A Lamborghini apresentou recentemente o Aventador SVJ, uma versão aprimorada do Aventador SV, lançado em 2016, o novo modelo tem motor mais potente com 770 cv e carroceria redesenhada com aerodinâmica mais eficiente, além de diversas melhorias vindas das pistas de corrida, visando se aprimorar a dirigibilidade do supercarro, o resultado é que de acordo com a Lamborghini o novo Aventador SVJ bateu o recorde de volta para um carro de produção, no famoso circuito de Nürburgring-Nordschleife, completando os longos 20.6 km da pista em apenas 6:44.97 minutos, ou seja, ele é um dos Lamborghinis mais velozes já construído na história.
Clique na imagem para ampliar
Carroceria redesenhada…
A carroceria do Lamborghini Aventador SVJ foi redesenhada em função de se obter uma melhor aerodinâmica, e melhorar a dirigibilidade do carro, em comparação com o Aventador SV, o novo SVJ tem 40% a mais de downforce.
Clique na imagem para ampliar
A dianteira do Aventador SVJ é mais larga, há um novo para-choque frontal com tomadas de ar redesenhadas e com a adoção do conceito de aerodinâmica ativa da Lamborghini (chamado de ALA) – o sistema possui motores elétricos que de acordo com a necessidade abre ou fecha as aletas das tomadas de ar frontais e os flaps na traseira, o sistema eletrônico é tão avançado que faz cálculos em 500 milésimos de segundo, podendo até de acordo com a necessidade fechar as aletas apenas de um lado do carro para ajudar a aerodinâmica e a tração do carro em curvas.
O capô também é novo e conta com inéditos dutos de ar na sua porção frontal, que também trazem este sistema de aerodinâmica ativa ALA.
Clique na imagem para ampliar
Nas laterais, as tomadas de ar do Aventador, ficaram ainda maiores e mais chamativas, elas foram inspiradas nos jatos de caça, e tem desenho em forma de “Y”, sendo mais eficientes.
Enquanto que na traseira a tampa que cobre o compartimento do motor foi redesenhada também em função de uma melhor aerodinâmica, há um novo difusor de ar, e um novo assoalho, que canaliza o ar embaixo do carro, sozinho estas duas soluções representam um aumento de 30% no downforce do carro – a força que mantém o veículo grudado no chão.
Clique na imagem para ampliar
A traseira do Lamborghini Aventador SVJ é praticamente toda nova, além do visual mais agressivo, seu design tem função aerodinâmico. O sistema de escapamento também foi refeito, tem agora suas saídas em uma posição mais elevada, ficando acima da placa de identificação.
O novo conjunto dianteiro e as novas tomadas de ar maiores nas laterais contribuem ainda para melhorar o resfriamento dos freios e do motor em comparação ao antigo Aventador SV.
Clique na imagem para ampliar
Melhorias mecânicas…
O poderoso motor V12 de 6.5 litros foi otimizado, agora rende 30 cv extras em comparação ao bloco usado pelo Aventador SV, totalizando 770 cv de potência a 8500 rpm e um pesado torque de 72 kgfm obtidos a 6750 rpm. Esta usina de potência, somado ao baixo peso do carro – 1525 kg,faz o Aventador SVJ ter uma impressionante relação peso e potência de 1.98kg/cv, ou seja, cada cavalo do motor fica responsável por mover apenas 2 kg.
Isto se traduz em um desempenho impressionante, o Lamborghini Aventador SVJ dispara de 0 a 100 km/h em apenas 2.8 segundos, faz de 0 a 200 km/h em 8.6 segundos, sendo capaz de superar a barreira dos 350 km/h.
Clique na imagem para ampliar
Os freios também foram melhorados, de acordo com a Lamborghini o Aventador SVJ precisa de apenas 30 metros para frear de 100km/h a 0.
Ainda na parte mecânica, o câmbio automatizado de sete velocidades (ISR) foi melhorado, a suspensão também foi retrabalhada, recebendo novas barras de rolagem mais duras, 50% mais rígidas em comparação com o Aventador SV, os amortecedores também foram reajustados melhorando sua força de amortecimento em 15%, assim como o sistema de ajuste de suspensão ativa “Magneto Rheological Suspension” (LMS), também foi melhorado visando obter um melhor controle, tendo base o desenvolvimento nas pistas de corrida.
Clique na imagem para ampliar
Não menos importante, a Lamborghini também realizou ajustes no sistema de tração nas quatro rodas do Aventador SVJ, no eixo traseiro que também converge, há ainda inovações no controle de tração e no ABS, e o carro passa a ser calçado com novos pneus Pirelli P Zero Corsa.
Clique na imagem para ampliar
Para quem gostou é melhor correr, porque a Lamborghini afirma que produzirá apenas 900 unidades do Aventador SVJ, na Europa ele custará 349,116 Euros, algo em torno de R$ 1.65 milhões, isso sem contar as taxas.
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.