*Atualizado em janeiro 2022
Este é o Novo Kia Sportage 2023, totalmente reestilizado, o SUV chega ao mercado trazendo tudo novo, ganhou uma carroceria maior, com linhas bastante arrojadas e um tanto polêmicas, além de uma cabine muito mais luxuosa e bem equipada, há novidades também sobre o capô, o Kia Sportage 2023 será eletrificado, apostará agora em versões híbridas.
Índice desta matéria
O lançamento do Novo Sportage 2023 estava agendado para o ano passado, porém a novidade acabou atrasando devido aos efeitos da pandemia do novo Corona vírus, o SUV da Kia, foi inteiramente renovado trazendo nesta nova geração uma nova e maior plataforma, a mesma do novo Hyundai Tucson 2023, e inaugura uma uma inédita linguagem de design entre os carros da marca Kia.
O destaque principal no novo conjunto visual do Kia Sportage 2023, fica por conta do estilos da dianteira e dos faróis, que são bastante chamativos, eles tem uma aparência futurista e tamanho grandes, tendo conjunto de luzes formado por faixas de LED e alguns canhões de LED, a grade frontal também é bastante generosa, cobrindo praticamente toda a parte dianteira do novo SUV, reforçando assim a aparência arrojada e agressiva deste novo modelo.
De perfil o Kia Sportage 2023 tem uma aparência mais sóbria, suas laterais contam com um estilo mais limpo e elegante, principalmente se comparado ao seu irmão de plataforma o Tucson 2022 que traz formas com vários vincos. No caso do Kia Sportage há apenas dois vincos nas laterais, um abaixo da altura das maçanetas e outro na parte traseira acima das maçanetas, esta solução de design serviu para deixar o modelo com um porte mais robusto e musculoso. Os retrovisores saíram das janelas e foram para a parte superior das portas.
O teto ficou mais baixo e curvo, o Sportage ganhou ainda uma versão com uma terceira janela lateral, detalhe que não existia na geração anterior.
Já a traseira conta com um aspecto mais minimalista, na nova geração as lanternas ficaram menores dando uma aparência mais limpa à tampa do porta-malas, as lanternas contam com efeito 3D de profundidade e todo o conjunto é em LED, elas são conectadas por um friso, que é bastante fino, destaque ainda para o para-choque traseiro, que tem um estilo esportivo com falsas saídas de ar, além de um acabamento refinado em Black Piano e detalhes na cor prata.
Outra novidade desta nova geração é que a Kia terá duas versões de tamanho para o Sportage 2023, uma versão global, que você vê na maioria das fotos, com três janelas laterais (4.66 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2.75 metros) e outra europeia com apenas duas janelas laterais, esta tem comprimento 4.51 metros e distância entre-eixos de 2.68 metros.
No Brasil é certo que teremos a versão europeia, mais curta, por justamente ser mais barata, a Kia inclusive já registrou esta versão no INPI (instituto nacional de patentes industriais), porém há a possibilidade do modelo também vir para cá com a opção de carroceria alongada.
Mesmo na versão mais curta, o Kia Sportage cresceu, tanto no comprimento quanto na largura em relação ao modelo atualmente presente no mercado brasileiro, o comprimento cresceu cerca de 4 cm, a distância entre-eixos cresceu 1 cm, o suficiente para permitir um maior espaço interno no banco traseiro e no porta-malas, que saltou de 500 para 591 litros, comparado então com a versão alongada (três janelas), que será vendida nos EUA o aumento no comprimento 20 cm e a distância entre-eixos cerca de 9 cm maior.
Certo é que nem todo mundo vai gostar desse novo visual futurista do novo Sportage 2023, porém é louvável que a Kia tenha buscado criar algo original, tenha ousadia para apostar em lançar um modelo com visual diferente do que se encontra no mercado de SUVs atualmente.
Além do visual, que está muito mais chamativo, outro grande destaque do Kia Sportage 2023 fica para o seu interior, a cabine subiu de nível tanto em matéria de equipamentos, quantos em acabamento.
O interior passa uma sensação de qualidade muito maior em relação a geração passada, o plástico duro, deu lugar a um acabamento todo revestido em couro, presente na maior parte das superfícies do painel e das portas, além disso, há vários detalhes em alumínio, cromado e em Black Piano.
Há uma série de elementos em comum, com o Novo Tucson, SUV que compartilha plataforma com o Novo Kia Sportage 2023, destaque para o painel digital de ultima geração com tela de 12.3 polegadas, que oferece grafismos nítidos em alta resolução e é unido em uma peça única com tela do sistema multimídia que também tem 12.3 polegadas, esta multimídia promete comandos intuitivos iguais ao de um smartphone, além de contar com funções comandadas por voz, internet 4G e Wi Fi à bordo.
A quantidade de botões na cabine foi diminuída para deixar a cabine com um aspecto mais limpo, boa parte dos comandos estão abrigado no novo console central, que fica em uma posição elevada, ainda como novidade, o Sportage perdeu a alavanca de câmbio, agora as marchas são selecionadas através de um botão giratório no console.
Com relação a motorização, o novo Kia Sportage 2023 terá como novidade versões híbridas, as opções de motores começam com o 1.6 turbo TGDi (injeção direta) com 150 cv de potência, este motor servirá de base para diversas opções híbridas, são elas: híbrida leve (MHEV) que combina o motor a combustão auxiliado por um pequeno gerador de 48 volts e que renderá um total de 180 cv, híbrida total (HEV) combinando o motor 1.6 turbo com um motor elétrico de 44.2kW, tendo 230 cv, a terceira versão será híbrida do tipo plugin (PHEV), que poderá ser carregada na tomada, um motor elétrico mais forte com 66.9kW somando um total de 265 cv.
A tração poderá ser 4×2 ou 4×4 variando de acordo com a versão, sendo que as versões híbridas (HEV e PHEV) terão de fábrica apenas tração 4×4, as versões normais e a híbrida leve MHEV, virão com um câmbio automatizado DCT de sete velocidades e dupla embreagem (7DCT), enquanto as versões híbridas terão câmbio automático de seis marchas 6AT.
Nos EUA o Sportage será vendido apenas na versão alongada, e por lá o modelo terá um conjunto mecânico próprio para este mercado, um motor 2.5 aspirado, 4 cilindros com 190 cv a gasolina, vindo com câmbio automático de 8 marchas.
No Brasil, tudo indica que teremos três versões, possivelmente começando pela opção mais barata com motor 1.6 turbo flex em torno de 150 cv a 160 cv gasolina/etanol, a versão híbrida leve com 180 cv (MHEV) e a híbrida normal (HEV) com 230 cv. Por questões de posicionamento de mercado acreditamos que a Kia não trará ao Brasil a versão plugin híbrida com 265 cv, já que por aqui a Kia deve apostar no SUV Niro que é um híbrido mais caro.
Lembrando que atualmente no Brasil o Kia Sportage usa um já antigo 2.0 Flex de 156 cv com gasolina ou 167 cv com etanol.
O Kia Sportage chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2022, porém esperamos valores muito mais salgados para esta nova geração, provavelmente o Kia Sportage 2023 deva custar na casa dos R$ 250.000 no Brasil, lembrando que o modelo atual já parte de R$ 185 mil no país.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.