Latin NCAP – Falta de segurança dos carros nacionais é comprovada em crashtests

Quase todos sabem da defasagem de grande parte dos carros vendidos no Brasil, principalmente com relação a segurança se comparado aos modelos da Europa e Estados Unidos. Pois isto foi comprovado nos primeiros testes do Latin NCAP, projeto que foi lançado hoje (18 de outubro) em São Paulo e testará e classificará a segurança dos veículos vendidos no Brasil e América Latina em uma escala em nível mundial que vai de 0 a 5 estrelas, sendo que quanto mais estrelas tiver mais seguro é o carro.

Acima o vídeo do VW Gol 1.6 sem airbags

Vídeos postados por Proteste (www.proteste.org.br/automoveis/latin-ncap)

Para marcar o lançamento do programa Latin NCAP no Brasil, que por aqui contará com o apoio da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor ), foram realizados na Alemanha testes de impactos frontais a 64 km/h (chamados de crashtest) com seis modelos vendidos no Brasil e América Latina, seguindo a risca o padrão do Euro NCAP, tendo como finalidade analisar a segurança para os passageiros do banco da frente e de duas criança do banco traseiro. O resultado foi quase assustador. Os modelos escolhidos para este primeiro teste foram: Toyota Corolla XEi, Chevrolet Meriva GL, VW Gol 1.6 Trend, Fiat Palio ELX 1.4.

Acima o vídeo do crashtest do Fiat Palio sem airbag

Os carros populares que são os veículos mais vendidos no Brasil decepcionaram no teste de segurança, recebendo apenas 1 estrela, são eles VW Gol, Fiat Palio e Peugeot 207. Todos foram classificados como tendo um alto risco de morte do condutor devido ao dano causado pelo volante a cabeça – no caso da versão sem airbags. A estrutura fraca do assoalho que pode ser romper, o painel que pode vir a ferir e a posição pouco segura dos pedais também apresentam risco aos ocupantes, isto nestes três modelos tanto na versão equipadas com airbag quanto sem o equipamento.

Já levando em conta a segurança os passageiros do banco traseiro, neste caso duas crianças, estes três modelos Gol, Palio e Peugeot receberam 2 estrelas, classificação também abaixo do padrão mundial.

Vídeo crashtest Geely CK

O Latin NCAP ainda levou para o teste um modelo japonês o Geely CK 1.3, o sedan compacto que ainda não é vendido no Brasil mas é comercializado no Chile e Uruguai foi reprovado com louvor, sendo considerado o pior no teste não recebeu nenhuma estrela.

Acima o vídeo com o crashtest do Toyota Corolla no Latin NCAP

Já em um patamar superior o Toyota Corolla foi o melhor do teste, recebendo 4 estrelas, algo bem acima da média, considerado razoável a nível mundial, porém para o teste para a segurança dos ocupantes do banco traseiro, em especial com uma criança com três anos de idade que foi simulada nos testes, o sedan japonês decepcionou recendo apenas 1 estrela segundo o Latin NCAP, o boneco da criança bateu a cabeça contra o banco dianteiro.

Acima o vídeo da Chevrolet Meriva no crashtest do Latin NCAP

No meio termo dos teste a Chevrolet Meriva recebeu 3 estrelas para adultos e 2 para os passageiro do banco traseiro, o carro da Chevrolet usado nos testes conta com airbags, ele não foi bem mas também não foi tão ruim quanto os populares, o detalhe mais grave avaliado neste modelo foi que durante o impacto o porta-malas abriu o que pode em caso de acidente permitir que algum passageiro voe para fora do carro. A estrutura do painel também não foi aprovada, causando risco nos passageiros.

Acima o vídeo do Peugeot 207 com airbag

Testes com os populares com airbags

A pedido das montadoras o Latin NCAP também realizou testes com as versões do VW Gol, Fiat Palio e Peugeot 207 equipadas com airbags, o resultado foi um pouco melhor mas nada animador. Dotado de airbags o VW Gol obteve 3 estrelas no teste, o Fiat Palio também levou três estrelas na versão com airbags, enquanto o Peugeot 207 com airbags recebeu apenas 2 estrelas. Mesmo assim o Latin NCAP resalta que mesmo equipados com airbag os modelos ainda não são considerados seguros.

