Lifan X80 chega ao Brasil por R$ 129.990 apostando em espaço interno e muito luxo

No ano de 2010, o Brasil viveu uma verdadeira invasão de montadoras automotivas chinesas, chegando a haver 8 novas marcas vendendo seus carros no país. Porém o tempo passou, o governo retirou os incentivos ficais, e os carros de qualidade duvidosas não agradaram, resultado: em apenas 7 anos, sobraram apenas 3 marcas chinesas em atuação oficial no Brasil: JAC, Chery e a Lifan. A Lifan, famosa principalmente pelo SUV X60 (que figurou de 2014 a 2017 entre os carros importados mais vendidos no Brasil), está trazendo uma nova e interessante safra de SUVs, começando pelo X80 que estreia agora em junho. Ele é um SUV de luxo, nos mesmos moldes do Hyundai Santa Fé, aposta em espaço interno amplo para sete ocupantes, bons equipamentos, interior luxuoso e estilo robusto e imponente, e claro por um preço bem mais acessível que os rivais tradicionais, custando R$ 129.990, enquanto grande parte dos rivais de 7 lugares custam na casa dos R$ 150 mil.

Design…

O visual do X80 é atraente, seu design lembra bastante o Hyundai Santa Fe, principalmente visto de lado as linhas das janelas e os vincos laterais lembram bastante o SUV da Hyundai. Porém a dianteira conta com estilo de personalidade própria, com desenho imponente, sem muita ousadia é verdade, mas que agrada, os faróis possuem LEDs e trazem detalhes cromados, que se integram com as lâminas da grade do radiador, a grade do X80 é avantajada e chamativa. O para-choque possui estilo elegante contando com faróis auxiliares de LEDs.

Na traseira o desenho do X80 também é equilibrado, as lanternas são grandes e totalmente em LEDs, e a tampa do porta malas e o para-choque possuem estilo limpo e atraente, há detalhes sutis que mostram a preocupação da Lifan com o design do X80 como uma pequena lâmina cromada que corta as lanternas, atravessando o carro de uma lateral a outra, e as saídas de escapamento com ponteiras cromadas integradas no para-choque, detalhes que passam sofisticação ao Lifan X80.

SUV tamanho família e maior que os rivais…

O Lifan X80 é um SUV de grandes proporções, ele mede 4.82 m de comprimento, por 1.93 m de largura e 1.76 m de altura, sua distância entre-eixos também é ampla, são 2.79 metros, comparado aos SUVS no mercado, o X80 da Lifan ganha com folga em tamanho, por exemplo o Chevrolet Equinox que custa R$ 137.990 (versão 4×2 LT 5 lugares), ele mede 4.65 m de comprimento (17 cm menor que o Lifan) e tem entre eixos de 2.72 m (7 cm menor), já o Mitsubishi Outlander que parte de R$ 135.990, mede 4.69 m de comprimento (13 cm menor que o X80) e tem entre-eixos de 2.67 m (5 cm menor), já o Hyundai Santa Fe mede 4.69 m (13 cm menor) de comprimento e tem entre eixos de 2.70 m (9 cm menor que o Lifan), porém custa salgados R$ 196,700 na versão com sete lugares. Por fim comparando com a famosa Toyota SW4, modelo que custa R$ 181.690 na versão flex com sete lugares, tem 4,79 m de comprimento (3 cm menor que o Lifan X80), e entre eixos de 2.74 m (5 cm menor), a largura do Toyota é de 1.85 m (8 cm menor que o Lifan).

Vale ressaltar que o Lifan X80 tem uma vocação mais urbana do que off-road, sua altura em relação ao solo não é muito alta, são apenas 19 cm, enquanto por exemplo a Toyota SW4 tem 27.9 cm de vão livre em relação ao solo, porém a altura do Lifan não é ruim é a mesma do Santa Fe da Hyundai 18.5 cm ou do Ford Ecosport 20 cm.

Bem maior que os rivais em tamanho, o Lifan X80 conta com sete lugares distribuídos em três fileiras de bancos, o porta malas também é amplo, com a terceira fileira de bancos rebatido (5 pessoas a bordo), ele leva 900 litros no porta malas.

Motor moderno, turbo com injeção direta de combustível…

Outra interessante surpresa do Lifan X80 é seu motor, pelo seu porte grande e peso pesado (1885 kg), ter um motor potente, porém que não seja beberrão é fundamental para que o modelo consiga ser competitivo no mercado brasileiro. A principio a Lifan achou um ponto de equilíbrio, a fabricante equipa o X80 com um moderno motor 2.0 TSI (GDi), turbo, com injeção direta de combustível, quatro cilindros, 16v, DUAL VVT a gasolina, que rende 184 cv de potência a 5.000 rpm e 28.6 kgfm de torque, entre 1600 a 3600 giros. O câmbio é automático de seis marchas com modo esportivo, e a tração 4×2 dianteira.

