Lançado no Brasil na década de 1990 o Kia Sportage é um dos SUVs mais tradicionais do mercado, agora em agosto de 2022 está desembarcando no Brasil a última geração do SUV, lançada lá fora no último ano, ele impressiona pelo arrojo de suas linhas e pela motorização que conta com tecnologia híbrida. Infelizmente como praticamente todos os carros, o novo Kia Sportage 2023 passou por um processo de encarecimento, disponível em duas versões de acabamento, tem preços de tabela de R$ 224.990 para a configuração de entrada ou de R$ 259.990 para a top de linha EX Prestige.
Índice desta matéria
Desenho Kia Sportage 2023
Logo de cara é impossível não reparar no visual do novo Kia Sportage 2023, o carro está muito mais bonito e arrojado. Em sua quinta geração o Sportage ganhou um estilo totalmente novo, inaugurando um novo padrão de design entre os carros da Kia, marcado pela dianteira agressiva, que recebeu uma grade maior e uma lamina d LED em formato de C, o conjunto de luzes é totalmente em LED.
De perfil o carro ficou mais robusto, os para-lamas foram ampliados dando um ar mais imponente a carroceria, as rodas são grandes aro 19 na versão top EX Prestige ou 18 na versão EX. Os retrovisores que antes ficavam na altura da janela, foram reposicionados na nova geração para as portas.
A traseira também é bonita, tem como destaque lanternas grandes em LED com efeito 3D de profundidade, com um efeito muito interessante a noite quando acessas, elas são ligadas por um friso em vidro que corta a traseira do Sportage de um lado ao outro, além disso o para-choque tem acabamento em Black Piano e detalhes em alumínio, o que confere um perfil bastante sofisticado ao modelo coreano.
Motor Novo Kia Sportage 2023
Além do visual que promete chamar atenção nas ruas, o destaque principal do Novo Kia Sportage 2023 fica por conta de sua motorização, a nova geração conta com tecnologia híbrida leve (MHEV) de 48v, que promete deixar o modelo muito mais econômico, principalmente rodando na cidade.
O SUV traz um bloco 1.6L turbo com injeção direta e movido a gasolina. O bloco desenvolve bons 180 cv e 27 kgfm de torque. A tração é 4×2 dianteira e o câmbio é talvez a parte mais polêmica do conjunto, uma transmissão do tipo DCT (automatizado dupla embreagem) com sete velocidade, aqui permita nos afirmar que este câmbio mata o consumo do Sportage híbrido.
O Kia Sportage 2023, de acordo com dados do Inmetro, faz em média 11.5 km/l na cidade, porém apenas 12.1 km/l na estrada, lembrando que ele bebe apenas gasolina. Não é um consumo extremamente impressionante, porém está muito bom para um SUV com quase 200 CV, vem recheado de equipamentos e pesa pesados 1600 kg.
Câmbio DCT do Sportage mata o consumo…
A não ser que você for rodar a maior parte do tempo apenas na cidade, não achará o Sportage híbrido realmente econômico, por exemplo o Toyota Corolla Cross com seu motor 2.0 flex de 177 cv, sem qualquer sistema híbrido, consegue ser mais econômico que o Kia na estrada e tem exatamente o mesmo consumo na cidade. Poxa, mas como assim?
Acreditamos que a resposta está no câmbio DCT de dupla embreagem do Kia Sportage 2023, enquanto o Corolla Cross 2.0 flex não híbrido, usa um câmbio automático CVT capaz de simular até 10 marchas, o DCT do Kia tem dupla embreagem e sete marchas.
Na pratica rodando na estrada, o câmbio CVT do Corolla Cross é capaz de manter a rotação do motor em um regime muito mais baixo em relação ao DCT do Kia Sportage, o que acaba matando a eficiência do conjunto híbrido no Kia.
Isso também acontece com o Jeep Compass 1.3 turbo flex, que sofre com o consumo alto devido ao câmbio automático de apenas seis marchas, que prejudica bastante o consumo. O Compass não passa dos 10 km/l na estrada com gasolina.
Desempenho do novo Sportage é superior aos rivais…
Porém calma, não fique bravo com a Kia ainda por causa do uso do câmbio DCT no Sportage, ele esta lá por um motivo, desempenho, o câmbio DCT permite uma condução muito mais esportiva e divertida por ter duas embreagem, ao engatar uma marcha, ao mesmo tempo o câmbio já engatilha a próxima marcha, diminuindo o tempo perdido durante as trocas. De forma pratica, isso melhora bastante o desempenho, sendo muito melhor do que os rivais.
A aceleração de 0 a 100 km/h do Kia Sportage 2023 é feita em 9.1 segundos e a velocidade máxima fica em 200 km/h.
Comparado com a aceleração de 0 a 100 km/h do Toyota Corolla Cross híbrido, a diferença é brutal, são 4,1 segundos a favor do Kia, o híbrido da Toyota vai de 0 a 100 km/h em demorados 13 segundos e não vai além dos 178 km/h, enquanto que comparado com o Jeep Compass diesel ele é cerca de 1,5 segundos mais lento em aceleração na prova de 0 a 100 km/h.
