A Kia levou para o Salão de Detroit 2016, este interessante conceito de SUV de luxo, chamado de Telluride, o modelo ostenta visual bastante exótico com linhas retas e imponentes, além de espaço para sete ocupantes com muito luxo e versatilidade, ele é movido por um conjunto híbrido V6 que combina generosos 400 cv de força.
Ainda não há informações sobre uma possível versão de produção do Telluride, porém o modelo já está chamando a atenção do público, primeiro pelo seu tamanho, se for produzido este será o maior SUV já feito pela montadora coreana, ele mede exatos 5.01 m de comprimento, por 2 metros de largura e 1.8 m de altura, medidas bastante superiores a do Kia Sorento, de quem ele empresta a plataforma, porém o Telluride, apresenta mudanças pesadas nesta plataforma, como uma distância entre-eixos ampliada em 11.9 cm, em relação ao Sorento, totalizando amplos 3.08 metros.
Seu design é diferente de tudo o que a Kia já produziu, na dianteira o Telluride apresenta faróis totalmente em LEDs com quatro canhões, e visual quadrado, além de uma enorme grade em formato de boca, o capô possui vincos volumosos, enquanto nas laterais o carro tem linha de cintura alta e robusta, que passa bastante robustez ao ao novo jipe de luxo da Kia, além de janelas com contornos mais retos e com frisos cromados, um destaque que merece ser comentado é a solução atípica encontrada para as portas laterais traseiras, elas se abrem ao estilo das antigas portas suicidas, ou seja, se abrem para trás, não há coluna central, note o desenho interessante das maçanetas.
Enquanto na traseira o que chama a atenção é o desenho diferente e limpo das lanternas, elas são extremamente finas e acompanham a quina da traseira formando uma espécie de “L” invertido. A tampa do porta malas possui aparência limpa e sem friso, conferindo um visual interessante ao conceito Telluride. O modelo é calçado por grandes rodas aro 22 com pneus Hankook® Ventus ST medidas 275/45 R22.
Do lado de dentro, apesar de ser um conceito, o Telluride, apresenta diversas soluções racionais e que já poderia passar para uma possível versão de produção, o painel é bastante limpo e apresenta alguns elementos retrô e minimalistas, como as saídas de ar, os mostradores do painel (que na verdade são dois monitores de alta resolução integrando os mostradores como velocímetro e conta giros, e outro monitor com o sistema multimídia).
Outro destaque são os bancos traseiros, ou melhor as poltronas traseiras, o interior foi concebido focando principalmente quem viaja atrás, com isso os engenheiros da Kia instalaram poltronas ajustáveis, e que se reclinam e contam com suporte para os pés, podendo ser deitadas, assim como em um avião de primeira classe, já quando for necessário mais lugares, há uma terceira fileira de bancos que pode ser desdobrada do piso do porta malas, no total o modelo tem capacidade para sete ocupantes.
Por fim o teto em vidro parece um céu estrelado também é uma atração a parte, conta com centenas de luzes LEDs que tem uma função especial. Os bancos dianteiros e os dois bancos traseiros, contam com um diferente e inovador sistema que monitora os sinais vitais dos ocupantes, estas informações vão para uma central que analisa e exibe estas informações em um display na porta ao lado de cada ocupante, (são quatro display, um em cada porta), o sistema é capaz de altera o padrão de luzes na cabine, através de um sistema chamado Light Emitted Rejuvenation, caso por exemplo um dos passageiros esteja estressado, o teto de LED emite uma terapia de luzes com combinações que promete relaxar os ocupantes.
Os passageiros do banco traseiro ainda dispõe de um sistema multi-mídia controlado por gestos, há ainda um nobre sistema de som da marca Harman Kardon com sete alto falantes e entrada para fones de ouvidos portáteis, ainda falando em tecnologia o modelo conta com sistema wireless para recarga de celulares no console central.
Por último e não menos importante, vamos falar sobre a motorização, se fosse produzido este seria o carro mais potente já feito pela Kia, o Telluride inova com uma potente motorização híbrida.
Ele conta com o conhecido bloco 3.5 V6 de 270 cv, a gasolina com injeção direta de combustível, este moto funciona em conjunto com um motor elétrico que desenvolve 130 cavalos extras, totalizando assim 400 cavalos a disposição do motorista. Lembrando que o modelo tem tração 4×4. A Kia não falou sobre o dados concretos de desempenho e consumo deste conjunto híbrido, afirma apenas que o carro é um plugin-híbrido, ou seja, as baterias do motor elétrico podem ser recarregadas na tomada, e que o carro na estrada poderá fazer mais de 13 km/l, nada mau se levarmos em conta que se trata de um SUV de luxo 4×4 de 400 cv.
Agora é esperar para ver se a Kia produzirá em série o Telluride, oficialmente a montadora coreana adianta apenas que na história da marca, a grande maioria dos conceitos lançados se tornaram veículos produzidos em série.