A Kia vai revelar em breve sua primeira picape, o modelo que deve ser chamado de Tasman chegará para concorrer com Toyota Hilux e Ford Ranger. Após ter sido flagrada na Coreia do Sul, a pick up Kia foi fotografada essa semana rodando em testes sob o pesado inverno europeu, o que mostra que o seu desenvolvimento está bastante acelerado. A previsão é que a apresentação do modelo ocorra no final de 2024 e a Kia Tasman chegue as lojas nos primeiros meses de 2025.
Índice desta matéria
Como é possível ver nas fotos, a Kia Tasman ainda está rodando com uma pesada camuflagem, por isso nos flagras não é possível ter uma noção de como será o visual da picape, apesar disso, é possível notar que se trata de uma picape de médio porte, com comprimento acima dos 5 metros, praticamente o mesmo tamanho de modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
Na ocasião dos flagras a picape Kia estava rodando ao lado de um exemplar da Ford Ranger Raptor, note que ambas aparentam ter o mesmo tamanho.
Picapes tradicionais como Hilux, S10 e Ranger usam chassi independente, estrutura conhecida como “chassi de longarinas”, que é mais resistente aos esforços e ao peso da carga, enquanto 90% dos automóveis normais hoje usam chassi do tipo monobloco, na qual há uma plataforma modular com vários blocos que juntos formam a carroceria, como se fosse um “Lego”, possibilitando também que a mesa base seja usada por vários modelos diferentes. Portanto, construir uma picape não é tarefa fácil ou barata, principalmente pela alta complexidade no desenvolvimento da plataforma que tem de ser exclusiva.
No caso da Kia Tasman, a boa noticia é que ela será uma picape de verdade, com construção raiz, ou seja, nada de monobloco como acontece em modelos mais novos como Ram Rampage, Fiat Toro e Ford Maverick. A Kia está desenvolvimendo um chassi de longarinas exclusivo para esta picape.
Visualmente é esperado que a Kia Tasman tenha linhas próximas a lançamentos recentes da Kia, como o EV9 e o Sorento reestilizado recentemente, tendo uma carroceria com traços retos e quadrados. Na dianteira, o conjunto optico será dividido em dois segmentos, uma parte mais fina posicionada acima e duas barras de LEDs e uma posição vertical mais abaixo.
Já o interior promete combinar muita tecnologia com um desenho mais sóbrio do que o visto em outros carros recentes da Kia.
Entre os motores cotados para impulsionar a Kia Tasman estão um bloco 2.2 L, 4 cilindros, TurboCharge a gasolina, com potência entre 175 e 200 cavalos, além de uma variante mais potente dotada de um bloco 3.0 turbo diesel com potência acima 260 cavalos. A tração dependendo da versão irá variar em 4×2 traseira ou 4×4 inteligente.
Em um futuro próximo a picape Kia deve contar ainda com uma variante totalmente elétrica.
Inicialmente o foco da Kia Tasman serão os países da Ásia e Oceania, como Austrália e Tailândia, onde picapes como Toyota Hilux e Ford Ranger são bastante populares. Ainda não sabemos se o lançamento será oferecido em mercado fora da Ásia, como América do Norte, Europa ou aqui no Brasil.
Sendo que o principal problema para este picape se tornar um carro global da Kia é sua produção. Como é um modelo complexo e de base única, será necessário um alto e demorado investimento em uma linha de montagem fora da Coreia do Sul para produzir esta picape, o que ainda não há informação de quando ou se irá ocorrer.
Da mesma forma que importar a Tasman da Coreia do Sul para o Brasil ou para os Estados Unidos, colocaria o modelo em uma enorme desvantagem nestes mercados em relação as picapes produzidas localmente, devido aos custos de importação e impostos. Não custa lembrar que, no Brasil para você importar um carro terá que pagar cerca de 30% de imposto sobre o valor do veículo.
Enquanto outros segmentos da indústria automotiva, como hatchs e sedans, estão estagnados, o mercado de picapes segue firme e crescendo, fazendo com que montadoras que até então não tinham nenhuma tradição no segmento passaram a investir na categoria. Outra montadora que passou a investir no segmentos da picape é a chinesa BYD, em breve lançará uma inédita picape elétrica.
Fonte: Carscoops.com
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.