A Kia apresentou hoje o Ray EV – seu primeiro carro elétrico de produção em série. Exclusivo para o mercado coreano, ele emite zero de poluentes e tem autonomia para rodar 139 quilômetros.
O motor elétrico é alimentado por baterias de ion-lítio e desenvolve uma energia de 50 KW (equivalente a cerca de 68 cavalos de potência), já o torque é de 16.7 kgfm. O key box da Kia leva 15.9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 130 quilômetros por hora.
Para recarregar a bateria são necessários 6 horas em uma tomada convencional de 220V e apenas 25 minutos em posto de recarga rápida.
Por fora o EV é praticamente idêntico ao Ray convencional, que foi lançado recentemente. Os únicos diferenciais no exterior são as rodas de liga leve aro 14 calçados por pneus especiais e a grade frontal. Já no interior a principal diferença é o painel que traz um desenho exclusivo.
Na cabine um dos destaque é o sistema multimídia que traz uma tela LCD de 7 polegadas posicionado no console central, nele o motorista pode conferir informações com a carga da bateria
Outra preocupação dos engenheiros da Kia foi com a segurança, o EV vem equipado com seis airbags, controle de estabilidade, freios ABS e Hill Assist Control, que impede que o carro retorne em descidas. Eles também se preocuparam com os pedestres, a grande maioria dos carros elétricos não fazem barulho, o que pode ser um perigo para os pedestres que não notam o veículo se aproximando, para resolver esse possível problema foi instalado um sistema que reproduz o ruído de um motor a combustão.
A previsão da Kia é de produzir 2.500 unidades do Ray EV ao longo de 2012, praticamente todas serão vendidas para órgãos e departamentos do governo. Atualmente na Coreia existem 500 estações de recargas rápidas para carros elétricos, porém a previsão é de que até o fim do próximo ano, esse número salte para 3.100.
Especificação Técnica
DIMENSÕES
Duração: 3593 milímetros
Largura: 1595 milímetros
Altura: 1700 mm
Distância entre eixos: 2520 milímetros
Peso : 1185 kg
Motorização
Tipo: motor elétrico
Potência máxima: 68 cv (50 kW)
Torque: 167 Nm (17,0 g / km)
BATERIA
Alimentação: Lithium ion polímero 330V
Capacidade: 16,4 kWh
Tempo de carga: 6,0 horas (lenta) / 25 minutos (rápido)
DESEMPENHO
0-100 km / h (62 mph): 15,9 s
Velocidade máxima: 130 km / h (81 mph)
Autonomia: 139 km (86 miles)