Clique na imagem para ampliar
A Lamborghini se rendeu a proposta dos carros híbridos, a montadora italiana apresenta esta semana no Salão de Paris, o Asterion LPI910-4 Concept, ele é um superesportivo plugin híbrido, dotado de uma potência combinada de espantosos 910 hp, é o modelo mais potente já feito pela marca, e de acordo com a Lamborghini o Asterion vai de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e alcança a velocidade máxima de 320 km/h.
No quesito desempenho o Asterion mostra que é um legitimo Lamborghini, mas a mágica começa ao analisarmos os dados de consumo divulgados pela marca, este mostro de 910 cv, tem um consumo de combustível médio de 23.8 km/l, uma marca impressionante dada a potência e desempenho do carro, ele pode rodar por até 50 km sem beber uma gota de gasolina, apenas usando o motor elétrico, desde que não se ultrapasse os 125 km/h, o nível de emissão de CO² também é bastante baixo, 98g por km rodado.
O Lamborghini Asterion Concept traz um motor V10 5.2 litros, aspirado, com potência de 610 cv, este é o mesmo motor usado pelo Lamborghini Huracan, este bloco é auxiliado por outros três motores elétricos, um localizado entre o motor V10 e a caixa de câmbio, e os dois outros ficam sobre o eixo dianteiro, juntos esta usina de três motores elétricos pode produzir uma potência de 300 hp, o câmbio é a conhecida caixa automatizada de 7 velocidades, DSG com dupla embreagem. Outro destaque do Asterion é que assim como os outros modelos atuais da Lamborghini, conta com tração nas quatro rodas, independente se o carro é movido pelo motor V10 ou pelas unidades elétricas.
Asterion, este nome imponente não foi escolhido por acaso, é o nome de um Minotauro, híbrido de homem e touro, com origem na mitologia grega.
Apesar da montadora afirmar que o modelo poderia ser produzido hoje, com as tecnologias que existem, por enquanto a Lamborghini ainda não tem planos de produzir o Asterion em série, ele por enquanto é apenas um estudo que mostra que a montadora vem desenvolvendo nesta área, o modelo vai ser a grande atração da montadora no Salão de Paris.
Lembrando que o Asterion não é o primeiro superesportivo híbrido, a Porsche já vende o 918 Spyder plugin-híbrido com 887 cv, e a Ferrari entrou na onda com a La Ferrari, que traz um conjunto híbrido de 949 cv.