Lamborghini

Lamborghini Temerario tem motor híbrido de 920 cv e vai de 0 a 100 km/h em 2.7 segundos

Este é o Lamborghini Temerario, a mais nova obra prima da montadora italiana de Sant’Agata, este é o segundo modelo da marca a contar com motorização híbrida (HPEV) – sendo que o primeiro foi o SUV Urus SE. Mas não pense que por ser um híbrido este novo esportivo abre mão de desempenho, muito pelo contrário, o Lamborghini Temerario é um dos carros mais potentes já feitos pela marca.

Três motores e 920 cv de potência

O Temerario usa motor um inédito V8 bi-turbo combinado com outros três motores elétricos, todo esse poderio entrega nada menos do que 920 cv de potência.

São dois motores elétricos na dianteira e um na traseira, totalizando 220 kW de potência (295 cv). Os motores elétricos da dianteira pesam um total de 73 kg e podem funcionar de forma independente, ou seja, é possível usar o Lamborghini Temerario como um carro 100% elétrico sem precisar do motor V8, usando apenas os motores dianteiros para mover o carro.

A tração é 4×4, sendo que o motor V8 fornece força para as rodas traseiras.

Este V8 usado no Temerario foi feito completamente do zero e tem várias particularidades, como capacidade de alcançar 10.000 rpm – a maior rotação de um Lamborghini produzido em série, prometendo um ronco único, propositalmente elevado.

Sendo que sozinho o V8 entrega 800 cv de potência e 73 kgfm de torque. O câmbio é automatizado DCT de dupla embreagem com oito velocidades.

Desempenho do Lamborghini Temerario

A performance do Lamborghini Temerario chama muita atenção, ele dispara de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e sua velocidade máxima supera os 340 km/h.

Novo chassi

Além da mecânica híbrida, o Lamborghini Temerario também estreia soluções inéditas em termos de chassi e aerodinâmica, todo o chassi é feito em alumínio com ligas de alta resistência, visando melhorar a rigidez de torção.

Visual

Claro que o seu visual impressiona, o Temerario tem desenho limpo e bastante agressivo. Em relação a outros modelos da marca os faróis ficaram menores e mais arrojados, graças a novas tecnologias de LED mais eficientes, este design inaugura um novo padrão na Lamborghini.

O desenho do Temerario foi feito pensando na aerodinâmica, um detalhe legal são as rodas traseiras praticamente expostas sem para-choque para diminuir a turbulência. Por falar em rodas, elas têm tamanho diferente, são aro 20 na dianteira e 21 na traseira.

Interior

Na cabine o Lamborghini Temerario é bastante luxuoso e tecnológico, praticamente não há botes físicos no painel, tudo é controlado através de uma tela touch localizada em pé ao centro do painel. Há uma terceira tela afinada, sobre o porta luvas, destinada para mostrar dados de desempenho para o carona.

Ficha técnica do Lamborghini Temerario

  • Motor
    • Motor: V8 Bi-Turbo – Hot-V 4.0l
    • Displacement: 3995,2 cm3 (243,8 cu in)
    • Bore and Stroke: 90 mm x 78,5 mm (3,54 x 3,09 in)
    • Compression Ratio: 1 : 9,3
    • Potência máxima @ rpm (ICE): 800 CV @ 9000-9750 rpm
    • Potência máxima combinada : 920 CV
    • Max torque @ rpm (ICE): 730 Nm @ 4000-7000 rpm
    • Sistema de refrigeração: Liquid cooled – dedicated circuit for HV components
    • Central eletrônica: Central DI – Bosch
    • Lubrication System: Dry sump
  • Transmissão
    • Transmissão: automático
    • Caixa de marchas: 8 marchas
    • Embreagem: Dual clutch
    • Hybrid System
    • Bateria: Lithium-ion high specific power battery with pouch cells
    • Gerador: P1 eMotor
    • Motor elétrico: 220kW @3500rpm
  • Performance
    • Velocidade máxima: 343 km/h
    • Aceleração 0-100 km/h: 2.7 s
    • Frenagem 100-0 km/h: 32 m
  • Chassi
    • Frame: Full Aluminium
    • Body: Aluminium
    • Rodas
    • Pneus – dianteiro: Bridgestone Potenza Sport 255/35 ZR20
    • Pneus – traseiro: Bridgestone Potenza Sport 325/30 ZR21
    • Rodas dianteiras: 20 x 9J
    • Rodas traseiras: 21 x 11.5J
  • Sistema de freios
    • Freios: CCB Plus (Carbon Ceramic Brakes Plus) fixados com pinças do tipo monobloco em alumínio com 10 pistões (dianteira) e 4 pistões (traseira)
    • Discos dianteiros: 410x38mm discs
    • Discos traseiros: 390x32mm discs
  • Dimensões
    • Entre eixos: 2.658 mm (104,6457 in.)
    • Comprimento: 4.706 mm (185,2756 in.)
    • Largura (excluindo os retrovisores): 1.996 mm (78,58268 in.)
    • Largura (incluindo os retrovisores): 2.246 mm (88,4252 in.)
    • Altrua: 1.201 mm (47,28346 in.)
    • Peso seco: 1.690 kg (3.725,8 lb)
    • Relação peso potência: 1,84 kg/CV
Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Your blog is a testament to your expertise and dedication to your craft. I'm constantly impressed by the depth of your knowledge and the clarity of your explanations. Keep up the amazing work!

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.