Versões híbridas completas ficaram para depois
Lembrando ainda que o sistema híbrido do Kia Sportage que chega ao Brasil agora em agosto é MHIV ou seja, um sistema híbrido leve “básico” de apenas 48v, e não um sistema híbrido completo HEV, como é o caso do Corolla Cross, que chega a fazer 17 km/l na cidade.
O Kia Sportage tem sim versão HEV híbrida completa e a PHEV plugin híbrida, porém a Kia ainda não revela quando estas versões virão ao Brasil.
Banguela moderna…
Apesar de ser um sistema híbrido leve de 48v (mais fraco que o sistema híbrido completo), o Kia Sportage conta com um interessante modo “Velejar” que é uma espécie de “banguela” moderna, na qual em algumas situações, como em pisos planos em velocidades constantes ou em descidas, desliga por completo o motor a gasolina, sendo que o carro permanece em funcionamento apenas usando o motor elétrico, o motor elétrico também entra em ação quando é necessária mais potência, por exemplo ao sair de um semáforo, ou encarar uma serra ou ladeira, dando uma ajudinha extra ao motor a gasolina.
Interior Sportage 2023
Passando para o interior, a cabine do Sportage 2023 também enche os olhos, é nítido a evolução em relação ao carro anterior, além de trazer uma melhor qualidade de construção há muito mais tecnologia à bordo. Ocorreu uma redução na quantidade de botões, boa parte dos comandos são agora de superfície lisa, o que confere um aspecto mais limpo.
Porém o grande destaque é mesmo o sistema Supervision Cluster, composto pela tela da multimídia integrado com o painel de instrumentos, são duas telas de 12.3 polegadas cada, que formam uma grande tela curva de alta resolução, sendo que a tela do painel de instrumentos pode ser totalmente customizada ao gosto do motorista.
Um detalhe importante é que na versão mais barata EX, a multimídia tem tela menor com apenas 8 polegadas sem Wi-Fi ao invés de 12.3 polegadas com Wi-Fi e o painel digital apesar de ter 12.3 polegadas é mais simples tem menos opções de configurações e exibição.
Equipamentos Kia Sportage EX 2023 – R$ 224.990
Apesar de mais caro que do que a maioria dos rivais, a lista de equipamentos do Kia Sportage 2023, fazem valer a pena o dinheiro a mais investido em comparação por exemplo com o Jeep Compass ou Toyota Corolla Cross.
Desde da versão mais simples EX, o novo Kia Sportage 2023 vem muito bem equipado, trazendo: Ar condicionado digital automático dual zone com saída para o banco traseiro, banco do motorista com ajustes elétricos incluindo ajuste lombar, bancos forrados com couro sintético, bancos dianteiros com aquecimento em três níveis, direção elétrica, descansa braços na dianteira e na traseira, freios de estacionamento com acionamento eletrônico, duas entradas USB, tomada USB do tipo C para os ocupantes do banco traseiro, volante revestido em couro com aquecimento, vidros elétricos nas quatro portas com função um toque e antiesmagamento apenas no lado do motorista, isolação acústica no compartimento do motor, e ainda não acabou
Rodas de liga leve aro 18 com pneus 235/55R18, botão start/stop, chave inteligente com abertura das portas por aproximação, espelho retrovisor interno eletrocromico – anti ofuscamento, painel digital 12.3 polegadas, central multimídia com 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, partida remota com comando de ligar o motor a distância através do controle remoto da chave, piloto automático, sistema de som com seis alto-falantes, volante com ajuste de altura e profundidade, banco traseiro tri-partido, rack no teto, retrovisores elétricos com repetidores de seta e rebatimento automático assim que o carro estaciona.
Há ainda faróis Full LED com acendimento automático e farol auto inteligente que não ofusca os outros motoristas, alerta de esquecimento de ocupantes no banco traseiro, frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, sensores que mantém o carro dentro da faixa de rodagem, monitoramento de pontos cegos, sensor de cansaço do motorista, assistente de partida em rampas, controle para descidas que vai freando o carro de forma automática, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, três modos diferentes de condução, monitoramento da pressão dos pneus.
Equipamentos Kia Sportage EX Prestige 2023 – R$ 259.990
Enfim até cansa falarmos da lista de equipamentos do Kia Sportage 2023 de tão extensa que é, a versão top de linha EX Prestige apesar de custar R$ 35.000 a mais em relação a versão EX normal, ela adiciona uma boa quantidade de itens, como rodas maiores, aro 19 com pneus 235/50R19, ao invés de aro 18, paddle shift – borboletas atrás do volante para fazer as trocas de marchas de forma manual sequencial, além disso, o couro sintético dos bancos na versão de entrada é trocado por couro natural e detalhes em camurça, na versão EX Prestige.
Outra mudança é o piloto automático adaptativo ao invés de convencional, lembrando que este piloto automático SCC além de manter a velocidade programada também conserva uma distância segura do veículo à frente acelerando e freando o Sportage de forma automática, ele conta com uma função especial para congestionamento na qual ele acompanha o anda e para do transito de forma automática, seguindo o carro da frente.
