Aqui está um dos mais famosos casos de carro durável, a montadora russa AutoVAZ, conhecida mais popularmente por Lada, apresentou esta semana uma reestilização para o veteraníssimo Lada Niva, o 4×4 é o mesmo desde 1977, conservando a mesma carroceria, plataforma e interior. E parece que o Niva ainda vai longe, a Lada apresentou a linha 2014/2015 do modelo com leves retoques.
As mudanças visam deixar o Lada Niva Urban um pouco mais moderninho, a dianteira ganhou uma nova grade integrada aos faróis, um novo e mais atraente para-choque pintado na cor da carroceria, há ainda inéditas roda de alumínio aro 17, enquanto na traseira o carro ganhou um novo para-choque, mais encorpado, e pintado na cor da carroceria.
Por dentro o Lada Nivan Urban 4×4 teve apenas sutis mudanças, conservando praticamente o mesmo interior do Niva do final da década de 1970, tendo como novidade apenas melhorias na isolação interna para diminuir os ruídos, além de novos equipamentos de série, agora o Niva sai de fábrica equipado com ar-condicionado vidros e travas elétricas, além de espelhos externos com sistema de aquecimento, para desembaçar.
Na parte mecânica não há nenhuma grande novidade, o Lada Niva Urban continua movido por um motor 1.7, 4 cilindros, a gasolina que desenvolve 80 cv, este bloco é acoplado com uma caixa de câmbio manual de 5 marchas, a tração é a robusta 4×4, ela possui três diferenciais, frontal, central e traseiro.
Dados de fábrica afirmam que o Lada Niva vai de 0 a 100 km/h em 22 segundos e alcança os 137 km/h.
O lançamento oficial do novo Lada Niva 2014/2015 acontece em agosto no Salão de Moscou, na principal mostra automotiva da Rússia. E como o tradicional Niva, parece não ter pressa para mudar, rumores da imprensa especializada russa, apontam que o veterano 4×4 fica assim pelo menos até 2016, quando pode ganhar uma geração totalmente nova.
Para quem não se lembra o Niva é um dos modelo que foi trazido ao Brasil pela Lada em sua curta história de vendas no país, ele foi importado para cá durante os anos de 1990 a 1995, tinha motor 1.6 a gasolina, carburado com 76 cv.