Lamborghini

Lamborghini Temerario tem motor híbrido de 920 cv e vai de 0 a 100 km/h em 2.7 segundos

Este é o Lamborghini Temerario, a mais nova obra prima da montadora italiana de Sant’Agata, este é o segundo modelo da marca a contar com motorização híbrida (HPEV) – sendo que o primeiro foi o SUV Urus SE. Mas não pense que por ser um híbrido este novo esportivo abre mão de desempenho, muito pelo contrário, o Lamborghini Temerario é um dos carros mais potentes já feitos pela marca.

Três motores e 920 cv de potência

O Temerario usa motor um inédito V8 bi-turbo combinado com outros três motores elétricos, todo esse poderio entrega nada menos do que 920 cv de potência.

São dois motores elétricos na dianteira e um na traseira, totalizando 220 kW de potência (295 cv). Os motores elétricos da dianteira pesam um total de 73 kg e podem funcionar de forma independente, ou seja, é possível usar o Lamborghini Temerario como um carro 100% elétrico sem precisar do motor V8, usando apenas os motores dianteiros para mover o carro.

A tração é 4×4, sendo que o motor V8 fornece força para as rodas traseiras.

Este V8 usado no Temerario foi feito completamente do zero e tem várias particularidades, como capacidade de alcançar 10.000 rpm – a maior rotação de um Lamborghini produzido em série, prometendo um ronco único, propositalmente elevado.

Sendo que sozinho o V8 entrega 800 cv de potência e 73 kgfm de torque. O câmbio é automatizado DCT de dupla embreagem com oito velocidades.

Desempenho do Lamborghini Temerario

A performance do Lamborghini Temerario chama muita atenção, ele dispara de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e sua velocidade máxima supera os 340 km/h.

Novo chassi

Além da mecânica híbrida, o Lamborghini Temerario também estreia soluções inéditas em termos de chassi e aerodinâmica, todo o chassi é feito em alumínio com ligas de alta resistência, visando melhorar a rigidez de torção.

Visual

Claro que o seu visual impressiona, o Temerario tem desenho limpo e bastante agressivo. Em relação a outros modelos da marca os faróis ficaram menores e mais arrojados, graças a novas tecnologias de LED mais eficientes, este design inaugura um novo padrão na Lamborghini.

O desenho do Temerario foi feito pensando na aerodinâmica, um detalhe legal são as rodas traseiras praticamente expostas sem para-choque para diminuir a turbulência. Por falar em rodas, elas têm tamanho diferente, são aro 20 na dianteira e 21 na traseira.

Interior

Na cabine o Lamborghini Temerario é bastante luxuoso e tecnológico, praticamente não há botes físicos no painel, tudo é controlado através de uma tela touch localizada em pé ao centro do painel. Há uma terceira tela afinada, sobre o porta luvas, destinada para mostrar dados de desempenho para o carona.

Ficha técnica do Lamborghini Temerario

  • Motor
    • Motor: V8 Bi-Turbo – Hot-V 4.0l
    • Displacement: 3995,2 cm3 (243,8 cu in)
    • Bore and Stroke: 90 mm x 78,5 mm (3,54 x 3,09 in)
    • Compression Ratio: 1 : 9,3
    • Potência máxima @ rpm (ICE): 800 CV @ 9000-9750 rpm
    • Potência máxima combinada : 920 CV
    • Max torque @ rpm (ICE): 730 Nm @ 4000-7000 rpm
    • Sistema de refrigeração: Liquid cooled – dedicated circuit for HV components
    • Central eletrônica: Central DI – Bosch
    • Lubrication System: Dry sump
  • Transmissão
    • Transmissão: automático
    • Caixa de marchas: 8 marchas
    • Embreagem: Dual clutch
    • Hybrid System
    • Bateria: Lithium-ion high specific power battery with pouch cells
    • Gerador: P1 eMotor
    • Motor elétrico: 220kW @3500rpm
  • Performance
    • Velocidade máxima: 343 km/h
    • Aceleração 0-100 km/h: 2.7 s
    • Frenagem 100-0 km/h: 32 m
  • Chassi
    • Frame: Full Aluminium
    • Body: Aluminium
    • Rodas
    • Pneus – dianteiro: Bridgestone Potenza Sport 255/35 ZR20
    • Pneus – traseiro: Bridgestone Potenza Sport 325/30 ZR21
    • Rodas dianteiras: 20 x 9J
    • Rodas traseiras: 21 x 11.5J
  • Sistema de freios
    • Freios: CCB Plus (Carbon Ceramic Brakes Plus) fixados com pinças do tipo monobloco em alumínio com 10 pistões (dianteira) e 4 pistões (traseira)
    • Discos dianteiros: 410x38mm discs
    • Discos traseiros: 390x32mm discs
  • Dimensões
    • Entre eixos: 2.658 mm (104,6457 in.)
    • Comprimento: 4.706 mm (185,2756 in.)
    • Largura (excluindo os retrovisores): 1.996 mm (78,58268 in.)
    • Largura (incluindo os retrovisores): 2.246 mm (88,4252 in.)
    • Altrua: 1.201 mm (47,28346 in.)
    • Peso seco: 1.690 kg (3.725,8 lb)
    • Relação peso potência: 1,84 kg/CV
Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Your blog is a testament to your expertise and dedication to your craft. I'm constantly impressed by the depth of your knowledge and the clarity of your explanations. Keep up the amazing work!

Recentes

Honda Biz 2025 muda visual, motor e o acionamento dos freios

Está chegando as lojas da Honda em todo o Brasil o nova Biz 2025, o…

4 dias atrás

Novo Peugeot 208 2025 chega com novo visual e nova versão GT, confira em detalhes

O Novo Peugeot 208 2025 está chegando ao Brasil agora em setembro com interessantes novidades,…

4 dias atrás

BYD Yuan Pro – SUV do Dolphin chega ao Brasil por R$ 182.800, porém decepciona

O BYD Yuan Pro está chegando ao Brasil agora em setembro, o SUV compacto chega…

1 semana atrás

Hyundai Creta 7 lugares é renovado na Ásia, mas deve seguir longe do Brasil

Pouca gente sabe mas na Ásia o Hyundai Creta tem uma versão com 7 lugares,…

2 semanas atrás

Kia K3 – Sedan virá ao Brasil em 2025 para enfrentar Virtus, Onix Plus e HB20S

O grupo Gandini, responsável pelas operações da Kia Motors aqui no Brasil, confirmou em entrevista…

2 semanas atrás

Honda Bros 2025 tem visual atualizado, painel digital e ganha ABS

A Honda Bros 2025 está chegando ao mercado com importantes novidades. A moto ganhou novo…

3 semanas atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.