A Kia levará para o Salão de Chicago 2016, o inédito Niro, classificado como HUV, “veículo híbrido utilitário”, o modelo traz estilo moderno, que promete combinar bom espaço interno, versatilidade, e muita economia de combustível, graças a uma exclusiva motorização híbrida, ele promete fazer até 21.2 km/l.
O utilitário compacto híbrido da Kia, é feito sobre uma inédita plataforma desenvolvida especialmente para carros “eco”, híbridos e elétricos, a mesma plataforma será usada pelo Hyundai Ioniq, um plug-in híbrido que rivalizará com o Toyota Prius e deve chegar as lojas ainda em 2016. Este novo chassi é composta de 53% de um aço especial mais leve e de alta resistência chamado de (AHSS), este mesmo material nobre também é usado nas colunas A e B e em alguns reforços da carroceria do Niro.
No caso do Kia Niro, o entre eixos possui razoáveis 2.70 m de comprimento, o que deve proporcionar um bom espaço interno no banco traseiro. Os bancos ficam em uma posição mais elevada, inspirado no Kia Soul, o que melhora a visibilidade do motorista, o pacote de baterias de alta voltagem, é instalado embaixo do banco traseiro, o que não rouba espaço na cabine já que o piso traseiro é plano, nem no porta malas.
A carroceria do Niro conta com um desenho bastante aerodinâmico, o CX (coeficiente aerodinâmico) é de apenas 0.29, uma ótima marca para um utilitário, quanto menor é este número menor é a resistência do carro para quebrar o ar.
Mas o grande destaque do Kia Niro deve ser seu conjunto mecânico, o modelo virá equipado com um bloco 1.6 GDI Kappa (turbo, a gasolina e com injeção direta), quatro cilindros, desenvolvido especialmente para ser usado em conjuntos híbridos, desenvolve 103 cavalos de força, ele é ao primeiro motor deste tipo no mercado a contar com o ciclo de Atkinson e sistema de exaustão com recirculação de gases (EGR), soluções até então aplicadas apenas em motores diesel, para diminuir a poluição e economizar combustível.
Este sofisticado motor a combustão, trabalhará em conjunto com um outro pequeno motor elétrico, montado próximo a transmissão do carro, que desenvolve 43 cv, o motor elétrico é alimentado por um pack de 1.56 kwh, de baterias de polímeros de lithium, a potência combinada total dos dois motores pode chegar aos 146 cv.
A transmissão é automática DCT de dupla embreagem e seis velocidades. A tração é sempre 4×2 dianteira.
Os números de consumo divulgados impressionam, se isso se confirmar o SUV híbrido da Kia, será um dos mais econômicos do mundo, de acordo com a montadora coreana o Niro pode rodar em média 100 km com 4.7 litros de gasolina (50mpg), algo em torno de 21km/l, números que colocam o modelo muito perto do híbrido mais famoso do mercado o Toyota Prius que tem consumo de 22 km/l (52mpg).
Por dentro o Kia Niro deve ainda oferecer um bom nível de tecnologia a seus ocupantes, destaque para o ECO-DAS um sistema eletrônico que monitora por completo o conjunto híbrido do veículo, podendo por exemplo, calcular consumo, estado das baterias, como o carro está rodando, podendo até prever as condições topográficas da estrada, como subidas ou descidas para ajustar o sistemas do Niro para maximizar a eficiência do carro, o modelo ainda trará itens como sistema multi-mídia com Android Auto e Apple Car Play, tela de 7 polegadas, e HD de 8 GB para armazenamento de músicas, painel de instrumento com tela digital, além de acesso a internet via Wi-Fi, e sistema de som premium.
Na parte da segurança o Kia Niro poderá vir com um pacote completo com piloto automático inteligente que mantém uma distância segura do veículo que vai à frente, freio autônomo para a cidade, aviso e auxilio para mudanças de faixas, detecção de pontos cegos, alerta de trafego na traseira, e auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem.
A Kia ainda faz segredo com relação ao preço do Niro, certo é que o seu mercado alvo será os Estados Unidos, a apresentação acontece agora em março, no Salão do Automóvel de Chicago 2016, porém as vendas terão inicio apenas no último quarto do ano.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.