Categorias: Kia

Kia Ray EV – Primeiro elétrico coreano tem autonomia de 139 km

A Kia apresentou hoje o Ray EV – seu primeiro carro elétrico de produção em série. Exclusivo para o mercado coreano, ele emite zero de poluentes e tem autonomia para rodar 139 quilômetros.

O motor elétrico é alimentado por baterias de ion-lítio e desenvolve uma energia de 50 KW (equivalente a cerca de 68 cavalos de potência), já  o torque é  de 16.7 kgfm. O key box da Kia  leva 15.9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 130 quilômetros por hora.

Para recarregar a bateria são necessários 6 horas em uma tomada convencional de 220V e apenas 25 minutos em posto de recarga rápida.

Por fora o EV é praticamente idêntico ao Ray convencional, que foi lançado recentemente. Os únicos diferenciais no exterior são as rodas de liga leve aro 14 calçados por pneus especiais e a grade frontal. Já no interior a principal diferença é o painel que traz um desenho exclusivo.

Na cabine um dos destaque é o sistema multimídia que traz uma tela LCD de 7 polegadas posicionado no console central, nele o motorista pode conferir informações com a carga da bateria

Outra preocupação dos engenheiros da Kia foi com a segurança, o EV vem  equipado com seis airbags, controle de estabilidade, freios ABS e Hill Assist Control, que impede que o carro retorne em descidas. Eles também se preocuparam com os pedestres, a grande maioria dos carros elétricos não fazem barulho, o que pode ser um perigo para os pedestres que não notam o veículo se aproximando, para resolver esse possível problema foi instalado um sistema que reproduz o ruído de um motor a combustão.

A previsão da Kia é de produzir 2.500 unidades do Ray EV ao longo de 2012, praticamente todas serão vendidas para órgãos e departamentos do governo. Atualmente na Coreia existem 500 estações de recargas rápidas para carros elétricos, porém a previsão é de que até o fim do próximo ano, esse número salte para 3.100.

 

Especificação Técnica

    DIMENSÕES
Duração: 3593 milímetros
Largura: 1595 milímetros
Altura: 1700 mm
Distância entre eixos: 2520 milímetros
Peso : 1185 kg
   Motorização
Tipo: motor elétrico
Potência máxima: 68 cv (50 kW)
Torque: 167 Nm (17,0 g / km)
    BATERIA
Alimentação: Lithium ion polímero 330V
Capacidade: 16,4 kWh
Tempo de carga: 6,0 horas (lenta) / 25 minutos (rápido)
DESEMPENHO
0-100 km / h (62 mph): 15,9 s
Velocidade máxima: 130 km / h (81 mph)
Autonomia: 139 km (86 miles)

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.