kia seltos 2026
Acima uma projeção do Kia Seltos 2026 feito pelo site TheKoreaCarblog
Desde o final do ano passado a Kia vem testando lá fora a nova geração do Seltos. Para quem não conhece este modelo é uma espécie de Hyundai Creta da Kia, ambos são feitos sobre a plataforma J5. Agora em 2025 o carro vai passar por uma pesada transformação ganhando um visual muito mais moderno e um interior com novas tecnologias. Porém a noticia que mais importa para nós é a possibilidade deste modelo atualizado passar a ser fabricado no Uruguai o que encaminharia sua vinda ao Brasil.
Índice desta matéria
Segundo informações apuradas pelo site AutosSegredos o Kia Seltos em 2026 ou 2027 deve ser produzido de modo CKD na fabrica da empresa Nordex no Uruguai, a mesma planta que atualmente fabrica o Kia Bongo vendido aqui no Brasil. Lembrando que no regime de produção CKD o carro viria importado da Coreia do Sul em partes e completamente desmontado e seria montado no Uruguai, é o mesmo processo de produção que a CAOA Chery já utiliza no Brasil.
Com a produção aqui na América Latina o Seltos teria grandes chances de chegar ao Brasil, já que veículos feito no Mercosul não pagam impostos de importação.
Lançado em 2019 e reestilizado em 2022 o Kia Seltos é há um bom tempo cotado para vir ao Brasil, ele é um dos carros mais vendidos da Kia no mundo – perdendo apenas para o Sportage, é oferecido em dezenas de países, desde a Índia até os EUA, passando por Coreia do Sul e Austrália.
Ao invés de trazer o Seltos a Kia acabou optando por trazer o Stonic (leia sobre ele aqui), um SUV menor, porem que conta com o diferencial de ser híbrido, mas o Stonic que parte de R$ 149.900 está longe de fazer algum sucesso no nosso país, principalmente pelo seu tamanho compacto.
O principal problema para a chegada do Kia Seltos ao Brasil sempre foi o seu possível preço frente aos rivais, o dólar alto e o fato do carro não ser produzido em um país que possui acordo comercial com o Brasil (como o México ou os países do Mercosul: Argentina, Paraguai e Uruguai) acabou inviabilizando sua chegada.
Na pratica, o Kia Stonic que é rival de modelos como Hyundai Creta, VW T-Cross e Chevrolet Tracker, teria provavelmente preço acima dos R$ 200.000 caso viesse hoje ao Brasil. Porém essa história pode mudar caso de fato o carro atualizado passe a ser produzido aqui no nosso vizinho Uruguai.
Como dissemos desde o final do ano passado a Kia vem trabalhando na nova geração do Seltos. Na verdade não se trata de fato de uma nova geração, já que plataforma permanecerá a mesma, mas sim de uma transformação mais radical, assim como a Hyundai fez com o Creta 2025.
O modelo ganhará visual alinhado aos lançamentos recentes da Kia como os elétricos EV9 e EV3. Destaque para o estilo do conjunto ótico Full LED que promete ser bastante futurista e chamativo, toda a dianteira do modelo deve ser atualizada, assim como a traseira, o conjunto de lanternas terá tamanho reduzido e passará a ser integrado por uma barra de LED.
As rodas de liga leve também serão semelhantes as vistas em outros modelos mais novos da Kia.
O interior também promete mudar bastante, além de uma nova central multimídia o carro deve ganhar materiais de maior qualidade e o desenho do painel promete ficar mais limpo perdendo alguns botões que migrarão para a tela do sistema multimídia. O SUV também promete receber novos equipamentos de segurança como um pacote ADAS LEVEL 2.
Em termos de motores é esperado que o Kia Seltos 2026 siga com a família atual: 1.5L aspirado, 1.5L diesel, 1.4 turbo e o 1.6 turbo usado no Creta. Além disso é cotado o lançamento de uma versão 1.6L a gasolina com tecnologia híbrida.
As dimensões do Kia Seltos 2026 não devem mudar neste novo modelo 2026, lembrando que o carro como compartilha a mesma plataforma com o Hyundai Creta tem as mesmas dimensões. Ou seja, comprimento é de 4.31 metros e distância entre eixos fica em 2.61 metros.
Tendo como base os países aqui da América Latina onde o Kia Seltos já é vendido, podemos ter uma base de qual motorização este SUV terá caso vinha para o Brasil. No Equador e no Paraguai a Kia aposta em um conjunto mecânico mais simples, o 1.5 aspirado a gasolina com 114 cv com câmbio manual ou automático ambos com seis marchas. Já no Chile, a Kia, além desta opção aposta também em algo mais caro e premium, traz o Seltos com motor 1.4 TGDi turbo a gasolina com 140 cv e câmbio automatizado DCT de sete marchas e dupla embreagem.
Para quem achou fraco, nos Estados Unidos o Kia Seltos em sua versão mais cara tem a opção do poderoso 1.6 turbo TGDi de 193 cv usado no Creta Ultimate aqui no Brasil.
Oficialmente a Kia não confirma a produção do Seltos no Uruguai, porém o caso isso ocorra e depois seja vendido no Brasil sem duvida seria um excelente representante para a Kia no segmentos dos SUVs compacto, revitalizando a marca no país, vamos torcer.
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.