Quase todos sabem da defasagem de grande parte dos carros vendidos no Brasil, principalmente com relação a segurança se comparado aos modelos da Europa e Estados Unidos. Pois isto foi comprovado nos primeiros testes do Latin NCAP, projeto que foi lançado hoje (18 de outubro) em São Paulo e testará e classificará a segurança dos veículos vendidos no Brasil e América Latina em uma escala em nível mundial que vai de 0 a 5 estrelas, sendo que quanto mais estrelas tiver mais seguro é o carro.
Acima o vídeo do VW Gol 1.6 sem airbags
Vídeos postados por Proteste (www.proteste.org.br/automoveis/latin-ncap)
Para marcar o lançamento do programa Latin NCAP no Brasil, que por aqui contará com o apoio da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor ), foram realizados na Alemanha testes de impactos frontais a 64 km/h (chamados de crashtest) com seis modelos vendidos no Brasil e América Latina, seguindo a risca o padrão do Euro NCAP, tendo como finalidade analisar a segurança para os passageiros do banco da frente e de duas criança do banco traseiro. O resultado foi quase assustador. Os modelos escolhidos para este primeiro teste foram: Toyota Corolla XEi, Chevrolet Meriva GL, VW Gol 1.6 Trend, Fiat Palio ELX 1.4.
Acima o vídeo do crashtest do Fiat Palio sem airbag
Os carros populares que são os veículos mais vendidos no Brasil decepcionaram no teste de segurança, recebendo apenas 1 estrela, são eles VW Gol, Fiat Palio e Peugeot 207. Todos foram classificados como tendo um alto risco de morte do condutor devido ao dano causado pelo volante a cabeça – no caso da versão sem airbags. A estrutura fraca do assoalho que pode ser romper, o painel que pode vir a ferir e a posição pouco segura dos pedais também apresentam risco aos ocupantes, isto nestes três modelos tanto na versão equipadas com airbag quanto sem o equipamento.
Já levando em conta a segurança os passageiros do banco traseiro, neste caso duas crianças, estes três modelos Gol, Palio e Peugeot receberam 2 estrelas, classificação também abaixo do padrão mundial.
Vídeo crashtest Geely CK
O Latin NCAP ainda levou para o teste um modelo japonês o Geely CK 1.3, o sedan compacto que ainda não é vendido no Brasil mas é comercializado no Chile e Uruguai foi reprovado com louvor, sendo considerado o pior no teste não recebeu nenhuma estrela.
Acima o vídeo com o crashtest do Toyota Corolla no Latin NCAP
Já em um patamar superior o Toyota Corolla foi o melhor do teste, recebendo 4 estrelas, algo bem acima da média, considerado razoável a nível mundial, porém para o teste para a segurança dos ocupantes do banco traseiro, em especial com uma criança com três anos de idade que foi simulada nos testes, o sedan japonês decepcionou recendo apenas 1 estrela segundo o Latin NCAP, o boneco da criança bateu a cabeça contra o banco dianteiro.
Acima o vídeo da Chevrolet Meriva no crashtest do Latin NCAP
No meio termo dos teste a Chevrolet Meriva recebeu 3 estrelas para adultos e 2 para os passageiro do banco traseiro, o carro da Chevrolet usado nos testes conta com airbags, ele não foi bem mas também não foi tão ruim quanto os populares, o detalhe mais grave avaliado neste modelo foi que durante o impacto o porta-malas abriu o que pode em caso de acidente permitir que algum passageiro voe para fora do carro. A estrutura do painel também não foi aprovada, causando risco nos passageiros.
Acima o vídeo do Peugeot 207 com airbag
Testes com os populares com airbags
A pedido das montadoras o Latin NCAP também realizou testes com as versões do VW Gol, Fiat Palio e Peugeot 207 equipadas com airbags, o resultado foi um pouco melhor mas nada animador. Dotado de airbags o VW Gol obteve 3 estrelas no teste, o Fiat Palio também levou três estrelas na versão com airbags, enquanto o Peugeot 207 com airbags recebeu apenas 2 estrelas. Mesmo assim o Latin NCAP resalta que mesmo equipados com airbag os modelos ainda não são considerados seguros.
