Foto acima: Peugeot Sport
A equipe Peugeot confirmou o favoritismo, pelo quinto ano seguido a montadora francesa venceu os 1000 km de Spa
Francorchamps, uma das provas de endurance mais famosas da mundo. Além da vitória a Peugeot conseguiu manter um domínio sobre os carros da Audi.
Fotos: Julien Crosnier/DPPI
A prova que é considerado o último “warm-up” paras as 24 Horas de Le Mans, foi marcado pelo domínio do Peugeot 908 HDi FAP, que superou seu arquirrival, o Audi R18. O que se viu em Spa neste final de semana foi um passeio do 908 da Peugeot, o bólido guiado pelo trio Alex Wurz, Anthony Davidson e Marc Gene, chegou uma volta à frente do melhor dos Audi R18, pilotado por Allan McNish, Rinaldo Capello e Tom Kristensen. A Team Peugeot Total conseguiu o segundo lugar na prova, fazendo a dobradinha com pilotos Stephane Sarrazin, Franck Montagny e Nicolas Minassian, com o outro Peugeot 908.
Fotos: Julien Crosnier/DPPI
Mas por enquanto a Audi não precisa entrar em desespero, essa foi apenas a primeira competição do novíssimo carro R18, além disso uma série de incidentes e problemas e azares acabaram minando as chances do Audi poder rivalizar de igual com o Peugeot.
Os três exemplares do bólido alemão largaram nas três primeiras posições. Andre Lotterer piloto do segundo R18 , assumiu a liderança ainda na primeira volta e manteve a ponta até o primeiro pit-stop. A partir daí a sorte da Audi começou a mudar.
Fotos: DPPI
O R18 2 perdeu muito tempo nos boxes, além disso algumas voltas depois, Benoît Tréluyer que assumiu o comando deste carro, acabou tendo que fazer uma outra parada no boxes, após pagar sujeira nos pneus, para completar o francês ainda acabou perdendo o controle do carro após novamente passar sobre pedaços de borracha na pista e foi parar na caixa de brita.
Problema semelhante teve o R18 número 1 que acabou rodando após ser acertado por um outro bólido, o acidente acabou danificando, o difusor do modelo.
Já o R18 3 também não passou imune ao problemas, Alam McNish ainda na primeira volta acabou rodando, já o seu companheiro de equipe Dindo Capello acabou acidentalmente ativando o limitador de velocidade durante a prova e finalmente Tom Kristensen na parte final da prova sofreu uma perda de pressão em um dos seus pneus e foi obrigado a fazer uma parada não prevista no pits. Apesar dessas série de problemas, o Audi ainda conseguiu ficar na terceira posição menos de 20 s atrás do 908 N.8 que ficou na segunda posição.
Fotos: Julien Crosnier/DPPI
Acima: o Peugeot 908 n.9 oitavo colocado em Spa, ele largou na 17° posição e até o fim da prova foi surpreendido por um problema na suspensão.
Na categoria GTE, a vitória ficou com os italiano Giancarlo Fisichella e GianMaria Bruni que pilotaram uma Ferrari 458 Italia. O BMW M3 GT do brasileiro Augusto Farfus e do alemão Jorg Muller vencedor na categoria GT da 12 Horas de Sebring, ficou com a quarta posição.
Fotos: Julien Crosnier/DPPI
Já a 458 GT3 de brasileiro Jaime Melo começou muito bem a prova, largando na pole position. Porém o bólido da equipe Risi Competizione acabou se envolvendo em um acidente, causando o fim da prova para o brasileiro e sua Ferrari.
Sem dúvidas a Peugeot é a grande favorita para vencer as 24 Horas de Le Mans 2011, o 908 HDi que também venceu as 12 Horas de Sebring vem se mostrando um carro extremamente rápido e confiável. Porém vale lembrar que essa foi apenas a primeira corrida do badalado Audi R18, e que no ano passado a Peugeot também venceu os 1.000 km de Spa, porém quando chegou em Le Mans os quatro carros da equipe quebraram deixando a vitória para o Audi R15 TDi.
As 24 de Le Mans 2011 acontece nos dias 11 e 12 de junho.
Esta é a Kia Tasman, a primeira picape na história da montadora coreana. Como você…
Mais uma marca chinesa está chegando para tentar a sorte no Brasil, a Zeekr, a…
Esta é a nova Honda CG 2025, a moto que é disparada a mais vendida…
O Jeep Avenger já está rodando em testes aqui no Brasil, o modelo lançado na…
BYD Shark, a primeira picape plugin híbrida da marca chinesa acaba de ser lançada oficialmente…
A marca Bajaj chegou ao Brasil em dezembro de 2022, porém somente agora em 2024…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.