Le Mans 2014 – Audi consegue sua 13ª vitória e brasileiro Lucas Di Grassi foi 2°

Não foi desta vez que a Audi teve sua hegemonia quebrada nas 24 Horas de Le Mans, apesar de claramente a Toyota, este ano ter tido o carro mais rápido, liderando a maior parte da corrida, ao final os protótipos alemães da Audi se mostraram mais uma vez os melhores em resistência e durabilidade, garantindo 1º o e 2º lugares após 24 horas de prova, conseguindo nada menos do que a 13ª vitória da Audi em Le Mans, a 5ª consecutiva da marca, em 15 anos que disputou a Audi só perdeu Le Mans duas vezes.

 

O carro vencedor, o R18 e-tron quattro número 2, foi guiado pelo trio formado pelo suíço Marcel Tréluyer, o alemão André Lotterer e o francês Benoît Fässler, que em 24 horas e 1min59s830 de prova completaram 379 voltas no circuito de 13.6 km de Le Mans, esta foi a primeira vitória destes pilotos em Le Mans, a segunda posição ficou com o Audi número 1, guiado pelo trio composto pelo dinamarquês Tom Kristensen, pelo espanhol Marc Gené e pelo brasileiro Lucas Di Grassi, eles lideraram a prova da 16ª a 21ª horas, porém um problema no turbo do motor fizeram o protótipo ter que ir para os boxes perdendo a liderança, ao final ficando com a segunda colocação, com 3 voltas de desvantagem para o Audi vencedor.

Mesmo não tendo vencido Lucas Di Grassi, conseguiu o melhor resultado de um piloto brasileiro nas 24 Horas de Le Mans. Lembrando que Di Grassi já havia sido terceiro colocado no ano passado em Le Mans.

A Toyota foi o grande desapontamento de Le Mans este ano, os protótipos Toyota TS 040 Hybrid, com potência próxima dos 1000 cv, dominou praticamente todos os treinos, sendo o carro mais rápido em Le Mans 2014, inclusive saindo na pole position com o bólido número 7, guiado pelo  trio Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Kazuki Nakajima, porém após liderar com folga desde a largada, a noite na 14ª hora de prova, o carro líder da equipe japonesa, literalmente sumiu da pista, após sofrer com uma pane total elétrica, foi necessário algum tempo para localizar o carro e saber o que havia acontecido com o TS040 Hybrid número 7 que apagar foi forçado a abandonar a prova, e dar adeus ao sonho da primeira vitória da Toyota em Le Mans.

Para compensar um pouco a frustração, a Toyota conseguiu com o carro número 8, a terceira colocação na prova, com o trio  Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi, que cruzaram a linha de chegada com 5 voltas atrás do líder.

Outra decepção ficou com a Porsche (foto acima), apesar de ter feito um carro bastante rápido, conseguindo andar sempre entre os 3 primeiros, chegando inclusive a alcançar a liderança perto do final da prova na 22ª hora, o 919 Hybrid número 20, guiado pelo ex piloto de F1 Mark Webber em parceria com Timo Bernhard e Brendon Hartley, acabou tendo um problema mecânico, começou a perder rendimento e logo depois a liderança, vindo a abandonar a prova pouco tempo depois.

LMP2…

Na categoria LMp2, a vitória ficou com o protótipo Zyter Z11SN Nissan da equipe Jota Sport, guiado pelo trio Simon Dolan, Harry Tincknell e Oliver Turvey.

GTE-Pro…

O brasileiro Bruno Senna mais uma vez chegou próximo de vencer em sua categoria, a principal de carros de turismo GTE-Pro, liderando grande parte da prova com seu Aston Martin número 97 que dividiu com os pilotos Darren Turner e Stefan Mücke, porém ao final um problema mecânico fez o carro do brasileiro perder desempenho e ir para os boxes para reparos, com isso Bruno Senna acabou recebendo a bandeirada final da prova apenas na sexta posição em sua categoria a GTE Pro e na 33º colocação na geral. A vitória desta categoria ficou com a Ferrari 458 Italia (foto abaixo) do experiente trio formado por Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Toni Vilander.

Confira a classificação completa da prova, no site da prova:

http://www.24h-lemans.com/wpphpFichiers/1/1/ressources/Pdf/2014/24-heures-du-mans/classification/race/24-heures-du-mans-2014-classifcation-after-24h.pdf

O experimental e exótico Nissan Delta Wing, não conseguiu fazer muita coisa em Le Mans, resistiu apenas 5 voltas no circuito de 13.6 km

Acima a largada da prova com a Toyota à frente…

Acima o belo Porsche 911 da categoria GTE-AM

O por do sol já próximo as 9 hrs da noite em Le Mans é um show a parte…

Acima o protótipo da Toyota rasgando a reta dos boxes na liderança na parte noturna da prova…

Ao final após as inúmeras quebras, a Audi foi a sobrevivente e abocanhou mais uma conquista em Le Mans, sua 13ª em 15 participações

Equipe Encontracarros

Recentes

Novo Hyundai Creta 2025 chega em outubro, descubra tudo o que você precisa saber sobre

A Hyundai deve começar a vender a partir de outubro no Brasil o novo Creta…

3 dias atrás

Gol SUV? – Volkswagen divulga primeira foto de seu novo SUV compacto de entrada

A Volkswagen revelou a primeira imagem oficial de seu mais novo lançamento para o mercado…

5 dias atrás

Nova Honda XRE 190 2025 chega por R$ 22.060, confira as novidades

A Honda XRE 190 2025 está chegando ao mercado agora em setembro completamente atualizada, a…

5 dias atrás

Carros elétricos começam a fracassar na Europa, no Brasil pode acontecer o mesmo?

Os carros elétricos estão se tornando um problema para as grandes montadoras europeias, após grandes…

6 dias atrás

Novo Volkswagen Taos 2025 tem visual renovado, novo interior e motor de 174 cv

O Novo Volkswagen Taos 2025 acaba de ser lançado nos EUA trazendo diversas evoluções, a…

1 semana atrás

Honda Biz 2025 muda visual, motor e o acionamento dos freios

Está chegando as lojas da Honda em todo o Brasil o nova Biz 2025, o…

2 semanas atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.