A Kia continua investido pesado nos SUVs, prova disso é que a montadora em apenas uma única semana lançou dois novos modelos desse tipo no mercado mundial, um é o Seltos, modelo que será vendido em mercados emergentes como México, Índia e Brasil já a partir do próximo ano, já nessa quinta-feira a Kia revelou o inédito XCeed, destinado ao mercado europeu o crossover chama atenção pelo visual moderno e minimalista.
Baseado no hatch Ceed (vendido apenas na Europa), o XCeed chega para disputar mercado com os aventureiros urbanos como o recém lançada Focus Active e Hyundai Kona, oficialmente ele é chamado de CUV (Crossover Utility Vehicle). Apesar de não parecer suas medidas são amplas, ele mede 4.39 m de comprimento, tem largura de 1.80 m e altura de 1.49 m. Já o entre-eixos é de 2.65 m o que garante um ótimo espaço interno. O porta-malas é de razoáveis 426 litros ou até 1.378 litros com o banco traseiro rebatido, ele forma um piso plano com o porta malas. Só para efeito de comparação o XCeed em dimensões é maior que alguns SUVs compactos no Brasil como Jeep Renegade, Ford Ecosport e Honda HR-V.
Índice desta matéria
Design:
Apesar do nome em comum com os outros modelos da família Ceed, o XCeed tem uma carroceria própria, com dimensões próprias.
Seguindo a linha de design visto nos demais modelos da família Ceed (Ceed hatch, ProCeed e ProCeed GT), o XCeed traz um estilo moderno e atraente, porém ao mesmo minimalista. A carroceria é imponente na dianteira a grade se projeta para fora e o para-choque tem amplas tomadas de ar. Destaque ainda para os grandes faróis full LEDs e a carroceria tem poucos vincos, o que dá um aspecto limpo ao carro, o teto é baixo e tem desenho curvo.
A traseira tem um aspecto robusto e a coluna “C” é bastante inclinada, assim como em um coupé, o que confere uma sensação de robustez e esportividade ao conjunto, outro ponto que chama atenção são as belas e grande lanternas com lentes de efeito 3D e iluminação por LED, além do para-choque com acabamento na cor prata e duas grandes saídas cromadas de escape embutidas no para-choque. De acordo com a marca haverão nada menos do que 12 opções de pintura para a carroceria e dependendo da versão as rodas serão aro 16 ou 18.
Interior:
A cabine do XCeed também agrada, assim como o desenho externo, o interior tem uma arquitetura moderna, o layout do painel é o mesmo vistos em outros modelos da linha Ceed, porém o acabamento é mais detalhado. De série ele vem com uma tela touchscreen de 8 polegadas, porém opcionalmente a tela pode ser trocada por uma peça de 10 polegadas. Além disso a tela tem a função split-screen, que permite exibir simultaneamente até três aplicativos.
O sistema multimídia, chamado de UVO Connect do XCeed é atualmente o mais moderno feito pela Kia, conta com conectividade total com smartphones, além de ter acesso a internet via chip SIM próprio (o mesmo tipo 4G usado por celulares), ele permite ao sistema multi-mídia do carro ter acesso em tempo real a diversas informações como mapas, pontos de interesse, previsão do tempo, condição do trafego, estacionamentos, serviços, tudo direto na tela do carro, além de ter acesso algumas funções remotas via smartphone como saber a localização do carro ou enviar uma rota para o GPS mesmo estando fora do carro.
Outro item que chama atenção é o cluster 100% digital de 12 polegadas, que pode ser configurado pelo motorista (foto abaixo).
O line-up de equipamentos disponível na versão top do Kia XCeed, inclui ainda teto solar panorâmico que cobre até o banco traseiro, faróis 100% de LEDs, dois modos eletrônicos de condução: Normal e Sport, rodas de liga leve aro 18 com acabamento diamantado e pneus 235/45 R18, ar condicionado digital com duas zonas de temperatura, sistema de som premium da marca JBL, carregador wireless para celular, bancos com sistema de aquecimento e refrigeração, volante com ajustes elétricos e aquecimento, tampa do porta malas com sistema elétrico de abertura e fechamento, para-brisa com aquecimento para desembaçar, retrovisores com rebatimento elétrico, além de um pacote de segurança, que inclui piloto automático adaptativo, que permite ao carro acelerar e frear automaticamente sempre mantendo uma distância segura do modelo que vai à frente. Há ainda sistema de estacionamento automático, farol alto com ajustes automático que não ofusca os outros motoristas, monitoramento de pontos cegos, auxilio para manter o carro dentro da faixa de rolagem.
Motores diesel, gasolina e elétrico plug-in:
Os motores a disposição do Kia XCeed são praticamente os mesmo das demais variantes da família Ceed, trazendo os motores turbo TGDi (turbo a gasolina com injeção direta de combustível), que inclui um bloco 1.0L, turbo capaz de desenvolver 120 hp e outro 1.4L turbo a gasolina com 140 hp. Enquanto a versão mais potente será a 1.6 turbo com interessantes 204 cv de força e 26.5 kgfm de torque.
Claro que haverá também opções movidas à diesel (bastante procuradas na Europa), a Kia oferecerá duas configurações: o 1.6L diesel Smartstream com 115 ou 136 hp.
A versão de entrada a 1.0 a gasolina vem de série equipada com uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, enquanto todas as demais trazem de série uma caixa automática de sete velocidades com dupla embreagem, além de duas opções de modos de condução Normal e Sport, eles alteram a resposta do acelerador, o peso do volante e as trocas de marchas. Todas as versões saem de fábrica com sistema Start/Stop.
Até 2020 a Kia promete ainda lançar uma versão do XCeed equipado com tecnologia mid-híbrida e outra do tipo plug-in híbrida. De acordo com a fabricante o carro na versão plug-in pode ser impulsionado apenas pelo motor elétrico sem beber uma gota de gasolina, nesse caso a autonomia é de 50 km.
O Kia XCeed não deve vir ao Brasil…
Na Europa as vendas do Kia XCeed começam já em setembro desse ano, o modelo ainda não teve seu preço divulgado. Se você gostou dele, infelizmente a Kia assim como acontece com os outros modelos da família Ceed, não deve importa-lo para o Brasil, por aqui a montadora deve apostar suas fichas no SUV compacto Seltos.