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A fabricante sueca Koenigsegg, quer o título de ter o carro de produção mais rápido do mundo, agora em março no Salão de Genebra, eles apresentarão ao mundo o One:1, um impressionante mega carro, que chega com números assustadores, como a relação de peso e potência de 1kg por cv, ou seja, o carro tem 1.341 hp de força no motor e pesa 1341 kg, dai o nome 1:1 (one:1), isso permite a esta super maquina suíça ir de 0 a 400 km/h em cerca de 20 segundos, marca difícil até de imaginar.
Tudo no Koenigsegg é feito para ser o melhor, ou melhor permitir ao carro ir mais rápido possível, sua carroceira é uma releitura melhorada e mais extrema dos antigos modelos da Koenigsegg, como o Agera e o CCX, toda feita em fibra de carbono, esta carroceria é similar a de um avião a jato, porém ao invés de ter apetrechos aerodinâmicos para permanecer no ar, o Koenigsegg traz asas e spoilers desenvolvidos para grudar o carro no chão em todas as condições, note o diferente aerofólio traseiro. Houve também uma exaustiva preocupação com o peso final do carro, ou seja, que esta melhor aerodinâmica não agregasse quilos extras ao peso do One:1, a solução foi usar fibra de carbono em quase tudo que fosse possível, até mesmo o assoalho e as rodas são em fibra de carbono, isso mesmo rodas em fibra de carbono elas são aro 19 na dianteira e 20 na traseira caçadas por pneus da Michelin que aguentam até 440 km/h. Ainda falando em sua construção o One:1 conta com aerodinâmica ativa e suspensão ajustável automaticamente.
A montadora suíça chama o One:1 de mega carro e isto não é atoa, movido por um V8 5.0 litros, 32 válvulas, todo feito em alumínio com peças em titânio, que auxiliado por duas turbinas e intecooler, literalmente falando é uma usina de força, gerando quase 1 megawatt de potência, são exatos 986 kw, traduzindo isso para números mais conhecidos, é igual a 1.341 hp, o torque também impressiona são 1.371 kgfm, obtidos a 6.000 rpm. Outra curiosidade é que este motor é flex, isso mesmo ele é compatível com gasolina comum e etanol E85, estes números de desempenho divulgados são obtidos com etanol.
A tração é traseira e a força do motor é distribuída para as rodas através de um câmbio automatizado com dupla embreagem e sete velocidades. Como dissemos os números divulgados impressionam, a velocidade máxima declarada pela Koenigsegg é de 436 km/h, que virtualmente faz do One:1 o carro de série mais rápido produzido na atualidade, superando o Bugatti Veyron Super Sport Vitasse que alcançou os 432 km/h e o Hennesey Venon GT que na semana passada atingiu os 435 km/h. O Koenigsegg One:1 é tão rápido que a fabricante não divulgou os dados de 0 a 100 km/h, apenas afirmou que sua criação vai de 0 a 400 km/h em 20 segundos.
E já que nem só de aceleração vive um carro, também é importante parar, a tarefa de frear o carro é também otimizada, graças a distribuição de peso de 41 % na dianteira e 56 % na traseira, o conjunto de freios teve que ser estudo e retrabalhado quase a perfeição, tão ou mais eficiente quanto o freio de um carro de F1, o One:1 possui enormes discos de cerâmica e carbono com 397mm de diâmetro na dianteira, com assistência e ventilação especial, mordido por pinças de nada menos do que seis pistões – um carro comum possui freio com pinça de apenas 1 pistão. Na traseira o conjunto possui disco de 380mm ventilados e mordidos por pinças de 4 pistões. Este sofisticado conjunto precisa de apenas 10 segundos para estancar a zero a velocidade do carro vindo a 400 km/h, isso mesmo 400km/h a 0 km/h em 10 segundos. Ou seja, se os números divulgados pela Koenigsegg estiverem corretos o One:1 precisa de cerca de 30 segundos para ir de 0 a 400 km/h e voltar a 0.
No detalhe acima o pistão do motor do Koenigsegg One:1 feito em titânio e abaixo o aerofólio traseiro ajustável de acordo com a velocidade
Antes de terminarmos vamos falar da tecnologia a bordo do carro, com um sistema multi-mídia o piloto, dono do carro tem a sua disposição, o modo Track, (pista), neste modo é possível ajustar de forma eletrônica o chassi do carro e a aerodinâmica, até ai tudo bem sem muita novidade, já que outros carros também fazem isso, porém o Koenigsegg através da internet 3G e sinal de GPS, entra na internet e baixa o circuito que será percorrido e suas características, como se fosse uma espécie de telemetria da F1, que funciona através de um aplicativo do iPhone, além de ajustar o carro, permite ao motorista gravar seus tempos de volta e telemetria – informações gerais sobre o carro durante a volta, além de receber atualizações do software do carro no mesmo aplicativo. Pena, verdade seja dita que quase nenhum dos milionários donos do Koenigsegg One:1 terá coragem de levar para a pista essa maquina, para extrair todo seu potencial.
E o preço do Koenigsegg One:1? bem, segundo a própria montadora não importa, a fabricante nem cogita comentar isso, apenas informa que o carro será ultra exclusivo, serão produzidas apenas 6 unidades, e infelizmente para os possíveis interessados todas já foram vendidas, antes mesmo do lançamento oficial.