A edição 2016 do Salão de Genebra promete ficar marcada como a edição dos SUVs, a mostra na Suíça foi palco para o lançamento de dezenas de modelos desse tipo. Daqueles que mal saíram da prancheta como o exótico conceito SsangYong SIV-2, passando por edições limitadas como o Discovery Sport Black a aqueles que estarão entre os mais luxuoso do mundo, esse é o caso do Maserati Levante. Primeiro SUV da centenária construtora italiana, ele é equipado com um potente motor V6 de 430 CV na versão mais potente e pode atingir os 264 km/h.
O Levante é considerado o lançamento mais importante da Maserati na década, ele levará a montadora para brigar em um segmento inédito, o de utilitários esportivos de alto luxo, chegando para disputar a preferência dos endinheirados com rivais, como Porsche Cayenne, Land Rover Range Rover Vogue, BMW X6, Mercedes ML e Audi Q7, além do recém lançado Jaguar F-Pace e do veloz Bentley Bentayga.
O visual do Maserati Levante é no mínimo diferente, transborda agressividade, mas sem abrir mão da tradicional elegância e sofisticação características dos carros da Maserati (conhecida por fazer alguns dos esportivos mais belos do mundo, como o GranTurismo e o sedan Quatroporte). Assim como no BMW X6, sua carroceria mescla traços de SUVs com as de um coupé com teto baixo e curvo. Repare na intimidadora grade cromada na dianteira, com o tradicional brasão de tridente da marca italiana, que suscita um belo contraste com os finos faróis Full-LEDs. As rodas são de 20 polegadas. Na traseira o conjunto é um pouco mais tradicional e previsível chegando a lembrar as lanternas do Porsche Cayenne.
Por dentro o SUV traz uma overdose de luxo e tecnologia, embalada em uma arquitetura sóbria e minimalista com acabamento feito a mão de forma artesanal, bem ao estilo dos carros da Maserati. A cabine promete trazer o que há de mais moderno em matéria de luxo, os bancos são forrados com couro italiano costurado à mão da marca Frau e o sistema de áudio premium da inglesa Bowers & Wilkins, que sozinho custa alguns milhares de euros.
Basta um leve toque no botão Sport, ao lado do paddler-shift, para transformar o Levante de um animal dócil a uma máquina de fúria. Na configuração mais sanguinária, ele conta com motor 3.0 V6 biturbo de 430 CV construído pela Ferrari. A velocidade final é de 264 km/h enquanto a prova de 0 a 100 km/h é feita em 5.2 segundos.
Para os que não desejam ter tal poderio sobre o volante, a Maserati oferecerá duas opções de motores mais mansas. Uma com este mesmo V6 turbo só que com 350 cv de força, este precisará de 6 segundos para ir de 0 a 100 km/h e terá velocidade máxima de 250km/h.
A terceira versão será a diesel um 3.0 V6 turbo diesel com 275 cv de força, neste caso o Levante irá de 0 a 100 km/h em 6.9 segundos com velocidade máxima de 230km/h, vale a pena comentar o consumo do Maserati Levante diesel, tendo consumo combinado de 13.8km/l.
Para todas as opções de motores o câmbio será o mesmo, uma caixa automática de 8 velocidades, produzida pela alemã ZF, e a tração será 4×4 Q4 com distribuição da tração por demanda de acordo com a necessidade. O motorista poderá escolher entre quatro modos de condução: Normal, I.C.E(gelo), Sport e Off-Road, cada um destes modos altera e ajusta de uma maneira própria a resposta do motor, transmissão, suspensão e os aparatos de eletrônica do carro.
Em tese o Levante promete ter o comportamento de um superesportivo apresentando uma dirigibilidade de carro de passeio e não de utilitário esportivo, para isso o modelo virá com uma tecnológica suspensão esportiva ajustável a ar, distribuição de peso perfeita de 50% dianteira 50% traseira, e do sistema de distribuição de torque por vetor, herdado do Maserati Gran Turismo.
A vida do Maserati Levante promete não ser fácil, ele vai enfrentar alguns dos SUVs mais consagrados do mercado, como o Land Rover Ranger Rover que há décadas é sinônimo de 4X4 de luxo. Porém o modelo representa um novo sopro de inovação para a Maserati e deve aumentar consideravelmente as vendas da fabricante no mercado. Possivelmente o Levante deve ser vendido no Brasil, embora ainda não exista uma data oficial para que isso ocorra. Infelizmente o preço deve ser para poucos, possivelmente superando o meio milhão de reais na versão mais cara.
A Volkswagen apresentou de forma oficial nesta terça-feira (05/11) o novo T-Cross Sense 2025, a…
Apesar de ainda faltarem 57 dias para 2025, já está nas lojas a RAM Rampage…
Um dos lançamentos mais esperados do próximo ano já tem nome definido, a Volkswagen anunciou…
*Atualizado em 5 de novembro 2025 A Volkswagen está trazendo de volta ao mercado a…
Atualizado em outubro de 2024 Está chegando no Brasil a JAC Hunter, a primeira picape…
Lançado no Brasil em 2022 a nova geração do Honda City ainda não conseguiu repetir…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.