O Latin NCAP analisa os resultados…

Com os resultados obtidos nestes primeiros testes, Jean Marie Mortier o coordenador do Latin NCAP afirma: “Concluímos que os carros populares têm nível baixo de segurança. É preciso investir em publicidade sobre a importância do uso de cadeirinhas para crianças, airbags, freios ABS, controle de estabilidade. Com escala de produção, os custos destes itens vão cair. Além disso, com carros mais seguros a indústria local pode impulsionar as exportações”.

Vale lembrar que a lei que obriga as montadoras a vender no Brasil carros equipados com airbags e freios ABS só entrará em vigor a partir de 2014. Uma novidade é que testes de impactos completos, serão obrigatórios no Brasil a partir de 2012 para homologar os veículos que poderão  ser vendidos.

O Latin NCAP deve em breve realizar novos testes com os carros vendidos na América Latina.

Confira abaixo o resultados dos testes do Latin NCAP:

Toyota Corolla XEI

Com airbags: 4 estrelas (adultos), 1 estrelas (criança)

Chevrolet Meriva GL Plus

(Com airbags): 3 estrelas (adultos) e 2 estrelas (crianças)

Fiat Palio ELX 1.4

(Sem airbags) 1 estrela (adulto) e 2 (crianças)

(com airbags) 3 estrelas (adulto) e 2 estrelas (crianças)

Volkswagen Gol Trend 1.6

Sem airbags: 1 estrela (adultos) 2 estrelas (crianças)

Com airbags: 3 estrelas (adulto), e 2 estrelas (crianças)

Peugeot 207

Sem airbags: 1 estrela (adultos) 2 estrelas (crianças)

Com airbags: 2 estrelas (adulto), e 2 estrelas (crianças)

Geely CK 1 1.3 (sem airbags) 0 estrela (adultos) e 2 estrelas (crianças)

Equipe Encontracarros

Ver comentários

  • Gostaria de ter acesso a vídeos simulando acidentes de carros com bebê deitado/sentado cadeirinha, no banco da frente, sem que esta esteja presa por cinto e o veículo não disponha de airbag. Obrigado.

    • Nelson

      No You Tube existem vários vídeos de crashtest com bebes e crianças sem cinto ou cadeirinha, ai vai alguns vídeos:

      <object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/xU2jrQ4uunU?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/xU2jrQ4uunU?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

      No vídeo acima a mãe transporta o bebe no colo e está sem o cinto de segurança:

      <object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/HZFMmNqCvbc?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/HZFMmNqCvbc?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

      Acima o vídeo produzido por uma empresa especializada em cadeirinhas do tipo bebe conforto, mostra a diferença de impacto com a criança na cadeirinha e no banco sem cinto:

      <object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/fKIeExpDLDA?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/fKIeExpDLDA?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

      O vídeo acima mostra mais ou menos o que você disse o bebe está no banco da frente com a cadeirinha sem usar o cinto de segurança e o carro não possui airbag.

  • Gostaria de ter acesso a vídeos simulando acidentes de carros com bebê deitado/sentado cadeirinha, no banco da frente, sem que esta esteja presa por cinto e o veículo não disponha de airbag. Obrigado.

    • Nelson

      No You Tube existem vários vídeos de crashtest com bebes e crianças sem cinto ou cadeirinha, ai vai alguns vídeos:

      <object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/xU2jrQ4uunU?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/xU2jrQ4uunU?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

      No vídeo acima a mãe transporta o bebe no colo e está sem o cinto de segurança:

      <object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/HZFMmNqCvbc?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/HZFMmNqCvbc?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

      Acima o vídeo produzido por uma empresa especializada em cadeirinhas do tipo bebe conforto, mostra a diferença de impacto com a criança na cadeirinha e no banco sem cinto:

      <object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/fKIeExpDLDA?fs=1&hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/fKIeExpDLDA?fs=1&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>

      O vídeo acima mostra mais ou menos o que você disse o bebe está no banco da frente com a cadeirinha sem usar o cinto de segurança e o carro não possui airbag.

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.