Le Mans 2014 – Audi consegue sua 13ª vitória e brasileiro Lucas Di Grassi foi 2°

Não foi desta vez que a Audi teve sua hegemonia quebrada nas 24 Horas de Le Mans, apesar de claramente a Toyota, este ano ter tido o carro mais rápido, liderando a maior parte da corrida, ao final os protótipos alemães da Audi se mostraram mais uma vez os melhores em resistência e durabilidade, garantindo 1º o e 2º lugares após 24 horas de prova, conseguindo nada menos do que a 13ª vitória da Audi em Le Mans, a 5ª consecutiva da marca, em 15 anos que disputou a Audi só perdeu Le Mans duas vezes.

 

O carro vencedor, o R18 e-tron quattro número 2, foi guiado pelo trio formado pelo suíço Marcel Tréluyer, o alemão André Lotterer e o francês Benoît Fässler, que em 24 horas e 1min59s830 de prova completaram 379 voltas no circuito de 13.6 km de Le Mans, esta foi a primeira vitória destes pilotos em Le Mans, a segunda posição ficou com o Audi número 1, guiado pelo trio composto pelo dinamarquês Tom Kristensen, pelo espanhol Marc Gené e pelo brasileiro Lucas Di Grassi, eles lideraram a prova da 16ª a 21ª horas, porém um problema no turbo do motor fizeram o protótipo ter que ir para os boxes perdendo a liderança, ao final ficando com a segunda colocação, com 3 voltas de desvantagem para o Audi vencedor.

Mesmo não tendo vencido Lucas Di Grassi, conseguiu o melhor resultado de um piloto brasileiro nas 24 Horas de Le Mans. Lembrando que Di Grassi já havia sido terceiro colocado no ano passado em Le Mans.

A Toyota foi o grande desapontamento de Le Mans este ano, os protótipos Toyota TS 040 Hybrid, com potência próxima dos 1000 cv, dominou praticamente todos os treinos, sendo o carro mais rápido em Le Mans 2014, inclusive saindo na pole position com o bólido número 7, guiado pelo  trio Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Kazuki Nakajima, porém após liderar com folga desde a largada, a noite na 14ª hora de prova, o carro líder da equipe japonesa, literalmente sumiu da pista, após sofrer com uma pane total elétrica, foi necessário algum tempo para localizar o carro e saber o que havia acontecido com o TS040 Hybrid número 7 que apagar foi forçado a abandonar a prova, e dar adeus ao sonho da primeira vitória da Toyota em Le Mans.

Para compensar um pouco a frustração, a Toyota conseguiu com o carro número 8, a terceira colocação na prova, com o trio  Anthony Davidson, Nicolas Lapierre e Sébastien Buemi, que cruzaram a linha de chegada com 5 voltas atrás do líder.

Outra decepção ficou com a Porsche (foto acima), apesar de ter feito um carro bastante rápido, conseguindo andar sempre entre os 3 primeiros, chegando inclusive a alcançar a liderança perto do final da prova na 22ª hora, o 919 Hybrid número 20, guiado pelo ex piloto de F1 Mark Webber em parceria com Timo Bernhard e Brendon Hartley, acabou tendo um problema mecânico, começou a perder rendimento e logo depois a liderança, vindo a abandonar a prova pouco tempo depois.

LMP2…

Na categoria LMp2, a vitória ficou com o protótipo Zyter Z11SN Nissan da equipe Jota Sport, guiado pelo trio Simon Dolan, Harry Tincknell e Oliver Turvey.

GTE-Pro…

O brasileiro Bruno Senna mais uma vez chegou próximo de vencer em sua categoria, a principal de carros de turismo GTE-Pro, liderando grande parte da prova com seu Aston Martin número 97 que dividiu com os pilotos Darren Turner e Stefan Mücke, porém ao final um problema mecânico fez o carro do brasileiro perder desempenho e ir para os boxes para reparos, com isso Bruno Senna acabou recebendo a bandeirada final da prova apenas na sexta posição em sua categoria a GTE Pro e na 33º colocação na geral. A vitória desta categoria ficou com a Ferrari 458 Italia (foto abaixo) do experiente trio formado por Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Toni Vilander.

Confira a classificação completa da prova, no site da prova:

http://www.24h-lemans.com/wpphpFichiers/1/1/ressources/Pdf/2014/24-heures-du-mans/classification/race/24-heures-du-mans-2014-classifcation-after-24h.pdf

O experimental e exótico Nissan Delta Wing, não conseguiu fazer muita coisa em Le Mans, resistiu apenas 5 voltas no circuito de 13.6 km

Acima a largada da prova com a Toyota à frente…

Acima o belo Porsche 911 da categoria GTE-AM

O por do sol já próximo as 9 hrs da noite em Le Mans é um show a parte…

Acima o protótipo da Toyota rasgando a reta dos boxes na liderança na parte noturna da prova…

Ao final após as inúmeras quebras, a Audi foi a sobrevivente e abocanhou mais uma conquista em Le Mans, sua 13ª em 15 participações

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.