A Kia prepara para o primeiro trimestre do próximo do ano no Brasil, o lançamento do Kia Seltos 2021, o inédito SUV compacto da marca, chega ao país para concorrer diretamente com carros como Jeep Renegade, VW T-Cross, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e seu irmão de plataforma o Hyundai Creta.
Índice desta matéria
Para fazer sucesso por aqui, o Kia Seltos apostará na combinação de um design moderno e fácil de agradar, com um interior espaçoso e equipado com um conjunto de equipamentos acima da média.
O Kia Seltos tem um desenho próprio e diferente de todos os outros carros da Kia, e ao contrário do seu irmão de plataforma o Novo Hyundai Creta, o Seltos traz linhas imponentes e menos polêmicas, a dianteira do modelo tem um desenho moderno e agressivo, com uma versão mais larga da grade em formato de boca de tigre tradicional da Kia, os faróis nas versões mais caras já serão Full LED e contam com um friso cromado que divide as luzes, o para-choque também tem um visual moderno ele traz faróis de neblina em LED com desenho de cubos.
De perfil, destaque para as amplas caixas de rodas do Kia Seltos, que deixam o SUV com um perfil largo e mais imponente do que realmente é. Na versão top de linha o Seltos vem com rodas aro 18 com acabamento diamantado e na maioria das versões elas são 17, (na versão mais simples as rodas são de 16 polegadas).
Visto de traseira o Kia Seltos tem lanternas grandes, ligadas por um friso cromado que vai de um lado ao outro do porta-malas, há interessantes luzes refletoras embutidas na traseira do carro, e o para-choque traseiro tem visual esportivo com falsas saídas duplas de escapa embutidas e com acabamento cromado. Seguindo a tendência atual entre os SUVs, o Kia Seltos poderá vir com teto e as colunas pintados em uma cor diferente do resto da carroceria.
O interior será um dos destaques do novo SUV da Kia, a cabine do Seltos tem um aspecto moderno e equilibrado, embora o acabamento poderia ser melhorado para um carro que no Brasil custará mais de R$ 110 mil, já que vários detalhes no acabamento são em plástico duro e falta um pouco mais de cor no interior que é predominantemente preto.
Há duas opções de design do painel, uma vista na versão mais cara no México e na Índia (GT Line), com a multi-mídia integrada em uma peça única com o painel de instrumentos e outra versão mais conservadora, vendida nos EUA (foto abaixo). Basicamente o que muda entre as duas versões é a multi-mídia, o painel de instrumentos e o desenho das saídas de ar centrais do painel (a versão GT Line não é vendida nos EUA).
Apesar do acabamento não ser tão requintado como por exemplo como o do novo Creta, o Kia Seltos deve se diferenciar pelo seu conjunto de equipamentos, como o sistema multimídia de ultima geração com tela larga de 10.25 polegadas, o sistema vem equipado com Apple CarPlay e Android Auto e comandos por voz.
A lista de equipamentos do Seltos na versão mais cara traz cluster digital com tela de TFT com 7 polegadas, sistema de iluminação interna com pontos de LED no painel e nas portas, carregador wireless para smartphones, partida do motor por botão, freio de estacionamento eletrônico por botão, ar-condicionado automático digital dual zone com saída para o banco traseiro, rodas aro 18, faróis Full LED com acendimento automático, teto solar (normal não panorâmico) e ajuste automático do farol alto, sensor de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som BOSE com 8 alto falantes, além de câmera de ré com linhas guias.
Destaque ainda para o pacote de segurança disponível no Seltos em alguns mercados em sua versão mais cara SX, como monitoramento de pontos cegos, frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de trafego cruzado na traseira e auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem, tudo isso é de série nos EUA para a versão mais cara.
Como opcional o Seltos pelo menos lá nos EUA ainda pode vir com piloto automático adaptativo inteligente ACC, que é capaz de manter a velocidade programada, além de manter uma distância segura do veículo à frente, acelerar e frear o carro de forma automática, inclusive no transito, além do sistema de leitura de placas de transito, o carro em algumas estradas, pode ler as placas e ajustar a velocidade de forma automática.
