Este é o Lamborghini Revuelto, um dos carros mais especiais já feitos pela marca italiana, primeiro porque ele terá a dura missão de substituir o famoso Lamborghini Aventador, um dos mais bem sucedidos da história da marca. Além disso, o Revuelto será o primeiro superesportivo plug-in híbrido do mundo, será movido por um V12 a gasolina combinado com outros três motores elétricos, que podem ser recarregados na tomada, este conjunto híbrido é capaz de render impressionantes 1.015 cv de potência e concede a nova criação italiana desempenho digno de um F1.
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Conjunto mecânico único do Lamborghini Revuelto
São três motores elétricos à bordo do Lamborghini Revuelto, são dois motores na dianteira um sobre cada roda, cada um deles pesa apenas 18,5 kg, porém é capaz de produzir 110 kW (cerca de 150 cv) de potência. Sendo que estes dois motores elétricos tem refrigeração a óleo e provem força apenas as rodas dianteiras.
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Um Lamborghini que anda sem gasolina
Há um terceiro motor elétrico, também com 150 cv posicionado na traseira, logo acima da caixa de câmbio, este motor fornece energia exclusivamente para as rodas traseiras.
O mais curioso é que este Lamborghini terá um inédito modo EV (100% elétrico), que permitirá rodar por uma certa distância apenas usando os motores elétricos, sem precisar de gasolina. Porém neste caso, a potência será limitada a apenas 180 cv. Será possível fazer tarefas do dia a dia como ir ao mercado ou ao trabalho sem se preocupar em ter gasolina no tanque.
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Lembrando que as baterias dos motores elétricos podem ser recarregadas na tomada, bastam apenas 30 minutos para obter uma carga completa. Para quem não quer ter o trabalho de plugar o Lamborghini na tomada, as baterias também podem ser recarregadas através da energia gerada pelos freios com o carro em movimento, ou ainda diretamente pelo motor V12, em um modo próprio para isso, neste caso bastam’ apenas 6 minutos.
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Viva o bom e velho V12
Ainda falando no conjunto mecânico, o V12 usado pelo Revuelto é uma versão atualizada do antigo motor do Aventador, esta evolução no V12 engloba diversas melhorias como taxa de compressão maior, novo dutos, melhorias no sistema de admissão e de exaustão, além de evoluções na câmera de combustão e na injeção de combustível, há ainda novos componentes que deixaram o bloco 17 kg mais leve em relação ao V12 do Aventador, o peso do motor agora é de apenas 218 kg.
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Batizado pelo codinome de L545, estamos falando de um gigante 12 cilindros de 6.5 litros, aspirado, com pistões em uma posição de 180 graus, capaz de produzir 825 cv de potência a 9250 rpm, podendo girar até incríveis 9500 rpm, o torque máximo é 72,5 kgfm a 6750 rpm. É simplesmente o V12 mais poderoso e econômico já feito pela Lamborghini.
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Câmbio de 8 marchas, dupla embreagem e sem ré
Além do aparato elétrico, o Lamborghini Revuelto estreia uma nova caixa de câmbio com dupla embreagem e oito velocidades. Montado transversalmente, este novo câmbio foi colocado pela primeira vez atrás do motor a combustão, que neste modelo fica em uma posição central logo atrás dos bancos.
Lembrando que a tração é 4×4 por padrão, porém o V12 fornece força apenas para as rodas traseiras, as dianteiras são movidas por eletricidade.
Um detalhe curioso é que o V12 não tem ré. A marcha ré por padrão é apenas elétrica dianteira, ou seja, na hora de andar pra trás quem move o carro são os motores elétricos dianteiros, somente em alguns casos quando uma baixa de tração é detectada, o motor elétrico traseiro também é acionado para ajudar na ré.
Carroceria e chassi em fibra de carbono…
O chassi do Lamborghini Revuelto é baseado nos conceitos aeronáuticos, tem a mesma engenharia usada em aviões de caça, um conceito chamado “monofuselage” (foto acima). Ou seja, todo o carro é montado sobre uma estrutura única. Assim como os chassis “monocoques” dos carros de F1, todo o chassi e a carroceria do Revuelto serão feitos em fibra de carbono.
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Comparado com o Lambo Aventador, o novo chassi do tipo monofuselagem é 10% mais leve, somente o sub frame dianteiro é 20% mais leve comparado com o antigo que era de alumínio, além de ser 25% mais rígido comparado com o Aventador, o que deve melhorar significativamente o comportamento do esportivo em curvas.
Lembrando que o Revuelto terá a melhor relação peso/potência da história da Lamborghini, são 1.75 kg/CV.
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Desempenho impressionante…
De acordo com a Lamborghini o Revuelto vai de 0 a 100 km/h em apenas 2.5 segundos, a velocidade máxima será superior a 350 km/h. Este será um dos modelos mais velozes já feitos na história da marca e um dos modelos produzidos em série mais velozes do planeta.
