Um mito da indústria automotiva russa, o Lada Samara, deixou de ser produzido esta semana, lançado por lá em 1984, o Lada Samara foi considerado como um divisor de águas para os automóveis da Rússia, principalmente pela sua modernidade, praticidade, valentia e um preço acessível a todos os camaradas russos e também por permitir a Lada chegar as novos mercados, como por exemplo no Brasil.
O Lada Samara, também conhecido como Sputnick, Forma, Sagona e por números como Lada 113, passou por poucas atualizações em seus 30 anos de vida, apenas retoques como uma nova dianteira, ganhando novos faróis, para-choques e lanternas traseiras.
A última unidade do Samara saiu da linha de montagem no dia 24 de dezembro, e contava com motor 1.6 8v a gasolina com 83 cv de potência, este motor e unido com uma carroceira leve, permitira ao Samara ter consumo médio de 13.9 km/l.
No Brasil o Lada Samara teve vida curta, assim como as atividades da marca russa por aqui. Ele chegou em 1990 com a abertura do mercado brasileiro para carros importados, além do Samara a Lada trouxe na mesma leva o sedan Laika, o Laika Station Wagon e o utilitário 4×4 Lada Niva. Os carros eram duráveis e com manutenção simples, pelo menos é que prometia na teoria na pratica era um pouco diferente. Porém seu design pouco atrativo, e a mecânica já ultrapassada frente as inovações da concorrência no começo da década de 1990, deixaram os “Ladas” de lado nas lojas, e a fabricante russa encerrou suas atividades no Brasil em 1995, devido ao baixo volume de vendas.
Por aqui o Samara chegou com um motor 1.5 carburado, capaz de desenvolver 71 cv, mais tarde também foi disponibilizado no mercado uma versão 1.3 com 67 cv e 1.1 com 56 cv.
Na Rússia o Lada Samara foi um dos carros mais vendidos da história do país, ele agora será substituído em parte pelo sedan Granta, um modelo bastante moderno.