O Latin NCAP analisa os resultados…
Com os resultados obtidos nestes primeiros testes, Jean Marie Mortier o coordenador do Latin NCAP afirma: “Concluímos que os carros populares têm nível baixo de segurança. É preciso investir em publicidade sobre a importância do uso de cadeirinhas para crianças, airbags, freios ABS, controle de estabilidade. Com escala de produção, os custos destes itens vão cair. Além disso, com carros mais seguros a indústria local pode impulsionar as exportações”.
Vale lembrar que a lei que obriga as montadoras a vender no Brasil carros equipados com airbags e freios ABS só entrará em vigor a partir de 2014. Uma novidade é que testes de impactos completos, serão obrigatórios no Brasil a partir de 2012 para homologar os veículos que poderão ser vendidos.
O Latin NCAP deve em breve realizar novos testes com os carros vendidos na América Latina.
Confira abaixo o resultados dos testes do Latin NCAP:
Toyota Corolla XEI
Com airbags: 4 estrelas (adultos), 1 estrelas (criança)
Chevrolet Meriva GL Plus
(Com airbags): 3 estrelas (adultos) e 2 estrelas (crianças)
Fiat Palio ELX 1.4
(Sem airbags) 1 estrela (adulto) e 2 (crianças)
(com airbags) 3 estrelas (adulto) e 2 estrelas (crianças)
Volkswagen Gol Trend 1.6
Sem airbags: 1 estrela (adultos) 2 estrelas (crianças)
Com airbags: 3 estrelas (adulto), e 2 estrelas (crianças)
Peugeot 207
Sem airbags: 1 estrela (adultos) 2 estrelas (crianças)
Com airbags: 2 estrelas (adulto), e 2 estrelas (crianças)
Geely CK 1 1.3 (sem airbags) 0 estrela (adultos) e 2 estrelas (crianças)
Respostas de 4
Gostaria de ter acesso a vídeos simulando acidentes de carros com bebê deitado/sentado cadeirinha, no banco da frente, sem que esta esteja presa por cinto e o veículo não disponha de airbag. Obrigado.
Nelson
No You Tube existem vários vídeos de crashtest com bebes e crianças sem cinto ou cadeirinha, ai vai alguns vídeos:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/xU2jrQ4uunU?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/xU2jrQ4uunU?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
No vídeo acima a mãe transporta o bebe no colo e está sem o cinto de segurança:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/HZFMmNqCvbc?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/HZFMmNqCvbc?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Acima o vídeo produzido por uma empresa especializada em cadeirinhas do tipo bebe conforto, mostra a diferença de impacto com a criança na cadeirinha e no banco sem cinto:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/fKIeExpDLDA?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/fKIeExpDLDA?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
O vídeo acima mostra mais ou menos o que você disse o bebe está no banco da frente com a cadeirinha sem usar o cinto de segurança e o carro não possui airbag.
Gostaria de ter acesso a vídeos simulando acidentes de carros com bebê deitado/sentado cadeirinha, no banco da frente, sem que esta esteja presa por cinto e o veículo não disponha de airbag. Obrigado.
Nelson
No You Tube existem vários vídeos de crashtest com bebes e crianças sem cinto ou cadeirinha, ai vai alguns vídeos:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/xU2jrQ4uunU?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/xU2jrQ4uunU?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
No vídeo acima a mãe transporta o bebe no colo e está sem o cinto de segurança:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/HZFMmNqCvbc?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/HZFMmNqCvbc?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
Acima o vídeo produzido por uma empresa especializada em cadeirinhas do tipo bebe conforto, mostra a diferença de impacto com a criança na cadeirinha e no banco sem cinto:
<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/fKIeExpDLDA?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/fKIeExpDLDA?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>
O vídeo acima mostra mais ou menos o que você disse o bebe está no banco da frente com a cadeirinha sem usar o cinto de segurança e o carro não possui airbag.