O sedan de entrada da Lexus, acaba de chegar a linha 2016 com novidades, porém as melhorias não estão aparentes, já que por fora e por dentro o Lexus IS continua o mesmo, as alterações para a linha 2016 estão sob o capô, agora o modelo contará com novas opções de propulsores, com potências que vão de 240 cv a 306 cv.
O IS terá uma nova versão de entrada na linha 2016, a IS 200t, equipadada com inédito motor 2.0, turbo, com injeção direta e duplo comando váriavel de válvulas, quatro cilindros, capaz de entregar 241 cv de potência e bons 34.9 kgfm de torque, acoplado a uma exclusiva transmissão automática de oito velocidades, que envia a tração para as rodas traseiras, este conjunto ficará no lugar do antigo que vinha com motor 2.0 aspirado de 204 cv, e câmbio automático de seis marchas, usado pela extinta versão IS 250.
Enquanto a opção intermediaria IS 300, passa a ser oferecida novamente, agora equipada com um novo bloco 3.5 V6 aspirado de 255 cv e 31.9 kgfm de torque, esta configuração conta com tração 4×4 AWD, além de câmbio manual de seis marchas.
Por fim a configuração top de linha do IS, chamada de IS 350 continuará contando com o potente bloco 3.5 V6 de 306 cv de potência e 37.5 kgfm de torque, vindo com transmissão Sport Direct Shift automática de oito velocidades, já a tração poderá ser traseira ou opcionalmente 4×4.
No interior destaque para o sistema multi-mídia com tela de 7 polegadas, e rádio HD, que possui uma interessante função “cache radio”, na qual o motorista pode “pausar” o rádio e o sistema grava automaticamente até 15 minutos do rádio, para que o motorista possa continuar ouvindo após liberar o pause.
Para completar a Lexus ainda agregou novos pacotes de opcionais para o sedan IS, como o Premium Plus Package, que traz itens como direção com uma nova assistência elétrica variável e sensor de limpador do para-brisa, além de opcionais como volante com aquecimento e um novo sistema multi-mídia Lexus Emform Service Connect.
Todas as versões trazem de série três modos eletrônicos de condução: ECO, NORMAL, e SPORT, enquanto a versão top IS350 conta ainda com dois modos adicionais SPORT S e SPORT S+, além de suspensão adaptável (Adaptive Variable Suspension – AVS).
Lembrando que toda a linha IS, pode ser equipada com o pacote esportivo F SPort, que traz um perfil visual mais agressivo ao sedan, (o carro mostrado nas fotos possui o kit F Sport), com novos para-choques, saias laterais, além de rodas aro 18 e suspensão reajustada, mais baixa.
No Brasil o Lexus IS é atualmente oferecido apenas na configuração IS 250 com o antigo motor de 208 cv, os preços partem de R$ 182.000, há nova versão IS 200t deve chegar em breve ao país.