A Land Rover está apresentando na Europa a linha 2014 do Evoque, sem grandes mudanças visuais, a grande estrela mundial da marca inglesa na atualidade, traz como novidade a adoção de uma inédita caixa de câmbio de 9 marchas, isso mesmo um câmbio de 9 marchas, ele é um dos primeiros carros de produção no mundo a contar com este tipo de transmissão, produzida pela marca alemã ZF.
Este câmbio desenvolvido pela renomada marca alemã ZF, é bastante similar ao 9G Tronic, apresentado mês passado pela Mercedes, a grande vantagem de se colocar tantas marchas em uma caixa de câmbio, de um carro de passeio, é conseguir que o motor trabalhe em regimes de rotações mais ideais, ou seja, menores e com isso consiga melhorar o nível de consumo. De acordo com a Land Rover, e a fabricante ZF, com esta nova caixa o consumo foi reduzido em 11.4 % e os níveis de emissão de CO² em 9.5 %.
A diminuição do consumo é a grande vantagem deste novo câmbio, isto porque com mais marchas, o motor consegue trabalhar em um regime mais baixo, note na foto o Evoque rodando a 110 km/h, em 9ª marcha, e a rotação a apenas 2.000 rpm.
Este novo câmbio ficará no lugar da antiga transmissão automática, de seis velocidades presente no Evoque, ele será oferecido em uma versão a gasolina e duas a diesel. Sendo que na versão 2.2 diesel, com tração 4×2, o Evoque poderá fazer até 20.4 km/l.
Junto com o novo câmbio, o Evoque 2014, traz ainda um novo sistema de tração por demanda, chamado Active Driveline, ele será oferecido como opcional e funciona da seguinte maneira, ele faz o Evoque rodar com tração 4×2 dianteira, em condições normais de piso, e em velocidades superiores a 35 km/h. Porém caso a condição do piso mude, ou o carro perca tração, o sistema automaticamente muda a tração para 4×4, em apenas 300 milésimos de segundo.
Ainda o sistema vem com um novo controle ativo de torque, chamado Active Torque Biasing, com diferencial eletrônico, que divide o torque entre as rodas traseiras, visando se obter o melhor possível em tração e estabilidade. Os modelos de entrada contarão com um sistema mais simples, o Torque Vectoring by Braking, que divide o torque entre as quatro rodas.
Deixando de lado a parte técnica, a Land Rover Evoque 2014 vem com novas rodas de liga leve, novas opções de pintura, por exemplo do teto, grade, para-choque e difusor traseiro, e por dentro novas opções de revestimentos. A Land Rover diz ainda que revisou alguns dos sensores de segurança ativa do modelo, e instalou outros inéditos como sistema de reconhecimento de sinais de placas e sinais de transito, aviso de mudança repentina de faixa.
De acordo com a Land Rover o Evoque 2014 chegará às revendas da marca na Europa até o final deste ano 2013.
Uma resposta
A Land Rover,
É mesmo, a marca, que deixa o cliente, perplexo, com tanta tecnologia e Beleza. Parabéns, pelo Lançamento do Evoque 9 marcha. Assim, que tenho a grana, comprarei o meu.
Ednaldo.