O Sportage EX Prestige ainda agrega carregador wireless para smartphones, alerta de prevenção de colisão traseira em trafego cruzado e alerta para colisão com frenagem frontal inclusive ao atravessar cruzamentos, sistema multimídia com tela de 12.3 polegadas e Wi-Fi, painel de instrumentos de 12.3 polegadas, totalmente configurável e com LCD de alta resolução e mais opções de visualização como exibição das câmeras de pontos monitoramento de cegos no painel.
Calma que ainda não acabou, há ainda teto solar panorâmico, sistema de câmeras 360 graus, sistema de monitoramento de pontos cegos mais evoluído com exibição das imagens no painel de instrumentos, console central mais moderno com seletor rotativo do câmbio (shift by wire) ao invés da alavanca, grade dianteira com padrão cromado fosco e em Black Piano, faróis de neblina também em LED, caixas de rodas com coberturas em Black Piano, coluna B externa com acabamento em preto brilhante, vidros elétricos dianteiros com função one touch e anti esmagamento, iluminação ambiente em LED, bancos dianteiros com sistema de ventilação, banco do passageiro também com ajustes elétricos, ar-condicionado digital automático dual zone com comandos do tipo touch screen, além de porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento, além de memória para a abertura da tampa que evita por exemplo da tampa bater no teto da garagem.
Analise preço, será um problema…
Enfim, o Novo Kia Sportage 2023 é um baita carro, um SUV muito bonito com design diferente e de muito bom gosto, bem equipado e com conjunto mecânico interessante, é uma pena que tenha um valor salgado para a realidade da maior partes dos brasileiros, um detalhe importante é que a geração anterior, tinha preços entre R$ 195.990 até R$ 229.000, ou seja, os valores do Sportage 2023 (R$ 224.990 e R$ 259.990) estão em um patamar muito superior ao modelo antigo e também aos rivais, o que deve complicar bastante a vida Novo Sportage no Brasil.
A seguir comparamos rapidamente o novo Sportage com os dois principais rivais no mercado e o custo/benefício não fica muito a favor do Kia, porém o espaço interno e acabamento o Sportage supera com folga os adversários.
Kia Sportage x Jeep Compass
Enquanto o Sportage 2023 mais barato parte de R$ 225 mil, o Jeep Compass, atual líder do segmento, tem versões muito mais acessíveis, começando em R$ 170.690, sendo que por R$ 220.000 já é possível colocar na garagem um Compass Longitude com motor diesel e tração 4×4, o Compass top de linha Limited ou Trailhawk 4×4 diesel, com pacote opcional de segurança similar ao do Sportage e teto solar panorâmico custa R$ 257.866, mesmo assim ainda mais barato em relação ao pedido pelo Sportage top de linha R$ 259.990, lembrando o motor diesel e tração 4×4, tem um valor agregado muito maior que o híbrido leve a gasolina, com tração 4×2 do Sportage.
Por exemplo, o torque do motor diesel do Compass é de 35,7 kgfm contra apenas 27 kgfm do Kia, o Compass diesel mesmo sendo 4×4 consegue ser mais econômico na estrada (13.7 km/l contra 12,1 km/l do Sportage), sendo que o Kia leva vantagem apenas na cidade (11,5 km/l contra apenas 10,4 km/l do Compass).
Kia Sportage x Toyota Corolla Cross
O Toyota Corolla Cross tem versões a partir de R$ 152.000, sendo que a versão híbrida completa do Corolla Cross sai por R$ 206.000, bem mais acessível do que o Kia Sportage de R$ 225.000, já vindo com o Toyota com conjunto híbrido completo capaz de fazer 17 km/l na cidade, enquanto que por R$ 177.000 o comprador leva o Corolla Cross completo com motor 2.0 flex de 177 cv, que acredite se quiser, de acordo com o Inmetro é mais econômico que o Kia Sportage híbrido, fazendo com gasolina 11.5 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada.
Bem se você assim como muita gente gostou do Sportage 2023 e dispõem de uma boa conta bancaria, saiba que terá que esperar para ter um desses na garagem, o primeiro lote de apenas 400 exemplares já está todo vendido e os próximos compradores terão que esperar um bom tempo para receber o carro, aos interessados a Kia disponibiliza em seu site uma ficha na qual os interessados podem preencher e entrar em uma espécie de fila de espera para o modelo.
Espaço interno do Kia Sportage supera os rivais…
Verdade seja dita, que o novo Kia Sportage leva uma grande vantagem sobre os rivais, em um item muito importante, o espaço interno maior, principalmente no banco traseiro, graças ao entre-eixos de 2,68 m (4 cm maior do que o Corolla Cross e 5 cm maios amplo do que o Jeep Compass).
Outro ponto importante em favor do Kia Sportage é o seu amplo porta malas com 565 litros, sendo 155 litros maior em relação ao Compass (410 litros) e 125 litros maior em relação ao Corolla Cross (440 litros), além de ser mais equipado e ter um acabamento mais luxuoso em relação ao rivais.
Uma resposta