A Lexus está lançando no Brasil o seu mais novo SUV, o UX, apresentado no ano passado na Europa, o modelo já está em pré-venda no mercado nacional por R$ 169.990. Concorrente de SUV compactos premium como Audi Q3, Mercedes GLA, BMW X1 e Volvo XC40, ele se destaca pelo estilo arrojado e pelo interior sofisticado.
Inicialmente a Lexus vai trazer o UX em versão única (chamada de UX 250h), porém disponível em três pacote de equipamentos: Dynamic (R$ 169.990), Luxury (R$ 189.990) e F-Sport por R$ 209.990. A versão top de linha F-Sport, tem estilo mais esportivo se distinguindo das demais pelos acessórios como grade tipo colmeia, faróis de neblina, detalhes em Black Piano e o design exclusivo das rodas aro 18. Além disso a cabine do UX 250h F-Sport traz bancos esportivos e pedais de alumínio e uma lista de equipamentos mais recheada, contando por exemplo com teto solar.
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Lexus UX 250h (R$ 169.990)
Desde a versão de entrada o Lexus UX vem muito equipado, ele traz itens como central multimídia com GPS e DVD com tela de 7 polegadas, câmera de ré, bancos em couro, ar condicionado digital com duas zonas de temperatura independentes, painel digital configurável, head up display (equipamentos que projeta informações no para-brisa), controle de tração e de estabilidade, piloto automático adaptativo que mantém uma distância segura do veículo à frente, aibags frontais, laterais e do tipo cortina, interior que filtro de ar de particular externas, seletor eletrônico do modo de condução com três opções: Normal, Sport e Eco, sistema keyless com abertura das portas por aproximação e partida do motor por botão, freio de estacionamento eletrônico por botão, faróis full LED Bi-LED com luzes de condução diurna, banco dianteiros com ajustes elétricos, espelhos externos com aquecimento, banco traseiro bi-partido entre outros itens.
Lexus UX 250h Luxury (R$ 189.990)
A versão intermediária Luxury, além dos itens da versão de entrada adiciona sistema de áudio mais sofisticado com oito falantes e subwoofer e sistema multi-mídia mais sofisticado com tela de 10.3 polegadas, retrovisores eletrocromaticos – que escurecem de forma automática para evitar ofuscamento, bancos dianteiros com refrigeração e aquecimento, monitoramento de pontos cegos, porta-malas com abertura e fechamento elétrico – com um passar de pé sobre o porta malas a tampa abre ou fecha, para-brisa com limpadores automático, detalhes em alumínio na cabine, teto solar, bancos elétricos dianteiros com memória para o motorista.
Lexus UX 250h F-Sport (R$ 210.000)
A versão F-Sport, agrega detalhes como visual externo com acabamento exclusivo, bancos esportivos com revestimento BOLSTERED, faróis de neblina de LED com função cornering que acompanha a direção das rodas nas curvas, rodas de liga leve aro 18 com visual exclusivo e pneus com tecnologia Run-Flat, volante esportivo revestido com couro perfurado e borboletas atrás do volante em alumínio para as trocas de marchas também de forma manual sequencial, suspensão esportiva F-Sport Tuned, mais baixa e rígida em relação a normal, painel com mostradores esportivos.
Outra virtude do Lexus UX é a sua motorização híbrida, ele tem dois motores, um 2.0L, quatro cilindros a gasolina e outro pequeno motor elétrico, junto os dois motores geram a potência equivalente a 180 CV de potência e 20.2 kgfm de torque. Assim como no Lexus NX, a transmissão é automática do tipo CVT com gerenciamento eletrônico e engrenagens especiais para as acelerações Direct Shift-CVT, que garante melhor desempenho nas acelerações, porém apenas a versão top de linha F-Sport conta com borboletas atrás do volante para fazer as trocas de forma manual sequencial. Lembrando que por enquanto o Lexus UX terá no Brasil apenas versão com tração 4×2 dianteira.
Com essa motorização o UX é menos potente do que alguns dos seus rivais, porém em compensação, graças a sua motorização híbrida o SUV tem um consumo baixo de combustível, nos EUA ele faz em média 12 a 13 km por litro na cidade. A melhor parte que o motor elétrico do UX não precisa ser carregado nas tomadas, suas baterias são recarregadas pelo próprio carro durante as frenagens. Além disso, por ser um híbrido ele está livre do rodízio de carros em São Paulo.
Ao contrário do seu irmão maior o Lexus NX, que apesar do facelift no ano passado já está defasado em relação aos últimos lançamentos da Lexus, o UX traz uma cabine alinhada aos últimos lançamentos da marca japonesa, com um interior sóbrio, porém super moderno e com materiais de boa qualidade, embora algumas partes tenha plástico em excesso, a cabine é cheia de detalhes e o desenho dos botões e comandos é orientado ao motorista. Há detalhes sutis, porém super legais, como controles de ar independente em cada saída de ar, com um botão giratório dentro da saída de ar, com iluminação por LED, através dele é possível ajustar a temperatura.
Acima do volante há um cluster digital que pode ser customizado, há uma outra tela de 10.3 polegadas ao centro, do sistema multi-mídia a tela peca por não ser touchscreen e tem comandos um tanto confusos, ela é a controlada através de um touchpad posicionada no console entre os bancos, próximo a alavanca de câmbio, seu funcionamento é similar ao de um touchpad de notebook.
Embora seja considerado um crossover compacto, o UX é muito espaçoso, ele é construído sobre a plataforma TNGA, a mesma de modelos como o Novo Corolla e o SUV CH-R da Toyota, ele mede 4.495 m e tem entre-eixos de 2,64 m, dimensões suficiente para acomodar com muito conforto até quatro passageiros adultos.O Lexus UX é o menor SUV da marca japonesa, porém ele é maior que os principais rivais desta categoria, sendo 11 cm mais que o Audi Q3 e 5 cm mais comprido do que o BMW X1. As medidas do Lexus continuam com 1.84 m de largura, 1.52 m de altura. Outra boa medida é com relação ao porta malas, que acomoda 615 litros.
Enfim, o Lexus UX tem uma série de atributos, do visual arrojado e futurista que impõem respeito (principalmente na versão F-Sport) ao excelente conjunto de equipamentos de série, sem esquecer da sua moderna motorização híbrida de 180 cv inexistente nos rivais. Já entre os ponto negativos, estão o número de revendas da Lexus que é bem limitada comparada a outras marcas de luxo, como BMW, Mercedes e Audi. Em resumo ele é uma boa opção para quem busca algo diferenciado no mercado de SUVs compactos.
Lembrando que a marca Lexus tem origem japonesa, e é pertencente a Toyota, eles ainda estão em expansão de suas atividades no Brasil, por isso não é muito conhecida do grande público. A montadora japonesa fez sua estreia no Brasil em 1997, saindo de cena 10 anos depois em 2007, neste período tendo praticamente apenas dois modelos sedans. Até que em 2012, a Lexus anunciou sua volta ao Brasil, agora reestruturada, com mais força e novos produtos, atualmente a marca foca principalmente em carros com tecnologia híbrida.
Tendo atualmente 6 modelos, sendo dois sedans EX (R$ 240 mil), LX (R$ 760 mil), além de três SUVs: UX (R$ 169.990), NX (R$ 219.990) e RX (R$ 344.700) e o um hatchback grande o CT (R$ 135.750), todos com versão híbrida.
Lexus UX 250h – R$ 169.990
Lexus UX 250h Luxury – R$ 189.990
Lexus UX 250h F-Sport – R$ 210.000
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