Não foi desta vez que a Audi teve sua hegemonia quebrada nas 24 Horas de Le Mans, apesar de claramente a Toyota, este ano ter tido o carro mais rápido, liderando a maior parte da corrida, ao final os protótipos alemães da Audi se mostraram mais uma vez os melhores em resistência e durabilidade, garantindo 1º o e 2º lugares após 24 horas de prova, conseguindo nada menos do que a 13ª vitória da Audi em Le Mans, a 5ª consecutiva da marca, em 15 anos que disputou a Audi só perdeu Le Mans duas vezes.
O carro vencedor, o R18 e-tron quattro número 2, foi guiado pelo trio formado pelo suíço Marcel Tréluyer, o alemão André Lotterer e o francês Benoît Fässler, que em 24 horas e 1min59s830 de prova completaram 379 voltas no circuito de 13.6 km de Le Mans, esta foi a primeira vitória destes pilotos em Le Mans, a segunda posição ficou com o Audi número 1, guiado pelo trio composto pelo dinamarquês Tom Kristensen, pelo espanhol Marc Gené e pelo brasileiro Lucas Di Grassi, eles lideraram a prova da 16ª a 21ª horas, porém um problema no turbo do motor fizeram o protótipo ter que ir para os boxes perdendo a liderança, ao final ficando com a segunda colocação, com 3 voltas de desvantagem para o Audi vencedor.
Mesmo não tendo vencido Lucas Di Grassi, conseguiu o melhor resultado de um piloto brasileiro nas 24 Horas de Le Mans. Lembrando que Di Grassi já havia sido terceiro colocado no ano passado em Le Mans.
A Toyota foi o grande desapontamento de Le Mans este ano, os protótipos Toyota TS 040 Hybrid, com potência próxima dos 1000 cv, dominou praticamente todos os treinos, sendo o carro mais rápido em Le Mans 2014, inclusive saindo na pole position com o bólido número 7, guiado pelo trio Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Kazuki Nakajima, porém após liderar com folga desde a largada, a noite na 14ª hora de prova, o carro líder da equipe japonesa, literalmente sumiu da pista, após sofrer com uma pane total elétrica, foi necessário algum tempo para localizar o carro e saber o que havia acontecido com o TS040 Hybrid número 7 que apagar foi forçado a abandonar a prova, e dar adeus ao sonho da primeira vitória da Toyota em Le Mans.
Para compensar um pouco a frustração, a Toyota conseguiu com o carro número 8, a terceira colocação na prova, com o trio Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi, que cruzaram a linha de chegada com 5 voltas atrás do líder.
Outra decepção ficou com a Porsche (foto acima), apesar de ter feito um carro bastante rápido, conseguindo andar sempre entre os 3 primeiros, chegando inclusive a alcançar a liderança perto do final da prova na 22ª hora, o 919 Hybrid número 20, guiado pelo ex piloto de F1 Mark Webber em parceria com Timo Bernhard e Brendon Hartley, acabou tendo um problema mecânico, começou a perder rendimento e logo depois a liderança, vindo a abandonar a prova pouco tempo depois.
LMP2…
Na categoria LMp2, a vitória ficou com o protótipo Zyter Z11SN Nissan da equipe Jota Sport, guiado pelo trio Simon Dolan, Harry Tincknell e Oliver Turvey.
GTE-Pro…
O brasileiro Bruno Senna mais uma vez chegou próximo de vencer em sua categoria, a principal de carros de turismo GTE-Pro, liderando grande parte da prova com seu Aston Martin número 97 que dividiu com os pilotos Darren Turner e Stefan Mücke, porém ao final um problema mecânico fez o carro do brasileiro perder desempenho e ir para os boxes para reparos, com isso Bruno Senna acabou recebendo a bandeirada final da prova apenas na sexta posição em sua categoria a GTE Pro e na 33º colocação na geral. A vitória desta categoria ficou com a Ferrari 458 Italia (foto abaixo) do experiente trio formado por Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Toni Vilander.
Confira a classificação completa da prova, no site da prova:
O experimental e exótico Nissan Delta Wing, não conseguiu fazer muita coisa em Le Mans, resistiu apenas 5 voltas no circuito de 13.6 km
Acima a largada da prova com a Toyota à frente…
Acima o belo Porsche 911 da categoria GTE-AM
O por do sol já próximo as 9 hrs da noite em Le Mans é um show a parte…
Acima o protótipo da Toyota rasgando a reta dos boxes na liderança na parte noturna da prova…
Ao final após as inúmeras quebras, a Audi foi a sobrevivente e abocanhou mais uma conquista em Le Mans, sua 13ª em 15 participações