A Lotus revelou neste final de semana no tradicional festival de velocidade de Goodwood, na Inglaterra, o 3-Eleven, um modelo único criado para proporcionar o máximo de diversão e dirigibilidade possível em um carro de rua, a receita para isso é simples e já conhecida na Lotus, fazer um carro o mais leve possível, seguindo o conceito onde menos é mais.
Em outras palavras, o 3-Eleven é praticamente um carro de corrida com permissão para rodar também nas ruas, o modelo não possui nem mesmo teto, para-brisa, ou portas, o interior conta apenas com painel e mais nada, não há nem mesmo revestimentos, tapetes ou banco do passageiro, isso mesmo cockpit é reduzido, e centralizado para reduzir o peso e melhorar a aerodinâmica, já que o carro conta enormes passagens de ar nas laterais, há espaço apenas para o piloto.
O modelo será oferecido em duas versões, “Road” e “Race”, ou seja, versão para as ruas e para as pistas, ambas são praticamente o mesmo carro, a diferença da configuração para as pistas de corrida, é que ela conta com um kit aerodinâmico mais agressivo, além de uma caixa de câmbio manual sequencial de competição, e bancos de corrida aprovados pela FIA, com cinto de segurança de seis pontos.
Com tudo isso o peso do Lotus 3-Eleven na versão de corrida, possui menos de 900kg, o que não da muito trabalho para o potente motor V6 3.5, supercharged de 450 cv, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas, este conjunto faz do 3-Eleven um superesportivo impressionante, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos, e capaz de alcançar os 280 km/h, enquanto na versão de rua a velocidade máxima é de 290 km/h.
Vários elementos usados no Lotus 3-Eleven foram desenvolvidos visando o desempenho, como o câmbio de seis marchas manual com relações reduzidas, rodas de peso baixo, feitas em alumínio forjado aro 18 calçadas por pneus 225/40 ZR18 na dianteira e 275/35 ZR19 na traseira, modelos Michelin Pilot Super Sport, ou Cup 2, dependendo da versão.
Suspensão com amortecedores da Ohlins ajustáveis, molas de competição Eibach, e barra anti-rolagem dianteira ajustável, este conjunto permitirá ao proprietário encontrar o melhor ajuste de dirigibilidade do carro
Serão produzidos apenas 311 unidades do Lotus 3-Eleven, a produção tem início em fevereiro de 2016, e os primeiros exemplares devem ser entregues em abril, os preços partirão de £82,000 e de £96,000 para a versão Race.
Muito em breve o Brasil ganhará mais um SUV 4x4, a chinesa GWM (Great Wall…
A Hyundai está preparando para o próximo ano no Brasil uma série de lançamentos, durante…
A chinesa Zeekr, marca que faz parte do grupo Geely também dona da Volvo e…
Alguns carros quando são um grande fracasso rapidamente ganham uma nova geração, geralmente em apenas…
Fotos: divulgação e Jose Rodrigues jr/thedrive.com A Audi acaba de anunciar o lançamento do Novo…
A Honda apresentou recentemente a nova CB1000 Hornet 2025, uma naked streetfighter que promete reviver…
Este site usa cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação e para fins de publicidade. Ao fechar este banner ou continuar a navegação, você estará concordando com o uso de cookies.