A Koenigsegg ainda não tem o mesmo prestigio e fama de marcas como Ferrari, Bugatti, Porsche e Lamborghini porém esta artesanal construtora de automóveis suéca faz carros que sem dúvidas são muito especiais, a mais nova estrela da Koenigsegg é Agera R, um superesportivo com um motor monstruoso de mais de 1000 cv e que terá seu lançamento oficial agora em março no Salão de Genebra.
Falando mais especificamente o Koenigsegg Agera R tem como grande atração sua força motriz, ou seja um motor central V8 bi-turbo de 5.0 litros flex, que bebe gasolina ou etanol (E85 que mistura 15% de gasolina e 85% de etanol) e é capaz de despejar nas rodas traseiras 940 cavalos de força e um impressionante torque de 112 kgfm isto quando abastecido com gasolina de 95 octanas. Quando este motor é V8 é alimentado por etanol os números impressionam ainda mais são 1.115 cv de força e 122.3 kgfm de torque máximo.
O câmbio também é novo, trata-se de uma caixa automatizada de sete marchas e dupla embreagem, esta transmissão traz embreagem com acionamento hidráulico. As trocas de marchas podem ser feitas de forma manual através de borboletas atrás do volante ou de forma totalmente automática.
A Koenigsegg decidiu por enquanto fazer segredo com relação aos números do desempenho do Agera R, porém a marca da uma pista ao afirmar que ele trará os pneus mais resistentes do mundo a alta velocidade, projetados especialmente para levar ao carro até os 419 km/h. Podemos ainda esperar uma aceleração de 0 a 100 km/h sendo feitas na casa dos 3 segundos.
As rodas Vortex Generating Rim (VGR) foram desenhadas para atuarem com turbinas para melhorar o downforce do carro em altas velocidades. O Koenigsegg Agera R traz ainda outras particularidades como uma espécie de bagageiro de fibra de carbono criando em parceria com a marca suíça Thule, esta peça pode ser instalada ou retirada no teto e serve como uma espécie de porta malas do carro. algo nunca visto em um superesportivo. Para quem gosta de sentir o vento nos cabelos e a liberdade de se guiar um carro conversível em altas velocidade, a capota é removível feita também fibra de carbono pode ser facilmente retirada, o problema é que não tem onde guarda-la.
O interior do Agera R mescla simplicidade com luxo e refinamento, destaque para o console central com muita modernidade, os revestimentos do painel, volante, bancos portas e teto são trazem materais nobres de alta qualidade, tudo foi feito a mão de forma artesanal.
A Koenigsegg não divulgou os preço, ou uma data de quando começará a vender o Agera R.