2023 está sendo um ano agitado para a Kia a nível mundial, a montadora coreana fechará o ano com dezenas de lançamento. Uma destas novidades acaba de ser apresentada nessa quarta-feira (09/08), tratasse do Kia K3 2024. Com visual futurista o sedan será produzido no México a partir do próximo ano, ficando no lugar do finado Kia Rio Sedan. Ainda não há informações sobre a vinda ao Brasil, porém como será montado no México, ele tem chances de vir para cá rivalizar com Honda City, VW Virtus e o Novo Toyota Yaris.
Índice desta matéria
Vale lembrar que o Brasil possui um acordo de livre importação com o México, com isso carros produzidos naquele país não pagam imposto de importação, ao contrário de modelos feitos em outros mercados, como EUA e Europa por exemplo, que chegam a pagar quase 30% de seu valor em taxas de importação.
Por outro lado a operação da Kia no Brasil é conhecida pela demora em trazer lançamentos, carros como o elétrico EV6 GT, confirmado para o Brasil em 2022, ainda não tem previsão real de quando chegará as ruas do país, além disso o segmento dos sedans está em baixa no país, perdendo espaço para os SUVs, ou seja, o K3 no Brasil ainda é uma incógnita.
Mas voltando ao Novo Kia K3 2024, o carro se destaca pelo seu belo visual. Seu estilo conta com uma nova linguagem de design, que deve passar a ser adotada pelos demais sedan da marca coreana. Este novo design é marcado pelo faróis divididos em dois segmentos, com um conjunto de luzes na horizontal integrado com a grade do radiador e outro na vertical que vai até a parte inferior do para-choque. Destaque ainda para o visual do para-choque que conta com amplas tomadas de ar.
Já de perfil o sedan traz um visual limpo sem vincos, destaque para as grandes rodas de liga leve aro 17 com acabamento diamantado. Chama atenção o caimento suavizado do teto, ao estilo fastback, que confere um ar de coupé esportivo ao novo carro da Kia Motors.
Enquanto na traseira se sobressai o estilo das lanternas, o conjunto passa a impressão de se tratar de uma única peça em vidro cortando a traseira de um lado ao outro. Formado por uma barra que integra a luzes em LED em formato de C, estilo que pode ser considerado uma evolução do visual visto no nosso HB20S (foto abaixo).
O Kia K3 2024 é oficialmente o sucessor do finado Kia Rio Sedan, porém esse nome K3 também já é usado pelo Kia Cerato em alguns mercados. Então será que o novo K3 também irá substituir o Cerato? Não! Essa não é a nova geração do Cerato !
A Kia já está finalizando o desenvolvimento de uma geração totalmente nova do Cerato (foto acima), que ficará maior e mais luxuoso, passando a ser chamado de K4 na Coreia. Alias, esta nova geração do Cerato deve ser apresentada ainda em 2023. Lembrando que o Kia Cerato saiu de linha no Brasil este ano e não tem previsão de voltar.
O K3 2024 mede 4.54 metros, por 1.76 m de largura e 1.47 m de altura, seu entre eixos fica em bons 2,67 m. Espaço suficiente para acomodar com conforto até cinco passageiros adultos. O porta-malas também é generoso são 544 litros de capacidade.
Podemos dizer que o Kia K3 tem as mesmas dimensões do Volkswagen Virtus e Honda City, não precisamos comentar que ele é muito maior em relação ao nosso HB20S, a diferença fica em 22 cm a mais no comprimento e 14 cm a mais na distância entre eixos em relação ao sedan da Hyundai produzido no Brasil.
A arquitetura do interior do novo K3 copia o layout visto em outros carros da Kia, é uma cabine bem construída, sem luxos, porém com materiais de qualidade. Destaque para a generosa tela do sistema multimídia que é integrada a tela do painel digital, criando um conjunto único com 15 polegadas. Chama atenção também o volante de apenas dois raios, algo raro hoje em dia.
Embora seja um carro “popular” – este será o sedan mais barato da Kia em vários mercados, o Kia K3 2024 virá muito bem equipado, a lista de equipamentos terá itens como ar condicionado digital com duas zonas de temperaturas, volante multifuncional, iluminação ambiente em LED, partida do motor por botão, painel digital configurável e carregador wireless para smartphones.
Além de equipamentos de segurança como frenagem de emergência automática com detecção de pedestres e ciclistas, sensores que mantém o carro dentro da faixa de rodagem, monitoramento de pontos cegos, além de alerta de trafego cruzado para hora de dar marcha ré.
Em termos de motores o novo Kia K3 2024 será oferecido com duas opções. A configuração de entrada virá equipada com o já tradicional bloco 1.6L aspirado de 123 CV – este é basicamente o mesmo motor usado no HB20 e Creta no Brasil por vários anos, porém aqui era flex. Já a versão top de linha Kia K3 GT Line, vira com bloco 2.0L aspirado capaz de desenvolver 153 CV de potencia.
Dependendo da versão escolhida a transmissão pode ser manual ou automática ambos com seis velocidades. Para mercados além do México e Américas, o K3 será oferecido ainda um bloco 1.4L turbo que não teve sua potencia revelada.
Os preços e mais detalhes do carro serão divulgados em uma data mais próxima do Kia K3 chega às ruas, algo que vai ocorrer somente no próximo 2024.
Fonte: Carscoops.com
Se você quiser saber como foi a década passada em relação aos carros eu recomendaria…
A Porsche está lançando essa semana no Brasil o Novo Macan 2025 100% elétrico. Disponível…
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.