No ano de 2010, o Brasil viveu uma verdadeira invasão de montadoras automotivas chinesas, chegando a haver 8 novas marcas vendendo seus carros no país. Porém o tempo passou, o governo retirou os incentivos ficais, e os carros de qualidade duvidosas não agradaram, resultado: em apenas 7 anos, sobraram apenas 3 marcas chinesas em atuação oficial no Brasil: JAC, Chery e a Lifan. A Lifan, famosa principalmente pelo SUV X60 (que figurou de 2014 a 2017 entre os carros importados mais vendidos no Brasil), está trazendo uma nova e interessante safra de SUVs, começando pelo X80 que estreia agora em junho. Ele é um SUV de luxo, nos mesmos moldes do Hyundai Santa Fé, aposta em espaço interno amplo para sete ocupantes, bons equipamentos, interior luxuoso e estilo robusto e imponente, e claro por um preço bem mais acessível que os rivais tradicionais, custando R$ 129.990, enquanto grande parte dos rivais de 7 lugares custam na casa dos R$ 150 mil.
Design…
O visual do X80 é atraente, seu design lembra bastante o Hyundai Santa Fe, principalmente visto de lado as linhas das janelas e os vincos laterais lembram bastante o SUV da Hyundai. Porém a dianteira conta com estilo de personalidade própria, com desenho imponente, sem muita ousadia é verdade, mas que agrada, os faróis possuem LEDs e trazem detalhes cromados, que se integram com as lâminas da grade do radiador, a grade do X80 é avantajada e chamativa. O para-choque possui estilo elegante contando com faróis auxiliares de LEDs.
Na traseira o desenho do X80 também é equilibrado, as lanternas são grandes e totalmente em LEDs, e a tampa do porta malas e o para-choque possuem estilo limpo e atraente, há detalhes sutis que mostram a preocupação da Lifan com o design do X80 como uma pequena lâmina cromada que corta as lanternas, atravessando o carro de uma lateral a outra, e as saídas de escapamento com ponteiras cromadas integradas no para-choque, detalhes que passam sofisticação ao Lifan X80.
SUV tamanho família e maior que os rivais…
O Lifan X80 é um SUV de grandes proporções, ele mede 4.82 m de comprimento, por 1.93 m de largura e 1.76 m de altura, sua distância entre-eixos também é ampla, são 2.79 metros, comparado aos SUVS no mercado, o X80 da Lifan ganha com folga em tamanho, por exemplo o Chevrolet Equinox que custa R$ 137.990 (versão 4×2 LT 5 lugares), ele mede 4.65 m de comprimento (17 cm menor que o Lifan) e tem entre eixos de 2.72 m (7 cm menor), já o Mitsubishi Outlander que parte de R$ 135.990, mede 4.69 m de comprimento (13 cm menor que o X80) e tem entre-eixos de 2.67 m (5 cm menor), já o Hyundai Santa Fe mede 4.69 m (13 cm menor) de comprimento e tem entre eixos de 2.70 m (9 cm menor que o Lifan), porém custa salgados R$ 196,700 na versão com sete lugares. Por fim comparando com a famosa Toyota SW4, modelo que custa R$ 181.690 na versão flex com sete lugares, tem 4,79 m de comprimento (3 cm menor que o Lifan X80), e entre eixos de 2.74 m (5 cm menor), a largura do Toyota é de 1.85 m (8 cm menor que o Lifan).
Vale ressaltar que o Lifan X80 tem uma vocação mais urbana do que off-road, sua altura em relação ao solo não é muito alta, são apenas 19 cm, enquanto por exemplo a Toyota SW4 tem 27.9 cm de vão livre em relação ao solo, porém a altura do Lifan não é ruim é a mesma do Santa Fe da Hyundai 18.5 cm ou do Ford Ecosport 20 cm.
Bem maior que os rivais em tamanho, o Lifan X80 conta com sete lugares distribuídos em três fileiras de bancos, o porta malas também é amplo, com a terceira fileira de bancos rebatido (5 pessoas a bordo), ele leva 900 litros no porta malas.
Motor moderno, turbo com injeção direta de combustível…
Outra interessante surpresa do Lifan X80 é seu motor, pelo seu porte grande e peso pesado (1885 kg), ter um motor potente, porém que não seja beberrão é fundamental para que o modelo consiga ser competitivo no mercado brasileiro. A principio a Lifan achou um ponto de equilíbrio, a fabricante equipa o X80 com um moderno motor 2.0 TSI (GDi), turbo, com injeção direta de combustível, quatro cilindros, 16v, DUAL VVT a gasolina, que rende 184 cv de potência a 5.000 rpm e 28.6 kgfm de torque, entre 1600 a 3600 giros. O câmbio é automático de seis marchas com modo esportivo, e a tração 4×2 dianteira.