Este motor a principio deve cumprir bem sua função, apresentando níveis de potência e consumo dentro da expectativa para o porte do modelo, não tem um conjunto antigo como a Toyota SW4 com seu modesto e beberão 2.7 litros, quatro cilindros, flex de 159 cv/163 cv, e fica abaixo dos motores mais potentes a exemplo da Chevrolet Equinox com seu 2.0 turbo, com injeção direta, quatro cilindros e 262 cv, e o Hyundai Santa Fe com um potente 3.3 V6 também com injeção direta e 270 cv de potência.

O Lifan X80 tem consumo médio divulgado de 7.5 km/l, seu tanque de combustível tem 75 litros, lembrando que ele bebe apenas gasolina.

Interior…

Além do bom espaço, a cabine do Lifan X80 apresenta um acabamento de bom nível, o painel possui desenho moderno com peças bem encaixadas, painel e o console central são revestidos com detalhes em que imitam madeira, o painel possui ainda partes revestidas em couro e o volante traz nada menos do que 16 botões, outro detalhe interessante é o piso plano para os bancos traseiro, aumentando bastante o conforto de quem viaja atrás. Destaque também para a tecnologia embarcada, o Lifan X80 vem com painel 100% digital e configurável, tendo três opções de configurações de apresentação, o SUV da Lifan é um dos poucos carros desta categoria a contar com este tipo de painel de instrumentos. Há ainda central multi-mídia com tela touch de 8 polegadas, com Mirror Link com Android System e compatível com Apple Car Carplay e Android Auto, a central possui câmera de ré integrada com sensor.

A cabine do Lifan X80 é bem acabada, o painel possui partes revestidas em couro e detalhes que imitam madeira

A lista de equipamentos do X80 não chega a ser surpreendente, porém pelo preço pedido pelo modelo R$129.990 ela entrega o esperado e está , o SUV X80 chega inicialmente em versão única VIP, trazendo teto solar elétrico, bancos e revestimentos das portas em couro, piloto automático, sistema Smart Key, com abertura e travamento das portas por aproximação e partida sem chave por botão no painel, banco do motorista e do passageiro com ajustes elétricos, ar-condicionado automático digital dual zone com saída e controles independentes para o banco traseiro e saída também para a terceira fileira de bancos, sistema multi-mídia com tela de 8 pol, painel 100% digital colorido e configurável, computador de bordo, sistema de som com 6 alto falantes, sensores de chuva e de acendimento dos faróis, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve aro 19 com pneus 245/55 R19, faróis com LED diurnos e ajuste elétrico da altura do facho.

O X80 possui painel 100% digital configurável com três modos de exibição
O teto solar é de série no X80

A parte da segurança é forte na lista de equipamentos, o Lifan X80 vem com seis airbags (sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina que cobrem as 3 fileiras de bancos), controles eletrônico de tração e de estabilidade, além de assistente de partida em rampas HAC e assistente para descidas HDC, assistente de redução de inclinação em mudanças bruscas RSC, e modo Sport, retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscamento), cintos de segurança de três pontos para os sete passageiros e sistema de fixação para cadeirinhas infantis.

O espaço interno amplo do Lifan X80 é um dos diferenciais do SUV, que leva 7 ocupantes, no banco traseiro há saídas independentes do ar-condicionado, além de piso plano
Com a terceira fileira de bancos rebatida, o X80 tem porta malas de 900 litros

Cores:

O X80 estará inicialmente disponível em apenas três opções de cores: Branco Artic, Preto Deep e Vermelho Flame.

Conclusão…

Apesar de ainda haver uma grande desconfiança sobre as marcas chinesas, principalmente com o serviço de pós-venda e a oferta de peças de reposição, o que contribui para uma desvalorização acentuada dos modelos, a Lifan parece estar caminhando na direção certa no Brasil, deixou de tentar vender carros baratos e de baixa qualidade, para apostar em SUVs mais atraentes e com qualidades. O X80 é o primeiro desta nova leva de SUVs chineses, ainda este ano chega o X70 que deve concorrer com os SUVs compactos na faixa de R$ 90 mil, leia mais sobre ele aqui (Lifan X70).

Mas voltando ao X80, ele tem boas qualidades, como o design equilibrado, espaço interno amplo, bons equipamentos, conjunto mecânico robusto, e preço atraente. Qualidades que devem levar muitos compradores de marcas tradicionais a pelo menos dar uma passada em uma concessionária Lifan para conhecer o X80, porém calma, aquela dúvida sobre o futuro da marca, pós-venda, ainda continuam e tem de ser considerada na hora da compra, atualmente (junho de 2018) a Lifan conta com uma rede de apenas 45 concessionários e 70 oficinas autorizadas em todo o Brasil, uma rede ainda tímida perto de outras montadoras.

Equipe Encontracarros

Recentes

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

2 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

2 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

6 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

7 dias atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Nova CB1000 Hornet 2025 em detalhes, ela deve vir ao Brasil em 2025

A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.