Este é o Lamborghini Temerario, a mais nova obra prima da montadora italiana de Sant’Agata, este é o segundo modelo da marca a contar com motorização híbrida (HPEV) – sendo que o primeiro foi o SUV Urus SE. Mas não pense que por ser um híbrido este novo esportivo abre mão de desempenho, muito pelo contrário, o Lamborghini Temerario é um dos carros mais potentes já feitos pela marca.
Índice desta matéria
O Temerario usa motor um inédito V8 bi-turbo combinado com outros três motores elétricos, todo esse poderio entrega nada menos do que 920 cv de potência.
São dois motores elétricos na dianteira e um na traseira, totalizando 220 kW de potência (295 cv). Os motores elétricos da dianteira pesam um total de 73 kg e podem funcionar de forma independente, ou seja, é possível usar o Lamborghini Temerario como um carro 100% elétrico sem precisar do motor V8, usando apenas os motores dianteiros para mover o carro.
A tração é 4×4, sendo que o motor V8 fornece força para as rodas traseiras.
Este V8 usado no Temerario foi feito completamente do zero e tem várias particularidades, como capacidade de alcançar 10.000 rpm – a maior rotação de um Lamborghini produzido em série, prometendo um ronco único, propositalmente elevado.
Sendo que sozinho o V8 entrega 800 cv de potência e 73 kgfm de torque. O câmbio é automatizado DCT de dupla embreagem com oito velocidades.
A performance do Lamborghini Temerario chama muita atenção, ele dispara de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e sua velocidade máxima supera os 340 km/h.
Além da mecânica híbrida, o Lamborghini Temerario também estreia soluções inéditas em termos de chassi e aerodinâmica, todo o chassi é feito em alumínio com ligas de alta resistência, visando melhorar a rigidez de torção.
Claro que o seu visual impressiona, o Temerario tem desenho limpo e bastante agressivo. Em relação a outros modelos da marca os faróis ficaram menores e mais arrojados, graças a novas tecnologias de LED mais eficientes, este design inaugura um novo padrão na Lamborghini.
O desenho do Temerario foi feito pensando na aerodinâmica, um detalhe legal são as rodas traseiras praticamente expostas sem para-choque para diminuir a turbulência. Por falar em rodas, elas têm tamanho diferente, são aro 20 na dianteira e 21 na traseira.
Na cabine o Lamborghini Temerario é bastante luxuoso e tecnológico, praticamente não há botes físicos no painel, tudo é controlado através de uma tela touch localizada em pé ao centro do painel. Há uma terceira tela afinada, sobre o porta luvas, destinada para mostrar dados de desempenho para o carona.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Your blog is a testament to your expertise and dedication to your craft. I'm constantly impressed by the depth of your knowledge and the clarity of your explanations. Keep up the amazing work!