Temos de sempre ter cuidado com as previsões de lançamentos da Kia para o Brasil, a operação da marca no Brasil sempre promete lançar novos carros no país porém os modelos acabam ficando apenas na promessa, há exemplos recentes como o SUV Seltos, prometido desde 2018, a novo Kia Soul e o SUV elétrico Niro, nenhum deles foi além dos rumores. Agora em julho surgiu mais um novo lançamento, esse pelo menos foi confirmado pela própria Kia, trata-se do SUV compacto Stonic, que tem porte similar ao do Jeep Renegade, ele é feito sobre a base do Kia Rio, e deve chegar ao Brasil em versão única SX com motor 1.0 turbo de 120 cv combinado com um sistema híbrido leve.
Índice desta matéria
A Kia ainda não deu uma estimativa do preço do Stonic 2022 no Brasil, porém possivelmente por se tratar de uma versão top de linha, esperamos um valor mais salgado em relação a rivais como VW Nivus, Tiggo 3X e Nissan Kicks, valores possivelmente na faixa dos R$ 140.000, já que o modelo virá importado da Coreia do Sul (pagará imposto de importação) e contará com tecnologia híbrida.
Lembrando que na Europa a versão GT Line, correspondente a que está sendo cotada a vir ao Brasil, sai por salgados 21,200 Libras esterlinas (equivalentes a R$ 150.800).
Em relação ao Seltos (que é feito sobre a mesma base do Hyundai Creta) e foi prometido para o nosso mercado anteriormente, o Kia Stonic 2022 é muito menor, ele mede 4.14 m de comprimento, por 1.76 m de largura e 1.52 m de altura, a distância entre-eixos fica em 2.58 metros, o seu porta-malas tem 332 litros, dimensões menores em relação a modelos como o atual Creta da Hyundai e o Jeep Renegade.
Portanto o Kia Stonic deve atrair o público pelo seu visual, tecnologia e equipamentos, ao invés do tamanho, que é relativamente compacto.
Sucesso em vários mercados ao redor do mundo, como na Europa, o Kia Stonic chama atenção pelo visual moderno e urbano. O modelo que será vendido no Brasil já virá com o último facelift aplicado ao carro lá fora, em meados do ano passado na sua linha 2021.
O Kia Stonic chegará ao Brasil já com modelo 2022. Em sua plástica de meia idade o carro ganhou novos para-choques, nova grade e novos faróis agora com tecnologia full-LED, a peça conta com quatro faixas de LEDs e deu um aspecto bastante moderno ao carro da Kia. As rodas de liga leve são aro 16 nas versões mais simples e 17 na opção mais cara tendo acabamento diamantado.
O visual do Novo Kia Stonic 2022 é bonito sem apelar para soluções de design exageradas. Pode não ser o visual mais belo ou impressionante do mundo, porém certamente ele tem capacidade para agradar a diferentes tipos de públicos. Lembrando que o Stonic é montado sobre a mesma base do Rio, porém tem um estilo completamente diferente em relação ao hatch.
Visando deixar o carro mais competitivo frente ao preço pedido, a Kia irá reservar para o Brasil apenas a versão top de linha SX do Stonic, essa configuração traz um bom nível de equipamento, como central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas e conectividade com smartphones sem a necessidade de cabo, ar condicionado digital com duas zonas independentes de temperatura, rodas em liga leve aro 17, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, GPS integrado na multi-mídia, sistema keyless com botão start/stop que dispensa o uso da chave para dar a partida no motor a destravar as portas, faróis Full LED, seis airbags, acabamento interno em couro, pedais em alumínio, sistema Stop and Go que desliga o motor quando o carro para de forma automática, auxílios para partida em ladeiras e para descidas, além da possibilidade de pintar o teto em uma cor diferente do restante da carroceria.
A lista de equipamentos do Kia Stonic SX inclui ainda recursos de segurança ainda raros no Brasil, como frenagem frontal de emergência automática com detecção de pedestres e ciclistas, auxílio para manter o carro dentro da faixa de rolagem – um sistema que avisa quando o carro sai da faixa e faz pequenas correções no volante, faróis com ajuste automático e anti-ofuscamento, como opcionais haverá piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos e alerta de trafego cruzado na traseira.
A Kia afirma que um dos diferenciais do Stonic no Brasil será a sua motorização, de acordo com a marca o Stonic será o carro híbrido mais barato do Brasil, posto que atualmente é ocupado pelo Corolla com preço na faixa dos R$ 160.000.
Porém ao contrários de SUVs como o Volvo XC40 e Toyota Corolla Cross, o sistema híbrido do Kia Stonic é do tipo leve, chamado pela marca de micro híbrido (MHEV) e não do tipo “hybrid” comum composto por dois motores, um elétrico e outro a gasolina. Ou seja, o Kia não pode ser impulsionado apenas pelo motor elétrico, no caso do Stonic existe apenas um sistema elétrico paralelo de 48v, alimentado por uma bateria de íon de lítio localizada no porta-malas (foto abaixo), o sistema recupera a energia gerada pelo motor e também pelos freios durante as frenagens.
O motor 1.0L Turbo GDI de 120 CV e 17.5 kgfm a gasolina, não tem nenhuma novidade em si, é o mesmo visto em algumas versões do Hyundai HB20 e de outros carros da Kia, esse bloco trabalha em conjunto com o gerador elétrico paralelo de 48 volts, com isso em algumas situações, como em acelerações, o motor a combustão ganha o auxílio extra deste sistema elétrico para assim economizar combustível, de acordo com dados de fábrica o Stonic com o sistema híbrido leve chega a fazer mais de 17 km/l em algumas situações.
O câmbio do Kia Stonic é automático DCT dupla embreagem e sete velocidades. O Stonic com seu motor 1.0 de 120 cv, vai de 0 a 100 km/h em 10.4 segundos e alcança os 185 km/h.
Faz tempo que a Kia não consegue acertar em um lançamento no Brasil, eles trouxeram no final de 2019 a nova geração do Cerato que é um carro muito interessante, porém não conseguiu emplacar no mercado, vendendo muito pouco, em 2020 a Kia trouxe ao Brasil o hatch Rio, porém o preço elevado e a falta de novidades, fizeram com que o modelo praticamente se tornasse uma raridade nas ruas e encalhasse nas revendas.
Enfim, o Kia Stonic 2022 tem uma série de atributos, é um carro bonito, bem equipado, e tem atrativo uma motorização que promete um consumo baixo de combustível. A questão determinante para o sucesso do Stonic no Brasil será o preço, que não pode ser muito mais alto do que os seus rivais, que são maiores e mais potentes.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários