Categorias: Lotus

Lotos Evora GT430 é o modelo mais potente e rápido já feito pela marca, ele vai até os 305 km/h.

A Lotus está lançando no Reino Unido o Evora GT430, um modelo bastante especial, ele tem visual exclusivo inspirado nos carros de competição GT, chassi e carroceria feitos a mão de forma artesanal com o uso de muita fibra de carbono, que contribui para um peso total extremamente baixo 1258kg, somado com a conhecida dirigibilidade precisa e divertida do Evora, e um inédito motor traseiro de 436 cv.

Clique na imagem para ampliar – Alta resolução

O Lotus mais rápido já feito em série…

Esta receita de leveza e potência, faz do Evora GT430 simplesmente carro mais potente e veloz produzido em série pela Lotus, ele dispara de 0 a 96 km/h em 3.7 segundos, pode alcançar a velocidade máxima de 305 km/h, superando o já lendário Esprit V8 GT da década de 1990 que alcançava os 280 km/h e o Evora 400 lançado em 2015, que vai de 0 a 100 km/h em 4.2 segundos e alcança os 300 km/h de velocidade máxima, e o Evora Sport 410 lançado em 2016, que faz de 0 a 96 km/h em 3.9 segundos e tem velocidade máxima de 300 km/h.

Nova carroceria aerodinâmica…

Em comparação o com já conhecido Evora, o GT430 traz uma carroceria nova, com entradas de ar maiores, spoilers em fibra de carbono, novas lâminas de ar posicionadas na parte superior do carro, enquanto na traseira o GT430 possui novos dutos de ar, posicionados atrás de cada roda, para reduzir a pressão nas caixas de rodas e permitir também a Lotos instalar pneus mais largos (Michellin Pilot Sport Cup 2), para terminar o Evora GT430 ainda empresta dos carros de competição GT, um largo difusor traseiro e um aerofólio, todo em fibra de carbono, de acordo com a Lotus este novo conjunto aerodinâmico, pode gerar até 250kg de downforce a 300 km/h, ou seja, faz o carro grudar no chão em velocidades mais elevadas.

Todo o conjunto mecânico é exclusivo para o GT430, entre as atrações estão amortecedores ajustáveis e 10 kg mais leves, freios com discos em alumínio, sistema de escape em titânio, e rodas em alumínio forjado

Suspensão, freio e rodas de alta performance…

Ainda falando em performance o Evora GT430 conta com amortecedores especiais, da marca Ohlins modelo TTX, ajustáveis em dois modos, com 20 clicks de ajuste de compressão, estes amortecedores são 10kg mais leves que o usado pelo Evora Sport, outra novidade são as molas da Eibach, que prometem mais firmeza e controle e novas barras anti-rolagem instaladas na dianteira e traseira. Os freios são da marca AP Racing, com pinças de quatro pistões na dianteira e na traseira, e discos de alumínio de três partes, outra novidade é o sistema de escapamento todo feito em titânio, o que sozinho garante a perda de 10kg no peso do carro.

O Evora mais leve já feito…

Graças a diversas soluções, o GT 430 é o Evora mais leve já construído, tem o peso seco de 1258 kg, em comparação com o Evora Sport 410 – ate então a versão mais rápida já feita do modelo, ele é 26kg mais leve, já em comparação com o Evora normal, a redução foi ainda mais pesada, saíram 96 kg do carro.

Com seu peso leve, aerodinâmica apurada e 430 hp de força o Evora GT430 rompe a barreira dos 300km/h

As rodas também são exclusivas para o Evora GT430, aro 19 na dianteira e 20 na traseira, feitas em alumínio forjado, mais leve e resistente do que as tradicionais rodas de alumínio fundido, calçados por pneus traseiro 10 mm mais largos com quase 30 cm de largura no total, medidas 295/30 R20, enquanto na dianteira estão pneus 245/35 R19, os pneus são Micheli Pilo Sport Cup2, próprios para carros de alta performance, que superam os 300 km/h.

O motor é um 3.5 litros, V6, auxiliado por um supercharged, configurado para entregar 430 hp (436 cavalos) a 7.000 rpm, e um ótimo torque de 44kgfm a 4.500 giros, vindo com um câmbio com refrigeração a líquido, para deixar o Evora GT430 mais fácil de ser domado, há cinco modos de condução ‘Drive’, ‘Sport’, ‘Race’ e ‘Off’, sendo que no primeiro tudo é “setado” para uma condução mais calma e tranquila, com todos os auxílios ligados, já no modo off, a eletrônica do carro, como o controle de tração é totalmente desligado.

Apesar de ser um carro voltado para a performance, a cabine do Evora é muito bem cuidada, há forrações couro aveludado Alcantara, presente no volante, painel, túnel de transmissão e painéis das portas, enquanto os bancos são do tipo concha da marca Sparco com desenho único. Há mimos como central multi-mídia com tela touch e câmera de ré, sistema de navegação e conexão com Smartphone, um detalhe importante é que o Evora GT430 será oferecido apenas na configuração dois lugares, não há banco traseiro. As vendas começam em 2018.

Equipe Encontracarros

Recentes

Nova L200 Triton 2025 chega ao Brasil partindo de R$ 265.990 até R$ 329.990

A Mitsubishi lançou no Brasil nesta quinta feira (21 de novembro) a nova L200 Triton…

2 horas atrás

GWM Tank 300 2025 – Em detalhes o SUV que chega em janeiro por R$ 370.000

Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…

3 dias atrás

Hyundai Elantra 2025 -sedan deve voltar ao Brasil em sua potente versão N

A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…

3 dias atrás

Zeekr X – Tem visual ousado, motores de até 430 cv, é super equipado, preço parte de R$ 272.000, vale a pena?

A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…

7 dias atrás

Novo Jeep Compass 2026 já roda em testes, confira os detalhes da nova geração

Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…

1 semana atrás

Audi Q6 e-Tron – Em detalhes o SUV de R$ 530.000 que acaba de chegar ao Brasil

Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…

1 semana atrás

Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.