Esta é a Kia Tasman, a primeira picape na história da montadora coreana. Como você já deve ter percebido está não é uma picape comum, a Tasman chega com o slogan “Dive into a New Dimension”, algo como: “mergulhe em uma nova dimensão”, ela traz uma proposta visual completamente diferente do que estamos acostumados a ver no segmento, é um visual único e bastante polêmico, o interior é tecnológico, porém, a Kia sabe o que o consumidor busca em uma pick up, por isso, a Tasman focará na resistência e confiabilidade para conquistar compradores, esqueça motores elétricos ou híbridos, a Tasman será raiz, apostará em motores diesel ou gasolina, tendo até 210 cv até 281 cv de potência, além de tração 4×4 inteligente.
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A Kia Tasman será uma picape raiz, com carroceria montada sobre chassi de longarinas, assim como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Suas dimensões são bastante amplas, será a maior picape da categoria, seu comprimento mede 5,41 m e a distância entre eixos é de 3,27 metros, comparada com a Toyota Hilux, a Tasman é 10 cm mais comprida e tem distância entre eixos nada menos do que 19 cm maior.
A caçamba da Kia também tem boas medidas, com 1,51 m de comprimento, 1,57 m de largura e 54 cm de profundidade, tendo litragem de 1,173 litros, por falar na caçamba, a picape da Kia terá de série tomada de 220 v na caçamba, bastante útil por exemplo para ligar uma ferramenta.
Como estamos falando em capacidades, a altura em relação ao solo da Kia Tasman é apenas razoável, na versão normal é de 25,2 cm, enquanto na versão mais off-road chamada e X-Pro, terá 28 cm de altura do solo, apesar de não ser ruim, ela é mais baixa que a Toyota Hilux que tem entre 28,6 cm a 32,3 cm de vão livre em relação ao chão.
Apesar de não ser muito alta, a Kia instalou as tomadas de ar de admissão do motor em uma posição mais elevada, para permitir a picape atravessar trechos alagados de até 80 cm de profundidade em velocidades de até 7 km/h.
A capacidade de carga é boa, fica dentro do esperado para sua categoria, varia entre 1,017 kg até 1,195 kg, a mesma de rivais como S10, Ranger e Hilux, a sua capacidade de reboque é muito boa, fica em 3,500 kg, maior que a das picapes atualmente no mercado, isso devido claro ao seu motor mais forte, lembrando que esta picape da Kia tem 280 cv.
Sem dúvidas a parte que mais chama atenção é o visual, a Kia Tasman tem estilo com linhas diferente do que estamos acostumados a ver nos carros – “ela parece aquelas picapes que a gente desenhava no caderno da escolha quanto éramos crianças”. Apesar de causar uma certa estranheza a primeira vista e certamente dividir opiniões, inegavelmente a Tasman não passará despercebida nas ruas.
Na dianteira ela tem uma enorme grade com estilo retrô, que lembra as antigas caminhonetes americanas da década de 1960, outra referência nostálgica são as caixas de rodas dianteiras que se projetam para fora, assim como na lendária Toyota Bandeirante, no caso da Kia as caixas de rodas são feitas em material plástico reciclado, com uso por exemplo de garrafas PET. Os faróis são compactos e trazem tecnologia Full LED.
As chapas das carrocerias são retas, só há vincos na parte inferior, na traseira também as caixas de rodas tem apliques em plástico, na traseira chama atenção também o estilo das lanternas em LED, que se projetam para fora da carroceria, o para-choque traseiro tem degraus nas pontas para facilitar o acesso ao compartimento de carga.
Lembrando que a Tasman terá versões com cabine dupla, cabine simples ou chassi cabine, na qual poderá ser adaptada uma carroceria. As rodas por padrão serão aro 17, enquanto as versões mais caras têm rodas aro 18.
A cabine da Kia Tasman é bem interessante, sendo menos polêmica em relação ao exterior, o painel de desenho bonito e aparenta boa construção, as saídas de ar ficam escondidas, no centro do painel há duas telas unidas em uma moldura única, cada tela de 12,4 polegadas, porém as versões mais baratas terão painel de instrumentos digital com tela menor, com apenas 5 polegadas.
O console central é alto e há diversos espaços para guardar objetos, não há alavanca de câmbio, assim como nas picapes américas as marchas são selecionadas através de uma alavanca atrás do volante.
Chama atenção também o bom acabamento da Kia Tasman, apesar de não haver luxos, vários plásticos e os revestimentos dos bancos são feitos com materiais reciclados, como PET e couro sintético bio-PU, os carpetes também é feito de material PET reciclado.
Entre os equipamentos há recursos como ar-condicionado dual zone com saída independente para o banco traseiro, bancos dianteiros elétricos, freio de estacionamento elétrico por botão com função auto hold, iluminação ambiente em LED, além do pacote ADAS Leve2 com piloto automático adaptativo ACC entre outros recursos.
O espaço interno da Kia Tasman agrada, graças a boa distância entre eixos o vão livre no banco traseiro é maior do que as rivais desta categoria, a Kia fala que o espaço no banco traseiro chega a 94 cm, o maior da categoria, outro ponto positivo é com relação aos espaços para guardar objetos, embaixo do banco traseiro há um grande compartimento para guardar ferramentas.
Pensando na confiabilidade, que é o principal ponto buscado por quem compra uma pick up, a Kia apostará em um conjunto mecânico potente porém tradicional, as versões de entrada virão com motor 2.2 turbo diesel, 4 cilindros com 210 cv de potência e 41 kgfm de torque, combinado com câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades, segundo a Kia, esta versão vai de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos.
As versões mais caras virão com um potente 2.5 turbo a gasolina com 281 cv de força e 42.1 kgfm de torque, vindo sempre com câmbio automático de oito marchas. Esta versão tem uma proposta mais esportiva, faz de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.
Em ambas as versões a velocidade máxima é limitada aos 185 km/h.
A suspensão da Kia Tasman, contará com amortecedores inteligentes, SDC, que prometem melhorar o conforto e diminuir ruídos internos.
Com exceção da uma única versão mais barata que é 4×2, todas as demais virão com tração 4×4 inteligente AWD, ela é capaz de se ajustar de forma automática a distribuição do torque entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com o piso. Há três modos de condução: ECO, Smart e Sport, sendo que no painel, além das opções: 2H (4×2), 4×4 Automática, 4x4H (alta) e 4×4 L (reduzida). Há ainda diferencial elétrico auto blocante, tudo acionando por botões no console central.
Ainda não há confirmação sobre a importação da Kia Tasman no Brasil, apesar da Kia afirmar que a picape produzida na Coreia do Sul será um carro global, a picape de início estará disponível em poucos mercados. A produção começará no primeiro semestre de 2025 na Coreia do Sul, mais tarde ainda em 2025 será vendida na Austrália, Arábia Saudita e Oriente Médio, além da África do Sul. Porém é só. Estados Unidos, Europa e aqui a América Latina, por enquanto não foi divulgada uma data de lançamento.
O problema do Brasil assim como nos Estados Unidos é o preço, como por enquanto a Kia não tem planos de produzir a Tasman na América, os impostos e custo e importação elevariam bastante o preço final do modelo neste lado do mundo, lembrando que o governo americano colocou recentemente taxa de 25% de importação para picapes. Uma solução para sua vinda seria uma possível produção no México, o que ainda não tem data ou previsão que vai ocorrer.
No Brasil picapes que são produzidas localmente ou aqui na Argentina, já superam os R$ 350 mil reais de preço, difícil imaginar a Kia Tasmam custando R$ 450 mil tendo boa procura no Brasil. Deixe a sua opinião.
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