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A japonesa Lexus causou furor nesta segunda-feira (11 de janeiro) na abertura do Salão de Detroit 2016, ao apresentar o seu mais novo esportivo, trata-se do LC 500, um belo coupé que chama atenção pelo visual bastante agressivo, além de contar com motor V8 aspirado com 470 cv de força, e uma engenharia bastante inteligente.
O LC 500 é a versão de produção do carro conceitual LF-LC, apresentado no ano passado pela Lexus, isso mesmo apesar de parecer um conceito, o carro mostrado aqui já é a versão de produção, que deve começar a ser vendido ainda em 2016. Seu desenvolvimento consumiu muito dinheiro e tempo para a Lexus, no total o projeto demorou longos 4 anos para passar das pranchetas ao LC 500 apresentado aqui.
Logo de cara é impossível não notar na enorme grade já padrão nos carros da Lexus, porém aqui ela está mais atraente e proporcional ao resto do carro, e a Lexus incorporou um efeito 3D a peça, que combinando muito bem com os faróis agressivos e full LEDs, cada farol conta com três pontos de iluminação por LED e mais uma luz diurna em formato de “L”. Enquanto na traseira o desenho exótico das lanternas que se sobressaem da carroceria com uma moldura em alumínio, também não devem deixar o LC 500 passar despercebidos nas ruas (foto abaixo).
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Com inspiração nos esportivos da Europa, o LC 500 é extremamente baixo e largo, isso para criar um centro de gravidade mais próximo possível do chão, e melhorar o comportamento do veículo em curvas, note o teto extremamente baixo feito em vidro ou em carbono, e as caixas de rodas salientes, segundo o engenheiro chefe do projeto Koji Sato, “Design e engenharia trabalham juntos neste carro”. Algo pouco visto em carros japoneses que costumam prezar primeiro pela funcionalidade e menos para o lado emocional.
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O modelo virá com um spoiler ativo na traseira, ou seja, uma asa similar a usada pela F1, localizada entre o vidro traseiro e a tampa do porta malas, se ergue e se ajusta de acordo com a velocidade e a necessidade, outro destaque são as belas rodas aro 20 ou 21.
Por dentro o Lexus LC 500 também parece ter sofrido influencia de uma escola diferente de outros carros japoneses, o painel é muito estiloso e merece um tempo para apreciar cada detalhe, engenheiros e designers trabalharam em harmonia
aqui, a posição de pilotagem é bastante diferente, o banco fica em uma posição bastante baixa, “a mais baixa possível” segundo a Lexus, para passar o máximo de controle e “feedback” do carro ao piloto.
O painel é bastante estiloso conta com linhas retas e diferentes do comum, o acabamento não fica devendo em nada para nenhum esportivo europeu, além do painel, bancos, portas e o console central são forrados em couro aveludado Alcantara, enquanto os detalhes em alumínio escovado no console central e das portas são feitos a mão de forma artesanal. O LC 500 é um coupé do tipo 2+2, ou seja leva 4 passageiros.
Deixando o melhor para o final, o LC 500 promete ser um autentico esportivo e não apenas um coupé de luxo, sua distribuição de peso de 52% dianteira / 48% traseira é próxima da ideal – graças a soluções como a bateria localizada na traseira, o modelo virá equipado com um respeitável V8 de 5.0 litros, aspirado – algo raro em tempos de motores turbos, dotado de 32 válvulas e muitas partes de alta performance como pistões e bielas forjados em alumínio, este bloco desenvolverá 470 cv de potência, ele virá acoplado a uma moderna transmissão automática de 10 velocidades, isso mesmo cambio com 10 marchas.
Feita pela marca Aisin, esta caixa de câmbio conta com dupla embreagem e pode também ser usada de forma manual sequencial com borboletas atrás do volante, de acordo com a Lexus esta transmissão é menor e mais leve do que muitas transmissões de oito velocidades disponíveis atualmente no mercado, ela possui a capacidade de monitorar e até prever as reações futuras do motorista, monitorando a aceleração, freios e força G lateral, tudo para encontrar a melhor marcha e rotação. Lembrando que a tração do LC500 é traseira.
O escapamento contará com um sistema eletrônico que permitirá alterar o ronco do motor de acordo com o gosto e humor do motorista, tendo dois modos, o Normal, que fornece o máximo de “abafamento” do ronco até 3500 giros, enquanto o modo Sport, deixa o escapamento quase que aberto desde o momento que o motorista gira a chave no contato.
Enquanto a suspensão conta com braço e vários componentes em liga de alumínio de alta resistência.
A Lexus ainda faz segredo com relação ao desempenho do LC 500, afirma apenas que o modelo poderá ir de 0 a 100km/h em menos de 4.5 segundos, números que nos dias atuais não empolgam tanto, mas vamos esperar pelos dados oficiais.
De acordo com a montadora o LC 500 quer o primeiro veículo esportivo premium de alto luxo com tração traseira da Lexus, sua nova plataforma também deve dar inicio a uma nova gama de veículos de alto luxo (GA-L), com soluções inovadoras com relação a distribuição de peso e performance.
Ainda não há previsão de preço nem uma data oficial de lançamento do Lexus LC 500, porém é certo que ele chega as lojas ainda em 2016.
Confira abaixo o primeiro vídeo promocional do Lexus LC 500:
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