do tipo flutuante, fica separado do painel, assim como nos BMW elétricos.
Porém o maior destaque à bordo são os bancos traseiros, o Kia EV9 terá duas configurações de interior com 7 ou 6 lugares. Sendo que na opção de seis ocupantes, a segunda fileira de bancos é composta por duas poltrona individuais rotacionáveis, ou seja, é possível virar os bancos centrais em até 180 graus, fazendo do interior do EV9 uma sala de estar (foto abaixo).
A Kia preferiu fazer segredo quanto aos detalhes da motorização elétrica do EV9, porém, no painel digital do carro exibido nas fotos é mostrado a autonomia de 480 km com uma carga. Claro que esta distância pode variar dependendo de fatores como velocidade, peso carregado, se anda na cidade ou estrada. Acreditamos que a autonomia do Kia EV9 deva ficar entre 480 km a 500 km com uma carga completa das baterias.
A Kia também mantêm segredo com relação a potência, eles informaram apenas que o EV9 usará um sistema elétrico de 800 volts, além de contar com carregamento ultra rápido.
O EV9 é feito sobre a base E-GMP, plataforma feita pela Hyundai exclusivamente para carros elétricos, na qual as baterias ficam posicionadas no meio do assoalho e o modelo pode ter tanto tração dianteira com um motor frontal, ou 4×4 com dois motores, um sobre cada eixo, neste segundo caso a potência também é maior.
Tendo como base o que a Kia / Hyundai já tem de motor elétrico nesta base E-GMP, acreditamos que a versão mais barata do EV9 deva ter em torno de 230 cv de potência e tração 4×2, enquanto a opção 4×4 tenha em torno de 330 cv.
A Kia ainda não informou uma data exata para a estreia do EV9, porém a expectativa é que as vendas comecem no segundo semestre de 2023, mais precisamente entre setembro a novembro.
Os preços vão ser divulgados em uma data mais próxima do carro chegar as lojas, mas o EV9 não será barato. Segundo a imprensa internacional, a versão de entrada deve partir da casa dos US$ 60.000 (R$ 315.000), enquanto a opção mais completa deve superar os US$ 70.000 (R$ 370.000), este será o carro mais caro já vendido pela Kia.
Nos EUA o EV9 deve custar o equivalente a cerca de 3 vezes mais que o Kia Sportage
Só para entendermos o tão caro são os US$ 60.000 iniciais pedidos pelo Kia EV9, atualmente nos EUA, um Kia Sportage custa a partir de US$ 26.000 e uma Kia Carnival que no Brasil sai por R$ 550.000, nos EUA custa a partir de US$ 33.000. O preço muito elevado pode impedir da Kia trazer o EV9 para cá, já que estaríamos falando de um SUV na faixa dos R$ 700.000, e ai você acha que teria mercado?
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.