Um dos lançamentos mais aguardados de 2023 acaba de ser oficialmente apresentado, a japonesa Mitsubishi revelou nessa quinta feira (27 de julho) a nova geração da L200 Triton. Esta foi a maior mudança já sofrida pela L200, a pickup trocou tudo, ganhou visual completamente diferente, carroceria maior, chassi mais robusto, interior moderno e com maior espaço, além de novas opções de motores. Porém calma, apesar de estar sendo revelada agora em 2023, a Nova L200 Triton chegará ao Brasil apenas no final de 2024 como L200 2025.
Índice desta matéria
Começando pelo visual, em uma olhada rápida já fica claro que a Mitsubishi L200 2024 mudou por completo, o pessoal do design da Mitsubishi promoveu uma mudança radical – e um tanto polêmica na picape, não há nenhum resquício visual da geração passada.
Em sua sexta geração, a L200 Triton 2024 passar a contar com um estilo mais robusto, “quadrado” e imponente, baseado no protótipo XRT Concept, sua dianteira se destaca pelo desenho da grade e o estilo dos faróis full LED divididos em três segmentos distintos.
São luzes para todos os gostos e necessidades, na porção superior há filetes de LED que servem como luzes de rodagem diurna DRL, ao centro está o conjunto principal de luzes (faróis alto e baixo, além das setas), enquanto um pouco mais abaixo ficam os faróis auxiliares, os famosos faróis de neblina.
O estilo da nova L200 Triton 2024 deve dividir opiniões, principalmente porque a geração anterior da L200 era muito elogiada pelo seu desenho moderno e equilibrado, o novo modelo tem uma proposta bastante diferente. Gostou do novo design da L200? Deixe sua opinião.
Se destacam ainda no visual, as amplas caixas de rodas com maior projeção para fora, que deixam a picape com aspecto mais largo e imponente, sensação esta que é reforçada pelos novos vincos laterais.
Enquanto que na traseira, a Mitsubishi optou por fazer um desenho conservador e sem muitas novidades, destaque para as lanternas grandes e com iluminação total por LED.
Por fim, a picape recebeu novas opções de cores, que fogem das opções protocolares – preto e cinza, entre elas a cor laranja Yamabuki Orange, que equipa um dos modelos da fotos.
O desenho da carroceria não era um grande problema para a Mitsubishi L200, mesmo tendo sido lançada em 2015 a picape ainda continuava com desenho moderno e atual, chamando bastante atenção nas ruas mesmo 7 anos após seu lançamento. Porém, o mesmo não se podia dizer do interior, que já denunciava a idade avançada do projeto, a cabine tinha uma acabamento muito simples, para um veículo que no Brasil custa mais de R$ 300.000 atualmente.
A Mitsubishi subir o nível do interior nesta nova geração, a L200 Triton 2024 é muito mais luxuosa, moderna e confortável do que sua antecessora. Painel e portas contam agora com materiais de toque suave imitando couro, passando uma imagem mais premium e agradável a bordo.
Os bancos também foram reprojetados, segundo a Mitsubishi têm suportes mais firmes para as costas e lombar, reduzindo o cansaço em viagens longas, a altura da base no assento foi elevada em 20 mm, o que além de melhorar a ergonomia, também favorece uma melhor visibilidade ao dirigir.
Por falar na visibilidade, as colunas “A” do para-brisa fica em uma posição mais vertical, o que também ajuda na hora de entrar e sair do carro, já que o vão de abertura das portas ficou maior.
Em termos de equipamentos a Mitsubishi destaca novos comandos remotos e serviços de conectividade. É possível de forma remota, através do smartphone do dono, ligar o motor, o ar-condicionado, as luzes, além de saber status de funcionamento do veículo, como nível de combustível, óleo, pressão dos pneus, além da localização em tempo real e enviar pedidos de emergência em caso de acidente, na qual a localização do veículo é enviada automaticamente.
Apesar das evoluções no acabamento e no visual da cabine, a Mitsubishi L200 ainda fica devendo um pouco mais de modernidade nos equipamentos embarcados, por exemplo, não foi desta vez que a pickup L200 ganhou painel digital – já existente na rival Ford Ranger, também ficou de fora da lista o freio de estacionamento eletrônico por botão, está presente a velha e já ultrapassada alavanca.
Na parte da segurança também não há grandes novidades, a picape mantém nas versões mais caras equipamentos como piloto automático adaptativo ACC, frenagem frontal automática com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de mudança de faixa e monitoramento de pontos cegos, além de alerta de trafego cruzado traseiro, lembrando que estes itens não são novidades em si, existem na picape desde 2020. Porém há alguns updates como o sistema de frenagem frontal que agora também serve para prevenir colisões em cruzamentos, detectando a presença de veículos cruzando a frente da L200 ao parar em um cruzamento, caso o motorista não perceba o sistema pode acionar os freios sozinho.
Há ainda um novo sistema que monitora o nível de atenção do motorista e o alerta caso ele apresente sinais de sonolência.
Como é possível observar nas fotos a Nova L200 Triton 2024 tem dimensões generosas, mede agora 5,36 m de comprimento (alta de 8 cm em relação ao modelo anterior) 1,93 m de largura (+ 9 cm) e 1,815 mm de altura (+2 cm). Já o entre eixos é de 3,13 m (13 cm extras), ou seja, o espaço interno nesta nova geração da L200 foi ampliado consideravelmente, principalmente no banco traseiro.