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Visualmente…
O design do Lamborghini Revuelto pode ser considerado uma evolução do estilo visto no Aventador, que alias, mesmo tendo sido lançado em 2011 ainda era muito bonito e atual.
A dianteira do Revuelto tem grandes tomadas de ar, escondido dentro destes espaços na dianteira há LED diurnos com desenho em “Y” além de luzes Full LED de tamanho compacto, porém bastante tecnológicas, capazes de ajustarem sua luminosidade de acordo com o ambiente, deixando o modelo com uma aparência invocada e futurista.
Além do visual intimidador, as enormes tomadas de ar dianteiras são funcionais, levam ar limpo aos freios e para os motores elétricos dianteiros, além de melhorar a aerodinâmica do carro em alta velocidade.
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Nas laterais o Revuelto conta com duas tomadas de ar que levam um refrigero ao V12 e conduzem o fluxo de ar sobre a traseira, que é alta para facilitar ao Lamborghini cortar o ar com maior facilidade.
Ao invés de usar lanternas tradicionais com lentes, há apenas lâminas de LED dinâmicas (setas e lanternas usam a mesma barra de LED) com desenho em “Y” e um efeito bem legal a noite. Também para ajudar a aerodinâmica, as saídas de escapamento ficam em uma posição mais elevada ao lado das lanternas. Há ainda um enorme difusor de ar na parte inferior da traseira.
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As rodas tem medidas diferentes na dianteira e traseira, por padrão (de fábrica) são aro 20 na dianteira (265/35 ZR20) e aro 21 na traseira 345/30 ZR21, porém opcionalmente o carro poderá vir com rodas ainda maiores: aro 21 265/30 ZRF21 na dianteira e aro 22 na traseira 355/25 RFR22. Independente do tamanho, os pneus são Bridgestone Potenza Sport, feitos especialmente para este Lamborghini, contam também com tecnologia “run flat”, que permite ao carro rodar mesmo com o pneu furado.
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Interior do Revuelto….
A cabine do Lamborghini Revuelto é simples porém funcional. Realmente é um estilo muito mais sem graça em relação a cabine do Aventador, que tinha uma enorme quantidade de botões inspirados nas cabines de avião.
No Revuelto a quantidade de botões foi reduzido drasticamente na cabine, praticamente tudo é controlado pela tela da central multimídia que tem 8.4 polegadas e fica em uma posição vertical no centro do painel.
Há inclusive uma segunda tela no lado do passageiro (foto abaixo), que permite ao carona acompanhar algumas informações de funcionamento do carro, como a velocidade e marcha engatada, tornando a experiência à bordo mais envolvente também para o passageiro. Para o motorista há um painel digital com tela configurável de 12.3 polegadas.
O acabamento interno também chama atenção, há muita fibra de carbono aparente e um novo tipo de microfibra chamado de Corsa-Tex, feito com material reciclado com poliéster e que tem processo de produção ecológico à base de água. Lembrando que o cliente poderá escolher entre uma paleta de 70 opções de cores para os revestimentos internos.
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Importante falar que o Revuelto conta com um maior espaço interno comparado com o Aventador, o teto é cerca de 3 cm mais alto.
Modos de condução para todas as ocasiões
Há três modos de condução que alteram o uso dos motores: Recharger (modo para recarregar as baterias), Hybrid (motores elétricos e o V12 funcionando juntos) e Performance (máxima potência do V12 e dos três motores elétricos), que podem ser combinados, ou não, com outros 4 modos de condução: City, Strada, Sport e Corsa. Vamos explicar.
Sendo que no modo City (EV), o carro anda apenas com os motores elétricos, este modo é indicado apenas para passeios tranquilos na cidade em baixas velocidades, o carro não polui, sendo que as baterias alimentam os motores elétricos sem uso da gasolina. O V12 só entrará em ação neste modo para carregar as baterias quando a energia estiver próxima de acabar, lembrando que neste modo o carro tem apenas 180 cv.
O modo Strada é um modo ideal para conduções esportivas, porém não tão radicais, o carro entrega 886 cv, com o motor V12 sempre ativo, neste modo os motores elétricos dianteiros também são ativados, porém apenas quando necessária tração na dianteira, visando melhorar a estabilidade.
O modo Sport proporciona praticamente tudo o que o carro é capaz com segurança, são 907 cv de potência e os ajustes de câmbio, direção e suspensão ficam mais esportivos.
Para quem quer explorar o máximo do potencial do Lamborghini Revuelto o modo mais radical é o Corsa (indicado para pistas de corrida ou locais fechados), ele habilita o máximo de força do motor V12 e dos três motores elétricos juntos, são 1015 cv disponíveis, neste modo é possível configurar e personalizar os auxílios como controles de tração e estabilidade.
Preço e quando chega?
As vendas do Lamborghini Revuelto deve começar em breve, a previsão é que as primeiras unidades sejam entregues até o final de 2023. O preço ainda não foi revelado, mas a previsão é fique na casa dos 450.000 a 500.000 euros (algo em torno de R$ 2.5 milhões a R$ 2.8 milhões em uma conversão direta e sem impostos).