Le Mans Series 1000 km de Spa: Pelo quinto ano, Peugeot domina e supera a Audi

Foto acima: Peugeot Sport

A equipe Peugeot confirmou o favoritismo, pelo quinto ano seguido a montadora francesa venceu os 1000 km de Spa
Francorchamps, uma das provas de endurance mais famosas da mundo. Além da vitória a Peugeot conseguiu manter um domínio sobre os carros da Audi.

Fotos: Julien Crosnier/DPPI

A prova que é considerado o último “warm-up” paras as 24 Horas de Le Mans, foi marcado pelo domínio do Peugeot 908 HDi FAP, que superou seu arquirrival, o Audi R18. O que se viu em Spa neste final de semana foi um passeio do 908 da Peugeot, o bólido guiado pelo trio Alex Wurz, Anthony Davidson e Marc Gene, chegou uma volta à frente do melhor dos Audi R18, pilotado por Allan McNish, Rinaldo Capello e Tom Kristensen. A Team Peugeot Total conseguiu o segundo lugar na prova, fazendo a dobradinha com pilotos Stephane Sarrazin, Franck Montagny e Nicolas Minassian, com o outro Peugeot 908.

Fotos: Julien Crosnier/DPPI

Mas por enquanto a Audi não precisa entrar em desespero, essa foi apenas a primeira competição do novíssimo carro R18, além disso uma série de incidentes e problemas e azares acabaram minando as chances do Audi poder rivalizar de igual com o Peugeot.

Os três exemplares do bólido alemão largaram nas três primeiras posições. Andre Lotterer piloto do segundo R18 , assumiu a liderança ainda na primeira volta e manteve a ponta até o primeiro pit-stop. A partir daí a sorte da Audi começou a mudar.

Fotos: DPPI

O R18 2 perdeu muito tempo nos boxes, além disso algumas voltas depois, Benoît Tréluyer que assumiu o comando deste carro, acabou tendo que fazer uma outra parada no boxes, após pagar sujeira nos pneus, para completar o francês ainda acabou perdendo o controle do carro após novamente passar sobre pedaços de borracha na pista e foi parar na caixa de brita.

Problema semelhante teve o R18 número 1 que acabou rodando após ser acertado por um outro bólido, o acidente acabou danificando, o difusor do modelo.

Já o R18 3 também não passou imune ao problemas, Alam McNish ainda na primeira volta acabou rodando, já o seu companheiro de equipe Dindo Capello acabou acidentalmente ativando o limitador de velocidade durante a prova e finalmente Tom Kristensen na parte final da prova sofreu uma perda de pressão em um dos seus pneus e foi obrigado a fazer uma parada não prevista no pits. Apesar dessas série de problemas, o Audi ainda conseguiu ficar na terceira posição menos de 20 s atrás do 908 N.8 que ficou na segunda posição.

Fotos: Julien Crosnier/DPPI

Acima: o Peugeot 908 n.9 oitavo colocado em Spa, ele largou na 17° posição e até o fim da prova foi surpreendido por um problema na suspensão.

Na categoria GTE, a vitória ficou com os italiano Giancarlo Fisichella e GianMaria Bruni que pilotaram uma Ferrari 458 Italia. O BMW M3 GT do brasileiro Augusto Farfus e do alemão Jorg Muller vencedor na categoria GT da 12 Horas de Sebring, ficou com a quarta posição.

Fotos: Julien Crosnier/DPPI

Já a 458 GT3 de brasileiro Jaime Melo começou muito bem a prova, largando na pole position. Porém o bólido da equipe Risi Competizione acabou se envolvendo em um acidente, causando o fim da prova para o brasileiro e sua Ferrari.

Sem dúvidas a Peugeot é a grande favorita para vencer as 24 Horas de Le Mans 2011, o 908 HDi que também venceu as 12 Horas de Sebring vem se mostrando um carro extremamente rápido e confiável. Porém vale lembrar que essa foi apenas a primeira corrida do badalado Audi R18, e que no ano passado a Peugeot também venceu os 1.000 km de Spa, porém quando chegou em Le Mans os quatro carros da equipe quebraram deixando a vitória para o Audi R15 TDi.

As 24 de Le Mans 2011 acontece nos dias 11 e 12 de junho.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

1 dia atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

1 dia atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

5 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

6 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

7 dias atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.