A 10 anos ter jipe 4×4 mais com potência e desempenho próximo do que uma Ferrari ou Porsche, parecia algo impossível ou uma loucura. Porém a coisas evoluíram, em 2001 a Mercedes lançou o ML 55 AMG com um motor de 350 CV, ele podia chegar aos 235 km/h, com o passar do anos o segmento foi crescendo e ganhou novos representantes, como o Porsche Cayenne lançado em 2002. Para não ficar de fora deste clube a Land Rover lançou em 2008 o Range Rover Sport, equipado com um potente motor de 510 CV, o utilitário é atualmente um dos três mais potentes do mundo, ficando atrás apenas do BMW X5 M e X6 M (550 cv ).
Apresentado no ano passado no Salão de Nova York, o último facelift do Range Rover Sport deu ao utilitário esportivo inglês, um visual mais arrojado e moderno. Entre os diferenciais estão o novo para choque dianteiro e traseiro, novos faróis e lentes, agora com luxes LED, além de novas saias laterais e as rodas de liga leve de 20 polegadas entre outros pequenos detalhes. O Sport também recebeu algumas modificações no interior, além de novos equipamentos, o posicionamento de alguns botões do painel central foi modificado, isso além de um deixar o console mais limpo também aumentou a visibilidade dos comandos.
Desempenho…
Com os seus 510 CV extraído de um V8 5.0 com Supercharged, a versão top de linha não chega a ter a performance de um Porsche Cayenne Turbo que passa dos 270 km/h ou agilidade de um BMW X6 M que leva meros 4.7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, porém o Range Rover Sport tem uma performance mais do que satisfatória principalmente se levarmos em consideração que se trata um utilitário esportivo de alto luxo e com mais de cinco metros de comprimento, e que pesa duas toneladas e meia. De acordo com a montadora, a aceleração de 0 a 96 km/h é feita em apenas 5.9 segundos, já a velocidade máxima é limitada eletronicamente por questões de segurança na marca de 225 km/h, sem o limitado ele passa dos 250 km/h.
Outras versões do Range Rover Sport…
Se você acha demais um SUV com mais de 500 CV, a Land Rover oferece outras duas versões opções de motores para o Range Rover Sport. A de entrada traz um motor 3.0 L V6 diesel com 240 CV de potência e torque de 60.0 kgfm, já a intermediária conta com 3.6 L V6 Bi-Turbo Diesel 272 cavalos e 64.0 kgfm. A primeira leva 9.2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, já a segunda chega aos 100 km/h em 9.2 s.
Interior, traz luxo e acabamento em um padrão único de extremo luxo e bom gosto…
O Range Rover é possivelmente um dos SUVs mais luxuosos do mundo, podemos dizer que ele representa o máximo que o dinheiro pode comprar em matéria de carros off roads, 4×4 ou SUV. O acabamento interno já é referência de padrão no segmento, é excepcional, ele conta com diversos materiais nobres, como componentes revestidos em couro nobre e que contrastam com a madeira e os detalhes em alumínio escovado. Um dos novos itens no portfólio de equipamentos de série, é a tela de LCD do painel central, que além de fornecer informações ao motorista sobre o veículo ao motorista, traz ainda sistema de navegação, DVD e TV.
Para quem gosta realmente de usar um carro 4×4, o destaque é o sistema Terrain Response (que adapta o carro a diferentes tipos de terrenos), desde terra, lama, pedras, asfalto. Permitindo uma condução mais esportiva, o câmbio automatizado de seis velocidades vem com CommandShift, uma tecnologia que permite ao motorista realizar as trocas de marchas de forma manual no volante em milésimos de segundo.
A tecnologia e segurança…
Outra preocupação da Land Rover é a segurança, o Range Rover Sport traz dezenas de equipamentos de segurança. Na parte frontal e nas laterais do utilitário esportivo, há vários airbags que em caso um acidente se acionam em milésimos de segundo, o tempo é menor do que um piscar de olhos. Porém para evitar que uma colisão ocorra, o Range Rover conta vários equipamentos de prevenção de acidente, como o Adaptive Cruise Control que utiliza um radar para monitorar a distância para outros carros, e pode até frear o carro automaticamente em caso de colisão emitente, há ainda o sistema anti capotamento, Roll Stability Control. A versão Supercharged traz ainda freios cerâmica de carbono que são bem mais eficientes, este material é usado em carros superesportivos, e é mais resistente ao fadding, (fadiga), ou seja permite ao motorista explorar toda cada um dos 500 cv do motor, em uma direção prazerosa e divertida, em doses únicas que este legitimo 4×4 esportivo traz para quem pode pagar mais de 360 mil por ele.
Preços….
No Brasil o preço do Range Rover Sport parte de R$ 279,000 (Range Rover Sport 3.0) e pode chegar R$ 369,000 na versão Sport equipada com motor 5.0 L com 510 CV de potência.
A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.
Ver comentários
Sou incondicionalmente fã desta maravilha. Amo a idéia original da land rover. Passei muito tempo pensando numa defender., para realizar minhas fantasias fora de estrada. Mais percebo q meu coração por mais que circule nas demais opções do mercado em geral, sempre acaba voltando para a land rover sport. Creio q partirei para realizar este meu sonho em breve. Hoje tenho 43 anos. Trabalhei a vida inteira sem tirar ferias. Percebo ser merecedor de realizar este sonho. Senão quando. O tempo passa muito rápido. Vou aproveitar enquanto estou vivo.
_Aos admiradores dessa ilustrissima Obra de arte Britânica, recomendo: visite uma consecionaria LAND ROVER perto de você e comtemple com seus próprios olhos esse misto de LUXO E SOBERANIA que impéra absôluto no seguimento dos SUVs.
Este é um grande carro a nivel mundial!
THAIS SE QUISER PODE VIR DA UMA VOLTA COMIGO
MAIS O MEU E 2010 *-*
O RANGE ROVER E SONHO DE CONSUMO DE TODO O MUNDO QUE GOSTA DE CARROS. NAO EXISTE NADA MELHOR NA CATEGORIA, INFELIZMENTE O PRECO, EM RAZAO DOS MULTIPLOS IMPOSTOS EXISTENTES NO BRASIL, TORNA ESSE SONHO QUASE IMPOSSIVEL PARA A MAIORIA DA POPULACAO.EU, PARA NAO FUGIR A REGRA, SOPU FIEL A MARCA, POIS JA TIVE UM JEEPDA 1 geracao em 1970., e pretendo adquirir um RANGE ROVER SPÓRT, AINDA ESSE ANO.JUNTEM DINHEIRO E COMPRE O MELHOR.
Isso é uma máquina literalmente!!!
Simplesmente INEXPLICÁVEL!!!
sinceramente é um carro magnifico, este é o carro dos meus sonhos, espero um dia te-lo.
cada vez mais lindo.
Realmente é uma maquina pra ninguem botar defeito! grande,forte,imponente e soberano. e o melhor de tudo:é um RANGE ROVER!!!!!!!!!!