O Kia Picanto foi vendido durante vários anos no mercado brasileiro, apesar de nunca ter sido um sucesso, o compacto da Kia era um carrinho interessante, tinha como atrativos o preço baixo (chegou a custar o mesmo que um VW Gol na época), bons equipamentos combinado com um motor 3 cilindros super econômico – antes deles virarem moda, porém com o passar do tempo o Picanto foi encareceu demais, não sendo mais viável sua importação para cá. Em 2016 o Kia Picanto custava em torno dos R$ 40.000, porém quando saiu de linha em 2019 os valores já superavam os R$ 60 mil. Lá fora o Picanto vive um processo semelhante, o carro luta para continuar em linha, na Coreia do Sul as vendas que chegaram a superar as 100 mil unidades por ano, hoje não passam de 30 mil. Tentando reverter este cenário ruim a Kia está apresentando o Novo Picanto 2024.
Embora não se trate de uma nova geração, já que a plataforma permanece a mesma do Picanto lançado em 2017, o carro passou por uma pesada transformação, sobretudo na sua dianteira que foi inteiramente redesenhada e agora ostenta a nova identidade visual da Kia.
Índice desta matéria
Chamado de Opposites United – opostos unidos, o estilo vanguardista é marcado pelo faróis em formato de T, a peça é dividida em dois segmentos, há uma parte mais fina integrada a grade do radiador e outra principal formado por uma série de canhões de LED. As luzes são dinâmicas, ou seja, variam sua intensidade e cor de acordo com a necessidade substituindo assim as setas e os faróis de neblina, porém estes faróis Full LED “mais evoluídos” serão opcionais, assim como a nova grade frontal em vidro com uma barra em LED que acende junto com os faróis.
Chama atenção ainda o novo desenho do para-choque dianteiro, que confere uma aparência imponente e invocada ao compacto.
Enquanto na traseira o facelift foi menos radical, se limitando a detalhes como o novo conjunto de lanternas em “L” invertido com iluminação total em LED que cortam a traseira do Picanto 2024 de um lado ao outro.
O facelift é completado por novas novas rodas de liga leve em todas as versões, na top de linha GT-Line “que ilustra esse post” elas são de 16 polegadas com acabamento diamantado, enquanto na configuração de acesso possui apenas 14 polegadas, já a intermediária conta com rodas aro 15. Por fim, também há novas opções de cores para a carroceria, incluindo esse novo tom de verde.
Sem duvidas a ideia da Kia foi dar uma aparência mais robusta ao Picanto, fazendo com que o carro pareça maior do que realmente é. Rival de modelos como Smart FortTwo, Suzuki Swift e Hyundai i10 na Europa, o novo Kia Picanto 2024 tem dimensões bem compactas, ele mede apenas 3.59 m de comprimento por 1,59 m de largura e 1,48 m de altura. O entre eixos é de apenas 2.40 m, enquanto o porta-malas de 255 litros também é compacto.
O Picanto é um carro ultracompacto, menor que o nosso Renault Kwid, ou seja, ideal apenas para rodar no dia a dia nas grande cidades, já que não tem muita potência ou espaço interno amplo para viajar com a família por medias ou longas distâncias.
O facelift também inclui melhorias no interior, se por fora a Kia buscou deixar o visual do Picanto mais moderno e robusto, por dentro a proposta da marca coreana foi adicionar uma imagem um pouco mais premium. Foram trocados os materiais dos bancos e das forração das portas. De série o compacto passa a trazer quadro de instrumento digital de série em todas as versões com uma tela configurável ao centro com 4.2 polegadas, central multimídia com tela de 8 polegadas com internet e atualizações remotas “over de air”.
Há ainda novas opções de cores para os bancos: cinza, verde escuro ou marrom, todos em couro sintético.
Apesar de ser um dos carro de entrada, o Kia Picanto 2024 vem de série muito bem equipado, principalmente com relação a segurança, a lista de equipamentos disponíveis inclui itens como assistente de permanência na faixa, detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática, piloto automático inteligente ACC, frenagem de emergência automática que funciona inclusive em cruzamentos e monitoramento de pontos cegos. Itens que no Brasil infelizmente ainda não estão presentes em muitos carros ditos de luxo.
Sendo que de série o Kia Picanto 2024 virá com seis airbags, além de faróis com acendimento automático, controle de estabilidade e de tração, controle automático de frenagem em curvas, além de assistente de partida em rampa.
A versão top de linha GT Line traz itens incomuns para a categoria como teto solar, aquecimento para o volante e bancos, ar condicionado automático digital e carregador wireless para smartphones.
Em termos de motores o Novo Kia Picanto 2024 será oferecido com duas opções, ambos a gasolina, 1.0L três cilindros com 67 CV e 1.2L quatro cilindros com 84 CV. Já o câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automatizada do tipo IMT, dependendo da versão escolhida. Um dos pontos fortes do Picanto continua sendo seu baixo consumo, a versão de 67 cv manual faz 17 km/l na estrada.
A Kia não divulgou os preços ou uma data exata para que a versão renovada do Picanto comece a ser vendida. Mas podemos adiantar que não há mínima chance de que o compacto volte a ser vendido no Brasil.
Fonte Motor.es
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Como faz para importar o novo Kia Picanto? É o único carro com as dimensões que me atendem. Tenho um Picanto 2017 e gosto muito: viajo, estaciono em qualquer lugar, não dá manutenção, tem tamanho e desempenho que me atende. Os subcompactos Kwid(nem pensar), up, mobi, não me atendem são sempre sem recursos, paga-se muito para ter itens. . Tem alguma outra sugestão de subcompacto?