Você lembra Kia Optima? Um belo sedan médio, no mesmo porte do Ford Fusion, que foi vendido no Brasil de 2013 até 2016. Pois bem. Ele acaba de ganhar um substituto, chamado Kia K5, o modelo tem como destaque o visual ousado e bastante chamativo, interior luxuoso e recheado de equipamentos, além de um potente motor turbo de 290 cv em sua versão GT. Já adiantamos que, infelizmente, não há planos da Kia trazer este interessante sedan ao Brasil.
Índice desta matéria
Design do Kia K5 chama atenção…
Visualmente está o maior apelo do Kia k5, este sedan certamente chamará atenção nas ruas, na dianteira os faróis tem desenho atipico, com uma espécie de raio em LED que invade as laterais da carroceria. Além disso, o para-choque tem estilo agressivo, com largas tomadas de ar e acabamento em Black Piano.
Nas laterais o sedan tem porte robusto com vincos marcantes na altura das maçanetas, destaque para o desenho curvo com especto de coupé do teto, com caimento suave até a tampa do porta-malas, uma herança do antigo Kia Optima, há um friso cromando que separa o teto do resto do carro na traseira.
Destaque também para as belas lanternas em LED do Kia K5, elas são grandes e tem desenho em “L”. Chama atenção também o estilo do para-choque traseiro, que ostenta duas enormes ponteiras de escapamento cromadas, agregando esportividade ao sedan corano. Alías, a esportividade deste Kia não fica apenas na sua aparência.
Motor turbo de 294 cv
Nos Estados Unidos o novo Kia k5 2025 terá uma gama com 5 versões: LXS, EX, GT Line, GT Line 4×4 e uma curiosa versão GT Turbo. Enquanto os rivais como Honda Accord e Toyota Corolla, apostam em conjunto híbridos, que apesar de todo o apelo ambiental e a economia de combustível, são muito sem graça, inclusive a Toyota retirou este ano o famoso V6 do Camry após 25 anos por questões ecológicas. A Kia optou por ir para um lado mais raiz e divertido neste sedan K5.
As três primeiras configurações ficaram mais potentes em relação ao antigo modelo, trocaram o motor 1.6 turbo do sedan anterior, por um novo 2.5 aspirado com injeção direta GDI, capaz de desenvolver 191 cv de potência, um ganho de 11 cv em relação ao antigo 1.6. A versão GT Line mantém este motor 2.5 aspirado, mas tem visual esportivo e a opção de vir com tração 4×4 integral, configuração rara na categoria.
Mas a coisa fica divertida mesmo na versão GT Turbo, na qual o 2.5 GDI passa a ter o auxílio de uma turbina, debitando assim 294 cavalos nas rodas dianteiras, levando o sedan a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5.5 segundos. Sendo disparado o mais veloz da categoria.
Além do motor mais potente o K5 GT conta com um acerto mecânico próprio, com suspensão modificada mais baixa e firme, freios com discos maiores e pinças pintadas na cor verde, além de rodas maiores aro 19, calçadas por pneus de alta performance Pirelli P Zero.
Interior do Kia K5
Por dentro o novo Ka k5 2025 apresenta uma cabine requintada e de ótima qualidade de construção. O sistema multimídia e quadro de instrumentos são integrados em uma peça única em vidro, sendo que as duas telas tem 12 polegadas, há ainda recursos como conexão com a internet, atualizações remotas para os softwares do carro, além de conexão em tempo real com o sistema de navegação via internet que informa condições do trafego em tempo real.
A lista de equipamentos das versões mais caras do Kia K5 está no mesmo nível dos sedans top da Alemanha, trazendo por exemplo, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e refrigeração, volante com aquecimento, partida remota via smartphone com acionamento do ar-condicionado a distância, consulta remota da localização do carro no celular, ar-condicionado automático dual zone com saída para o banco traseiro, teto solar panorâmico, faróis e lanternas Full LED, iluminação interna com LED configuraveis e sistema de som BOSE com 12 alto falantes.
Equipamentos de segurança de alta padrão
Destaque para o pacote de segurança ADAS, com o piloto automático NSCC, que além de manter a distância segura do veículo à frente, acelerando e freando conforme o transito, também utiliza dados baseados no GPS e na internet para ajustar a velocidade do carro, há ainda assistente de estradas, que praticamente dirige o carro quase que sozinho em alto estradas, monitormentos de pontos cegos, alerta de colisão frontal e traseira com frenagem automática, tendo inclusive alerta de colisão que funciona em cruzamentos e esquinas.
Kia K5 e seus rivais…
O Kia K5 é um de porte sedan médio, tem 4.85 m de comprimento e rivaliza com modelos como Toyota Camry (4.88 m) e Honda Accord (4.97 m) e Hyundai Sonata (4.90 m).
Preços do Kia K5
Os preços do Kia K5 2025 nos EUA são bem interessantes, ele é bem mais barato que todos os rivais, custando inclusive menos do que um Toyota Corolla aqui no Brasil, o K5 partirá de US$ 27.000 (R$ 134.800) na versão LXS, enquanto a top de linha com seu motor de 290 cv custará apenas US$ 33.000 (R$ 164.850). Lembrando que o Toyota Corolla no Brasil parte de R$ 148.990 e vai até salgados R$ 198.000, sendo um carro menor e muito menos potente, só para comparamos, o nosso Toyota Corolla tem apenas 4.54 m de comprimento, sendo cerca de 30 cm mais curto que o Kia K5.
Uma resposta
PRECISA VIR PARA O BRASIL