A Kia apresentou hoje o Ray EV – seu primeiro carro elétrico de produção em série. Exclusivo para o mercado coreano, ele emite zero de poluentes e tem autonomia para rodar 139 quilômetros.
O motor elétrico é alimentado por baterias de ion-lítio e desenvolve uma energia de 50 KW (equivalente a cerca de 68 cavalos de potência), já o torque é de 16.7 kgfm. O key box da Kia leva 15.9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 130 quilômetros por hora.
Para recarregar a bateria são necessários 6 horas em uma tomada convencional de 220V e apenas 25 minutos em posto de recarga rápida.
Por fora o EV é praticamente idêntico ao Ray convencional, que foi lançado recentemente. Os únicos diferenciais no exterior são as rodas de liga leve aro 14 calçados por pneus especiais e a grade frontal. Já no interior a principal diferença é o painel que traz um desenho exclusivo.
Na cabine um dos destaque é o sistema multimídia que traz uma tela LCD de 7 polegadas posicionado no console central, nele o motorista pode conferir informações com a carga da bateria
Outra preocupação dos engenheiros da Kia foi com a segurança, o EV vem equipado com seis airbags, controle de estabilidade, freios ABS e Hill Assist Control, que impede que o carro retorne em descidas. Eles também se preocuparam com os pedestres, a grande maioria dos carros elétricos não fazem barulho, o que pode ser um perigo para os pedestres que não notam o veículo se aproximando, para resolver esse possível problema foi instalado um sistema que reproduz o ruído de um motor a combustão.
A previsão da Kia é de produzir 2.500 unidades do Ray EV ao longo de 2012, praticamente todas serão vendidas para órgãos e departamentos do governo. Atualmente na Coreia existem 500 estações de recargas rápidas para carros elétricos, porém a previsão é de que até o fim do próximo ano, esse número salte para 3.100.
Especificação Técnica
DIMENSÕES
Duração: 3593 milímetros
Largura: 1595 milímetros
Altura: 1700 mm
Distância entre eixos: 2520 milímetros
Peso : 1185 kg
Motorização
Tipo: motor elétrico
Potência máxima: 68 cv (50 kW)
Torque: 167 Nm (17,0 g / km)
BATERIA
Alimentação: Lithium ion polímero 330V
Capacidade: 16,4 kWh
Tempo de carga: 6,0 horas (lenta) / 25 minutos (rápido)
DESEMPENHO
0-100 km / h (62 mph): 15,9 s
Velocidade máxima: 130 km / h (81 mph)
Autonomia: 139 km (86 miles)
A nova Mitsubishi L200 2026 já está no Brasil, a nova geração da picape japonesa…
Começaram a circular em testes aqui no Brasil o novo Onix 2026, trata-se da versão…
A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…
A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…
A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…
Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.