As medidas maiores também melhoraram o espaço para a carga na caçamba, devido ao novo chassi, o piso da caçamba foi rebaixado em 4.5 cm, ficando agora a 82 cm do chão, o que facilita o acesso ao compartimento de carga, nesta mesma pegada, o para-choque agora é feito em aço reforçado para servir de degrau para acessar a caçamba.
Infelizmente a Mitsubishi ainda não divulgou os dados com relação as dimensões da caçamba e a capacidade de carga do novo modelo.
Apesar de ser maior, o novo chassi da L200 2024 consegue ser mais leve e firme que o anterior, isso graças ao uso de um novo aço de alta resistência a torção, (1180 MPa), este aço mais forte aumenta a rigidez da L200 em impressionantes 40%, comparado com a atual geração nas lojas, ou seja, a robustez da nova pick up não fica apenas no visual. Importante comentar que o aço mais forte, também melhora a segurança em caso de colisões.
Passando para os motores, a Nova L200 Triton 2024 será oferecida com três opções, todas tendo como base o novo 2.4L turbo diesel 4 cilindros (4N16), com 150 CV (33 kgfm de torque), 184 CV (43 kgfm de torque) ou 204 CV e 47 kgfm.
Atualmente a L200 Triton Sport vendida no Brasil usa um 2.4 diesel com 190 cv e 44 kgm, portanto houve uma evolução nesta nova geração, que além de maior potência incorpora novos recursos como uma turbina de geometria variável.
Porém fato é que, quem esperava um bloco mais potente deve ser decepcionar com a Mitsubishi. Não custa lembrar que hoje rivais como a Toyota Hilux, Ford Ranger e VW Amarok, já ofertam ao seus compradores motores diesel bem mais potentes, com cerca de 230 cv a 250 cv.
Não há evoluções no câmbio, a Mitsubishi segue com a já conhecida caixa automática de seis velocidades, enquanto as versões mais baratas ou destinadas a empresas, usam câmbio manual também de seis marchas.
A suspensão da L200 2024 é totalmente nova, apesar de ter a mesma arquitetura, tanto o conjunto dianteiro e traseiro foram reprojetados ficando mais firme e confortável, houve um aumento na altura de amortecimento em 20 mm.
Como não poderia deixar de ser em um autentico Mitsubishi com vocação para o campo e o off-road, a L200 vem com tração integral nas quatro rodas. Tratasse do sistema Super Seletect 4WD-II, que permite alterar a tração do carro em movimento (0 a 110 km/h) entre vários tipos de uso:
2H (tração traseira), 4H (tração 4×4 padrão), 4HLo (4×4 com diferencial central travado útil para situações de baixa tração), 4LLc (4×4 reduzida com diferencial travado – útil para encarar trechos extremos como lamas ou vencer obstáculos).
Nesta nova geração, a L200 passou de 4 para sete modos de condução: Normal (40% dianteira / 60% traseira), ECO (4×2 para economizar combustível), Gravel (cascalho), Snow (pisos escorregadios), Mud (lama), Sand (areia) e Rock (pedra). Sendo que em cada um destes modos além da distribuição da tração, também é alterada a resposta do motor, peso e sensibilidade do volante e as trocas de marchas.
Enfim a aguardada sexta geração da L200 Triton traz importantes avanços em relação ao modelo anterior, a picape que já era símbolo de robustez, ganhou ainda mais capacidade, seu interior que deixava a desejar foi substituído por uma moderna cabine dotada de novas tecnológias. Certamente muita gente não curtiu o novo visual, preferia algo que remetesse a quinta geração ou que tivesse linhas mais esportivas. Resta agora só saber os preços do modelo no Brasil e sua data de estreia no mercado local.
A Mitsubishi que na década de 1990 foi uma das maiores montadoras do mundo, hoje vive dias difíceis, sem nenhum veículo global com número expressivo em vendas, dai a importância desta nova geração da L200 para a marca japonesa.
Lançado em 1978 a Mitsubishi L200 é uma das picapes mais vendidas e tradicionais do planeta, desde o seu lançamento já foram comercializados mais de 5 milhões de exemplares em 150 países ao redor do mundo.
O modelo que hoje é produzido apenas na Tailândia e no Brasil, depois de um hiato de 12 anos voltará a ser comercializado no Japão. A produção do modelo lá na Tailândia já começou, porém de inicio a picape irá atender apenas ao mercado doméstico, somente a partir de 2024 começará a ser exportada.
A Mitsubishi quer levar esta nova geração da L200 a novos mercados a partir de 2024, eles esperam comercializar a picape em cerca de 100 países, emplacando algo em torno de 200.000 exemplares anuais, um número bastante ambicioso.
No Brasil atualmente a Mitsubishi L200 briga com a Ford Ranger pela terceira posição no ranking de vendas, ficando atrás da líder Toyota Hilux e vice líder Chevrolet S10. De janeiro até junho de 2023 a L200 emplacou no Brasil 5.229 unidades, enquanto a Ranger 8.326.
Fonte Mitsubishi Motors
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários