Lamborghini Temerario tem motor híbrido de 920 cv e vai de 0 a 100 km/h em 2.7 segundos

lamborghini temerario

Este é o Lamborghini Temerario, a mais nova obra prima da montadora italiana de Sant’Agata, este é o segundo modelo da marca a contar com motorização híbrida (HPEV) – sendo que o primeiro foi o SUV Urus SE. Mas não pense que por ser um híbrido este novo esportivo abre mão de desempenho, muito pelo contrário, o Lamborghini Temerario é um dos carros mais potentes já feitos pela marca.

lamborghini temerario

Três motores e 920 cv de potência

O Temerario usa motor um inédito V8 bi-turbo combinado com outros três motores elétricos, todo esse poderio entrega nada menos do que 920 cv de potência.

lamborghini temerario

São dois motores elétricos na dianteira e um na traseira, totalizando 220 kW de potência (295 cv). Os motores elétricos da dianteira pesam um total de 73 kg e podem funcionar de forma independente, ou seja, é possível usar o Lamborghini Temerario como um carro 100% elétrico sem precisar do motor V8, usando apenas os motores dianteiros para mover o carro.

A tração é 4×4, sendo que o motor V8 fornece força para as rodas traseiras.

lamborghini temerario

Este V8 usado no Temerario foi feito completamente do zero e tem várias particularidades, como capacidade de alcançar 10.000 rpm – a maior rotação de um Lamborghini produzido em série, prometendo um ronco único, propositalmente elevado.

Sendo que sozinho o V8 entrega 800 cv de potência e 73 kgfm de torque. O câmbio é automatizado DCT de dupla embreagem com oito velocidades.

lamborghini temerario

Desempenho do Lamborghini Temerario

A performance do Lamborghini Temerario chama muita atenção, ele dispara de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e sua velocidade máxima supera os 340 km/h.

lamborghini temerario

Novo chassi

Além da mecânica híbrida, o Lamborghini Temerario também estreia soluções inéditas em termos de chassi e aerodinâmica, todo o chassi é feito em alumínio com ligas de alta resistência, visando melhorar a rigidez de torção.

lamborghini temerario

Visual

Claro que o seu visual impressiona, o Temerario tem desenho limpo e bastante agressivo. Em relação a outros modelos da marca os faróis ficaram menores e mais arrojados, graças a novas tecnologias de LED mais eficientes, este design inaugura um novo padrão na Lamborghini.

lamborghini temerario

lamborghini temerario interior

O desenho do Temerario foi feito pensando na aerodinâmica, um detalhe legal são as rodas traseiras praticamente expostas sem para-choque para diminuir a turbulência. Por falar em rodas, elas têm tamanho diferente, são aro 20 na dianteira e 21 na traseira.

lamborghini temerario interior

Interior

Na cabine o Lamborghini Temerario é bastante luxuoso e tecnológico, praticamente não há botes físicos no painel, tudo é controlado através de uma tela touch localizada em pé ao centro do painel. Há uma terceira tela afinada, sobre o porta luvas, destinada para mostrar dados de desempenho para o carona.

Ficha técnica do Lamborghini Temerario

  • Motor
    • Motor: V8 Bi-Turbo – Hot-V 4.0l
    • Displacement: 3995,2 cm3 (243,8 cu in)
    • Bore and Stroke: 90 mm x 78,5 mm (3,54 x 3,09 in)
    • Compression Ratio: 1 : 9,3
    • Potência máxima @ rpm (ICE): 800 CV @ 9000-9750 rpm
    • Potência máxima combinada : 920 CV
    • Max torque @ rpm (ICE): 730 Nm @ 4000-7000 rpm
    • Sistema de refrigeração: Liquid cooled – dedicated circuit for HV components
    • Central eletrônica: Central DI – Bosch
    • Lubrication System: Dry sump
  • Transmissão
    • Transmissão: automático
    • Caixa de marchas: 8 marchas
    • Embreagem: Dual clutch
    • Hybrid System
    • Bateria: Lithium-ion high specific power battery with pouch cells
    • Gerador: P1 eMotor
    • Motor elétrico: 220kW @3500rpm
  • Performance
    • Velocidade máxima: 343 km/h
    • Aceleração 0-100 km/h: 2.7 s
    • Frenagem 100-0 km/h: 32 m
  • Chassi
    • Frame: Full Aluminium
    • Body: Aluminium
    • Rodas
    • Pneus – dianteiro: Bridgestone Potenza Sport 255/35 ZR20
    • Pneus – traseiro: Bridgestone Potenza Sport 325/30 ZR21
    • Rodas dianteiras: 20 x 9J
    • Rodas traseiras: 21 x 11.5J
  • Sistema de freios
    • Freios: CCB Plus (Carbon Ceramic Brakes Plus) fixados com pinças do tipo monobloco em alumínio com 10 pistões (dianteira) e 4 pistões (traseira)
    • Discos dianteiros: 410x38mm discs
    • Discos traseiros: 390x32mm discs
  • Dimensões
    • Entre eixos: 2.658 mm (104,6457 in.)
    • Comprimento: 4.706 mm (185,2756 in.)
    • Largura (excluindo os retrovisores): 1.996 mm (78,58268 in.)
    • Largura (incluindo os retrovisores): 2.246 mm (88,4252 in.)
    • Altrua: 1.201 mm (47,28346 in.)
    • Peso seco: 1.690 kg (3.725,8 lb)
    • Relação peso potência: 1,84 kg/CV
Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias relacionadas