Este motor a principio deve cumprir bem sua função, apresentando níveis de potência e consumo dentro da expectativa para o porte do modelo, não tem um conjunto antigo como a Toyota SW4 com seu modesto e beberão 2.7 litros, quatro cilindros, flex de 159 cv/163 cv, e fica abaixo dos motores mais potentes a exemplo da Chevrolet Equinox com seu 2.0 turbo, com injeção direta, quatro cilindros e 262 cv, e o Hyundai Santa Fe com um potente 3.3 V6 também com injeção direta e 270 cv de potência.
O Lifan X80 tem consumo médio divulgado de 7.5 km/l, seu tanque de combustível tem 75 litros, lembrando que ele bebe apenas gasolina.
Interior…
Além do bom espaço, a cabine do Lifan X80 apresenta um acabamento de bom nível, o painel possui desenho moderno com peças bem encaixadas, painel e o console central são revestidos com detalhes em que imitam madeira, o painel possui ainda partes revestidas em couro e o volante traz nada menos do que 16 botões, outro detalhe interessante é o piso plano para os bancos traseiro, aumentando bastante o conforto de quem viaja atrás. Destaque também para a tecnologia embarcada, o Lifan X80 vem com painel 100% digital e configurável, tendo três opções de configurações de apresentação, o SUV da Lifan é um dos poucos carros desta categoria a contar com este tipo de painel de instrumentos. Há ainda central multi-mídia com tela touch de 8 polegadas, com Mirror Link com Android System e compatível com Apple Car Carplay e Android Auto, a central possui câmera de ré integrada com sensor.
A lista de equipamentos do X80 não chega a ser surpreendente, porém pelo preço pedido pelo modelo R$129.990 ela entrega o esperado e está , o SUV X80 chega inicialmente em versão única VIP, trazendo teto solar elétrico, bancos e revestimentos das portas em couro, piloto automático, sistema Smart Key, com abertura e travamento das portas por aproximação e partida sem chave por botão no painel, banco do motorista e do passageiro com ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital dual zone com saída e controles independentes para o banco traseiro e saída também para a terceira fileira de bancos, sistema multi-mídia com tela de 8 pol, painel 100% digital colorido e configurável, computador de bordo, sistema de som com 6 alto falantes, sensores de chuva e de acendimento dos faróis, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve aro 19 com pneus 245/55 R19, faróis com LED diurnos e ajuste elétrico da altura do facho.
A parte da segurança é forte na lista de equipamentos, o Lifan X80 vem com seis airbags (sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina que cobrem as 3 fileiras de bancos), controles eletrônico de tração e de estabilidade, além de assistente de partida em rampas HAC e assistente para descidas HDC, assistente de redução de inclinação em mudanças bruscas RSC, e modo Sport, retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscamento), cintos de segurança de três pontos para os sete passageiros e sistema de fixação para cadeirinhas infantis.
Cores:
O X80 estará inicialmente disponível em apenas três opções de cores: Branco Artic, Preto Deep e Vermelho Flame.
Conclusão…
Apesar de ainda haver uma grande desconfiança sobre as marcas chinesas, principalmente com o serviço de pós-venda e a oferta de peças de reposição, o que contribui para uma desvalorização acentuada dos modelos, a Lifan parece estar caminhando na direção certa no Brasil, deixou de tentar vender carros baratos e de baixa qualidade, para apostar em SUVs mais atraentes e com qualidades. O X80 é o primeiro desta nova leva de SUVs chineses, ainda este ano chega o X70 que deve concorrer com os SUVs compactos na faixa de R$ 90 mil, leia mais sobre ele aqui (Lifan X70).
Mas voltando ao X80, ele tem boas qualidades, como o design equilibrado, espaço interno amplo, bons equipamentos, conjunto mecânico robusto, e preço atraente. Qualidades que devem levar muitos compradores de marcas tradicionais a pelo menos dar uma passada em uma concessionária Lifan para conhecer o X80, porém calma, aquela dúvida sobre o futuro da marca, pós-venda, ainda continuam e tem de ser considerada na hora da compra, atualmente (junho de 2018) a Lifan conta com uma rede de apenas 45 concessionários e 70 oficinas autorizadas em todo o Brasil, uma rede ainda tímida perto de outras montadoras.