Ford EcoSport e Renault Duster acabam de ganhar um novo concorrente, a chinesa Lifan está lançado no mercado nacional o SUV X60. Moderno e bem equipado o jipe compacto tem no preço, sua principal arma para enfrentar a concorrência, oferecido em versão única ele custa convidativos R$ 52,777 (Se você participou da promoção que tentava adivinhar o preço do modelo, já pode conferir o resultado).
Como o X60 a Lifan tenta recuperar o seu terreno perdido e sua imagem no Brasil. No ano passado após o aumento de IPI, as vendas da marca desabaram e boa parte das revendas da marca fecharam a porta deixando uma região de clientes insatisfeitos, com carros nas mãos e sem nenhuma assistência. Porém para mudar esse cenário, desde do começo desse ano a Lifan oficial da China, assumiu o comando de sua operação no Brasil (que antes estavam na mão do Grupo Effa), e a marca vem investindo pesado na ampliação de sua rede de revendas que atualmente conta com 18 unidades espalhadas pelo Brasil, além de campanhas de marketing, na internet, revistas e na televisão.
Como diferencial o X60 aposta na sua relação-custo benefício, o SUV tem uma longa lista de equipamentos de série, alguns presentes apenas em carros de nível superior, como bancos em couro, direção hidráulica, ar-condicionado, vidros e espelhos com acionamento elétrico, tela central multimídia com GPS embutido, volante multi-funcional, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis, duplo airbag frontal e freios ABS com EBD.
Falta capricho na arquitetura e nos materiais usados nos revestimentos, porém em compensação o Lifan tem um conjunto de equipamentos de fazer inveja a concorrência, entre as mordomias estão central multimídia touch-screen com câmera de ré e bancos em couro
O design é outro ponto forte do modelo, o estilo que lembra um pouco a geração passada do Hyundai SantaFe, pode não agrada todo mundo, mas não há como discordar que ele é moderno e imponente e certamente vai chamar atenção nas ruas. Para dar um ar de sofisticação, a carroceria conta com faróis com filetes de LEDs, rodas de liga leve aro 16 e uma série de detalhes cromados.
O motor é 1.8L a gasolina de 128 CV e 16.8 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas. Esse bloco garante um desempenho apenas razoável para o modelo que pesa 1.330 kg e tem 4.30 metros de comprimento.
Com um entre-eixos de 2.6 m, maior do que o do Corolla o X60 leva com conforto até cinco ocupantes, ou seja há um bom espaço na traseira
Ele chega ao Brasil via Uruguai, é importado desmontado da China e é montado na planta da Lifan no país vizinho. Na tentativa de driblar a desconfiança do seu produto a Lifan vai oferecer uma garantia de cinco anos, para o X60.
Os maiores concorrentes do X60 serão a versão de entrada do EcoSport (que parte de R$ 54,800) e do Duster (R$ 49,990); também entram nessa lista o Citroën AirCross (R$ 54,690 na versão mais simples) e o novo Chery Tiggo (R$ 56,000), que começa a ser vendido por aqui no próximo mês.
Resumindo, o lançamento do Lifan X60 é talvez o mais importante para a vida da marca chinesa no Brasil, o carro apesar de não ter uma qualidade comprovada, apresenta um bom conjunto, com design bonito com um porte robusto, interior recheado de equipamento, motor razoável, e por um preço bastante competitivo, além do fato que agora a Lifan irá levar a sério suas atividades no Brasil, resta saber qual será a resposta do mercado, para o X60.