A Lotus divulgou esta semana as primeiras imagens e detalhes do inédito Evora 400, o modelo além de trazer visual exclusivo, tem como destaque o motor de 400 cavalos, é o propulsor mais potente que a Lotus já colocou em um de seus carros, e faz deste Evora também o carro de série mais rápido já feito pela montadora inglesa, capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 4.1 segundos, e a alcançar os 300 km/h.
Design…
Em comparação com o Evora lançado em 2009, este novo modelo Evora 400 traz visual mais agressivo, a dianteira traz novas e maiores tomadas de ar pra ajudar a resfriar o novo motor de 400 cv, o modelo ganhou faróis de LED diurnos. Já na traseira também tudo novo, os engenheiros da Lotus projetaram um conjunto mais aerodinâmico, com novo para-choque com difusor integrado, saída de escapamento localizada ao centro, e há ainda um aerofólio integrado a carroceria.
Para completar o teto foi redesenhado, o Evora 400 ainda traz novas rodas aro 19 na dianteira e 20 na traseira, ambas em alumínio forjado calçadas por pneus Michelin Pilot Super Sport medidas (235/35×19 91Y na dianteira; e 285/30×20 99Y na traseira).
Motor…
Equipado com o mesmo motor 3.5 V6, usado no Evora normal, porém nesta versão o bloco traz um novo supercharged, além de um novo sistema de refrigeração, água para ar, com isso a potência saltou de 345 cv para 400 cv, o torque passou de 40 kgfm para 41 kgfm. O sistema de exaustão é totalmente novo, e produz um ronco ainda mais intimidador.
A transmissão é manual de seis marchas, ou opcionalmente automática também de seis marchas. O carro ainda traz assoalho redesenhado mais plano, nova suspensão ainda mais esportiva com ajuste mais dinâmico, freios maiores com discos dianteiros com 370 x 32 mm, e traseiros com 350 x 30 mm. O Evora 400 ainda traz um novo diferencial Torsen com escorregamento limitado, para as versões com câmbio manual.
Desempenho…
Dados de fábrica afirmam que o Evora 400 graças ao seu peso extremamente leve, dispara de 0 a 100 km/h em apenas 4.1 segundos (4.2 na versão automática), podendo atingir os 300 km/h de velocidade máxima.
O desempenho do Evora 400 pode ser dosado em três modos de condução: ‘Drive’, ‘Sport’ e ‘Race’, escolhido através de um botão no painel, sendo que no último o acelerador ganha uma resposta muito rápida, e não há muita eletrônica para atrapalhar.
Mais leve e veloz…
O Evora 400 pesa 1415 kg, ele é 22 kg mais leve que o Evora normal, algo importante já que o carro ficou mais potente.
Interior mais refinado…
Por dentro o pessoal da Lotus decidiu caprichar um pouco mais no interior do Evora 400, ao começar graças as alterações feitas no chassi, entrar e sair do carro ficou mais fácil, as soleiras das portas estão 43mm mais estreitas, e 56 mm mais baixas do que as do Evora anterior, os painéis das portas também foram reprojetados, ficaram mais estreitos.
Os bancos dianteiros são novos, são 3 kg mais leves, além de serem mais espaçosos, enquanto na traseira, os bancos estão mais largos em 280mm, e ficaram 3.4 kg mais leves.
Para dar um ar mais requintado, a cabine ganhou novos revestimentos em couro no painel e nas portas, e Alcantara no teto e nas colunas, há ainda um novo console central com novos botões e de visual mais futurista e atraente.
Nas lojas em…
A produção do Evora 400 2016 começa apenas em agosto, o modelo será oferecido na Europa a partir do segundo semestre, ele também será vendido na América do Norte no final do ano, já como modelo 2016.