Aproveitando o tradicional concurso de elegância automotiva de Pebble Beach na Califórnia, que aconteceu neste final de semana, a Lamborghini aproveitou para lançar a versão Roadster de um de seus modelos mais exclusivos já feito, o Centenario Roadster, serão produzidos apenas 20 exemplares, cada um vendido por nada menos do que 2 milhões de euros.
Construído para marcar os 100 anos de história da fabricante de automóveis esportivos criada por Ferruccio Lamborghini, o Centenario Roadster traz o mesmo design já visto na versão Coupé mostrada no começo do ano, em Genebra, um estilo bastante atraente, agressivo e aerodinâmico, principalmente a traseira, com visual que parece ter saído de um filme de ficção científica.
Além do estilo diferente, a Lamborghini não economizou em inovações para o Centenario, seu chassi do tipo mono-coque, assim como a carroceria, praticamente todo o carro é feito de fibra de carbono e alumínio, o que contribui para o peso leve de apenas 1570kg, o que garante uma relação peso-potência de 2.04kg para cada cavalo do motor, ou seja, cada um dos 770 cavalos extraídos do grande V12 aspirado, ficará responsável por mover apenas 2.04 kg do carro, fazendo deste um dos touros mais velozes já produzidos pela Lamborghini.
Isso é traduzido em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2.9 segundos e velocidade máxima na casa dos 350km/h, o peso baixo também contribui para o Centenario ter uma frenagem eficiente, necessitando de precisa de apenas 31 metros para parar de 100 – 0 km/h.
Ainda em termos de performance, o Lamborghini Centenário inaugura soluções como rodas traseiras que também viram, sendo que em altas velocidades elas acompanham a direção das rodas dianteiras, melhorando a velocidade em curvas, enquanto em velocidades baixas, por exemplo nas cidades, elas viram em direção contrária das rodas dianteiras, permitindo ao Centenario Roadster, vencer curvas fechadas, ou estacionar, melhorando a vida do carro nas cidades, outra solução tecnologia é a asa traseira estendível, em baixas velocidades ela fica guardada ou em uma posição minimalista, já dependendo do modo de pilotagem escolhido ela pode se estender até 150mm, e rotacionar em 15 graus.
A suspensão também é ajustável, são três modos de condução: Strada, Sport e Corsa, eles alteram elementos como direção, câmbio, suspensão, aerofólio, o eixo traseiro e a resposta do motor.
Serão ao todo 40 unidades do modelo Centenario, sendo 20 da versão Coupé e 20 do Roadster, e apesar do preço proibitivo 1.75 milhões de euros para a versão com capota fechada e 2 milhões de euros (cerca de R$ 7.300.000) para a versão sem capota (Roadster), todas elas já foram vendidas.