Clique na imagem para ampliar
Como sua grande atração para o tradicional Salão de Genebra, a Lamborghini apresenta no evento o Aventador LP750-4 SV, trata-se de uma versão mais evoluída do Aventador, o modelo traz visual mais arrojado e aerodinâmico, com várias partes em fibra de carbono, porém não é só isso, para ir além a receita adotada foi fácil, reduzir o peso e aumentar a potência, como resultado este novo Lambo vai de 0 a 100 km/h em apenas 2.8 segundos.
O SV agregado ao nome do carro vem de Superveloce, um termo emocional encontrado para a Lamborghini para indicar que eles foram além, deixaram sua criação ainda mais veloz e emocionante, a própria montadora italiana afirma que este Aventador SuperVeloce é o modelo mais exclusivo, puro e emocional já feito na história da marca.
Achou um pouco exagerado? Porém não é não, este é simplesmente o Lamborghini de produção mais potente e veloz já feito, os engenheiros da marca, conseguiram extrair mais 50 cv do motor V12 aspirado já usado pelo Aventador, no caso do novo modelo a potência extraída deste motor 12 cilindros de 6.5 litros e 48 válvulas, é de 750 cv a 8400 rpm e o torque é de 69 kgfm obtidos a 5500 rpm.
50 a mais e 50 a menos…
Enquanto o motor ficou 50 cv mais potente, este novo e mais extremo Aventador é também 50 kg mais leve, graças ao aprimoramento de vários componentes do carro e ao uso constante da fibra de carbono, o peso total do Aventador LP750-4 SV é de 1525 kg, ou seja, 50 kg mais leve do que o Aventador normal, conferindo a impressionante relação de peso potência de 2,03 kg/cv, ou seja, cada cavalo do motor tem a missão de mover apenas 2.03kg do carro.
Quase tão rápido quanto um F1…
Em termos de desempenho o Aventador LP750-4 SV é quase tão rápido em aceleração quanto um carro de Fórmula 1, ou o famoso Bugatti Veyron, o novo Lamborghini vai de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos, apenas 0.2 s mais lento que o Veyron de 1200 cv. A velocidade máxima do LP750-4 SV é de mais de 350 km/h.
O câmbio é manual automatizado ISR de sete velocidades, desenvolvido pela própria Lamborghini, enquanto a tração é integral nas quatro com o sistema de controle eletrônico Haldex Generation IV, que distribui a força do motor entre as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a necessidade.
Modos de pilotagem…
Várias características do modelo (como motor, transmissão, diferencial, amortecedores e a direção), podem ser ajustados eletronicamente, são três modos distintos de pilotagem: Strada (para condições normais), Sport e o modo mais extremo Corsa (indicado para pistas fechadas).
Foto: G1/ Reuters
Visual…
Visualmente o Aventador LP750-4 SV traz um desenho dianteiro inédito, a Lamborghini fala que a nova aparência do modelo, além de aprimoramentos como o aerofólio fixo, novos spoilers e difusores na traseira, fizeram aumentar o down-force do carro em até 170% em comparação Aventador normal.
A asa traseira é inspirada nas usadas nas pistas de corrida, ela possui ajuste manual em até três posições diferentes.
Além de conferir um apelo visual atualizado e mais agressivo em relação ao Aventador lançado a quatro anos atrás, a nova dianteira do LP750-4 SV também melhora o resfriamento do motor.
As rodas são aro 20 na dianteira e 21 na traseira, calçadas por pneus Pirelli P Zero Corsa, os freios virão de fábrica com discos feitos de cerâmica e carbono.
Interior…
O interior do Aventador LP750-4 SuperVeloce traz um acabamento exclusivo, pela primeira vez um carro da Lamborghini traz acabamento em Carbon Skin®, uma pele de fibra de carbono, há ainda novos bancos com base em fibra de carbono, revestimento no painel, portas e teto em couro aveludado Alcantara, além de um novo painel de instrumento com tela uma enorme tela de TFT no lugar dos mostradores.
Nas lojas em…
Para os interessados, o carro já pode ser encomendado, o preço do Lambo Aventador LP750-4 SV na Europa partirá de €327,190 euros, algo em torno de R$ 1.061.000, as primeiras unidades devem ser entregues ao seus abençoados proprietários na metade do segundo semestre.
Foto: G1/ Reuters