O Kia Seltos 2021 vem muito bem equipado, o carro desde a versão mais barata virá com sistema multimídia com tela de 8 polegadas, câmera de ré, seis airbags, controle de tração e estabilidade, piloto automático, câmera de ré, assistente de partida em rampas, auxílio para descidas, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado digital, freio a disco nas quatro rodas, volante multi-funcional com ajuste de altura e profundidade, sistema de som com seis alto falantes, sistema keyless entre outros itens, faróis de neblina, luzes diurnas em LED, rodas aro 16.
Para movimentar o Seltos no Brasil, a Kia poderá escolher o novo motor 1.4L TGDI a gasolina vendido no modelo na Índia, no México e na Coreia do Sul, o bloco é turbo e com injeção direta de combustível, desenvolve uma potência de 140 CV e 24.2 kgfm de torque. Essa cavalaria chega às rodas por meio de uma caixa automatizada de dupla embreagem de sete velocidades, tendo opção de tração 4×2 ou 4×4. Caso veja com este conjunto mecânico o Seltos teria um conjunto muito interessante na categoria, mesclando potência e economia de combustível.
Outra opção possível, porém mais racional e menos moderna, seria no Brasil a Kia também oferecer o Seltos com motor 1.6 aspirado flex de 128 cv nas versões mais baratas, acoplado ao câmbio automático de seis marchas, na Argentina a Kia lançou recentemente o Seltos apenas com esta combinação de motor, é o mesmo motor usado por exemplo no Rio, no Hyundai HB20 e no Hyundai Creta.
Outra opção de motor 2.0 flex aspirado, já usado no Cerato e no Sportage vendidos no Brasil, o 2.0 é capaz de desenvolve até 167 cv. Estas duas opções, caso venham, terão apenas câmbio automático de seis marchas. Vamos esperar para ver o que a montadora irá decidir pra cá.
Nos Estados Unidos, o Kia Seltos é equipado com duas opções de motorização exclusivas, um tradicional 2.0 MPi de 146 cv nas versões LX, S e EX, além do moderno 1.6 Turbo GDI de potentes 175 cv, equipado com câmbio sete marchas de dupla embreagem DCT, enquanto as versões mais baratas vem com câmbio automático IVT, uma versão da Kia do conhecido câmbio automático CVT.
As dimensões do Kia Seltos são interessantes, embora seja considerado um SUV compacto, ele tem um excelente espaço interno, a cabine mede generosos 4.37 m de comprimento (são 14 cm a mais do que um Jeep Renegade), já a largura fica em 1.80 metros, a altura em 1.61 metros, e o entre eixos fica em 2.63 metros, medidas que garantem um ótimo espaço interno, estas medidas são muito maiores do que as dos rivais da categoria, como Chevrolet Tracker e Nissan Kicks, sendo o Kia um pouco maior também comparado ao VW T-Cross e o Honda HR-V.
O porta-malas do Kia Seltos tem capacidade para 435 litros uma ótima média para a categoria, enquanto a cabine acomoda com muito conforto até cinco passageiros adultos.
No mercado norte-americano, onde o Seltos começou a ser vendido na metade de 2020, o SUV compacto da Kia é ofertado em 5 versões, LX, S, EX, S Turbo e SX Turbo. Os preços do Seltos nos EUA começam em US$ 21.990 e vão até US$ 27.890. Enquanto que no México o Seltos conta com 4 versões: EX, EX Pack, SX e GT Line.
No Brasil o Kia Seltos deve ficar como uma opção mais luxuosa e equipada frente aos SUVs de entrada, ficando acima do Novo Creta, podemos esperar que seus preços no Brasil comecem na casa dos R$ 120 mil, podendo chegar aos R$ 140 mil na configuração mais equipada. Lembrando que os valores do Seltos no Brasil não serão baratos, já que SUV virá importado da Coreia, assim como o Sportage, portanto ele pegará imposto de importação, isso pelo menos em um primeiro momento, já que a Kia tem planos de passar a produzir o Seltos no México em breve, ai sim os preços do Seltos devem ser mais competitivos no Brasil, já que assim como o Cerato ele não pagaria imposto de importação.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários