Esta é a nova geração do Land Rover Evoque, o modelo que é atualmente o mais vendido da marca britânica, foi totalmente reformulado, porém se manteve fiel ao design e ao conceito que o consagrou no mercado, é necessária uma olhada mais atenta para descobrir todas as novidades do Evoque 2020, que são muitas.
Clique na imagem para ampliar
Índice desta matéria
O comprimento do novo Range Rover Evoque 2020 é praticamente o mesmo da geração passada, ou seja, o carro tem 4.37 m de comprimento, porém os engenheiros da Land Rover mexeram na arquitetura interna do carro e em suas medidas internas, visando aumentar o espaço no banco traseiro e no porta malas, por exemplo a distância entre-eixos foi ampliada em 2.1 cm, o que na pratica aumentou o espaço para as pernas dos passageiros no banco traseiro em 2 cm, alias todos os bancos foram reposicionados, o que gerou um espaço 10% maior no porta malas, que agora leva bons 591 litros, ou até 1383 litros, com o banco traseiro rebatido.
O Evoque também está mais largo, o que também permitiu os engenheiros criar novos espaço no interior do carro, como para guardar, garrafas, bolsas de mão ou tablets ou smartphones, o porta luvas também aumentou bastante seu tamanho.
Clique na imagem para ampliar
Olhado por fora, propositalmente não há grandes evoluções em comparação a primeira geração do Evoque lançada em 2014, mas as mudanças estão lá, os faróis foram levemente redesenhados, ficaram mais afinados e contam com nova tecnologia de iluminação chamada Matrix LED, que além de conferir uma melhor iluminação noturna, também deixou o Land Rover com uma assinatura visual mais sofisticada.
Ainda na dianteira grade e o capô também são inteiramente novos, e assumem um design mais limpo e fluído, seguindo um estilo parecido ao Ranger Rover Velar. O capô também tem novo desenho.
Clique na imagem para ampliar
Enquanto que nas laterais as caixas de rodas estão maiores e projetadas para fora, o que deixa o Evoque com um perfil mais musculoso, os vincos foram redesenhados e há partes em Black Piano, porém o maior destaque nas laterais do novo Land Rover Evoque 2020 são suas maçanetas retráteis, elas ficam escondidas, embutidas dentro da carroceria, e se projetam para fora apenas quando o motorista com a chave se aproxima do veículo, e quando o carro está em movimento elas se recolhem para dentro da carroceria.
Clique na imagem para ampliar
As lanternas traseiras também são um show a parte, elas agora estão mais finas, contam com iluminação total em LED com efeito 3D, e são ligadas por um detalhe em vidro que corta a traseira do carro, e traz inscrição RANGE ROVER em destaque. Ainda na traseira o para-choque e tampa do porta malas também foram completamente redesenhados.
Agora o Evoque virá com rodas maiores aro 21.
Clique na imagem para ampliar
Por dentro do Land Rover Evoque 2020 tudo novo, a qualidade do acabamento e a tecnologia embarcada impressionam. O acabamento traz muito couro nobre, inclusive no painel, além de apliques em alumínio e aço, apesar do luxo extremo, há diversas partes do interior que usam plástico reciclados como o tecido nos revestimentos dos bancos, além de opção de madeira como eucaliptos reflorestado, no total 33 kg de materiais reciclados são usados no novo Evoque.
Clique na imagem para ampliar
Já a tecnologia embarcada, foi emprestada do seu irmão mais caro, o Range Rover Velar, a cabine do novo Evoque 2020 conta com nada menos do que 3 três telas digitais de alta resolução, o painel de instrumentos possui tela de 12.3 polegadas configurável, o sistema multi-mídia tem uma segunda tela de 10 polegadas que permite ser divida e operar duas funções ao mesmo tempo como GPS, ajuste do carro e sistema de som e telefones, e há uma terceira tela mais abaixo também com 10 polegadas, no console, que permite ao motorista controlar o ar-condicionado, ajustes e funções dos bancos – que possuem até 16 ajustes, e outras configurações e botões do veículo, há ainda espaço para carregamento de celulares sem fio e nada menos do que 6 tomadas USB espalhada no interior, além de spot de internet WI-FI 4G para até 8 aparelhos.
Clique na imagem para ampliar
Até mesmo o volante do novo Evoque traz dois touch intuitivos, como se fosse o touch de um smartphones.
Clique na imagem para ampliar
Mecânica do novo Evoque traz sistema mid-hybrid…
Na parte mecânica o Land Rover Evoque 2020 traz diversas evoluções, principalmente para baixar o consumo de combustível, todas as versões virão com um pequeno sistema híbrido chamado “mid-hybrid”, um sistema elétrico paralelo que armazena energia gerada nas frenagem, alimentando um pequeno alternador de 48 volts, que envia a essa energia para um pack de baterias instaladas sobre o piso do carro.
Em velocidades de até 17 km/h, o motor é desligado enquanto os freios são acionados, já quando o carro entra em velocidades maiores, a energia gerada é empregada para ajudar o motor nas acelerações, ajudando assim a economizar combustível, principalmente ao se rodar no transito das cidades, além de gerar uma força extra ao carro nas arrancadas.
A Land Rover prepara para 2019 o lançamento de uma versão plug-in híbrida do Evoque, ou seja, equipada com um motor elétrico que pode ser recarregado na tomada, sendo capaz inclusive de rodar em um modo 100% elétrico, ou seja sem beber uma gota de gasolina, o Evoque Plug-in Hybrid terá um motor 1.5 turbo, 3 cilindros, a gasolina, calibrado para desenvolver 200 cv de potência e 28.5 kgfm de torque, além de um motor elétrico.
Clique na imagem para ampliar
Os motores da linha Evoque 2020 serão os já conhecidos blocos Ingenium, 2.0, quatro cilindros, com versões a diesel e a gasolina, eles foram recalibrados, o nível de potência variam de acordo com a versão entre 150 a 300 cv, o câmbio também segue o mesmo, uma caixa automática de 9 marchas, feita pela marca alemã ZF, porém de acordo com a Land Rover esta transmissão foi recalibrada.
O conjunto de suspensão do Evoque foi completamente reformulado, sendo que a suspensão traseira é do tipo Integral Link que se comporta diferentemente para lidar com as forças laterais e longitudinais, enquanto na dianteira a suspensão é do tipo MacPherson com estrutura Hydrobush, com amortecedores e buchas com fluídos, para minimizar as vibrações sentidas no volante.
Ainda na suspensão outra evolução são os amortecedores adaptativos, eles contam com sensores que continuamente analisam os a posição dos amortecedores e as condições de piso que o carro trafega, fazendo ajustes a cada 100 milésimos de segundo nas quatro rodas. O sistema constantemente ajusta a força dos amortecedores para minimizar as imperfeições do piso e também conseguir o máximo de controle, independente do tipo e condição de piso.
Por fim, pela primeira vez o sistema Terrain Response 2 virá de série em todas as versões do Evoque, o sistema permite ao motorista escolher entre quatro modos de condução (Comfort “conforto”, Sand “areia”, Grass-Gravel-Snow – “areia, cascalho e neve” e Mud & Ruts – lama e terra), além de um novo modo “Auto”, que permite ao Evoque encontrar de forma automática o melhor ajuste de tração, suspensão e torque para cada tipo de terreno.
Clique na imagem para ampliar
Para terminar o Evoque ainda inaugura novas tecnologias para auxiliar quem irá jogar o modelo no fora de estrada, há controles de descidas e subidas, que soltam o carro de forma gradativa em descidas e controla as acelerações nas subidas impedindo que o carro volte, além auxílios de câmeras ao redor do carro, como o exclusivo sistema “Clear Sigth Ground View”, graças a câmeras posicionadas nas laterais e na grade frontal, o sistema da ao motorista uma visão frontal do carro completa como se o capô fosse invisível, um recurso bastante útil na hora de vencer desníveis e obstáculos, já que da pra saber com precisão aonde o carro está indo e aonde as rodas irão passar.
Apesar de que grande parte dos Evoques produzidos dificilmente em sua vida irão enfrentar condições off-road, o modelo da Land Rover desfruta de uma ótima capacidade para ir além do asfalto, sua altura em relação ao solo é de 21.2 cm, o ângulo frontal de ataque é de 25 graus, e o traseiro de saída é de 30.6°, o novo Evoque tem capacidade para encarar com valentia trechos alagados, como pequenos rios de até 60 cm de profundidade, opcionalmente pode vir ainda com um sensor de mergulho, empregado nos retrovisores o dispositivo é capaz de medir a profundidade da água e informar em tempo real na tela central do painel.
Clique na imagem para ampliar
Ainda não há previsão oficial de lançamento da nova geração do Range Rover Evoque no Brasil, mas tudo indica que ele chegará ao mercado nacional no segundo semestre de 2019. Lembrando que o Evoque é produzido no Brasil, mais precisamente na cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.